Ideias e Finanças

Se você quer iniciar seus negócios na área de metalurgia e aprender um pouco mais sobre seus processos, saberá precisa conhecer detalhes sobre o processo de caldeiraria. No entanto, devemos iniciar falando que se trata de um dos mais importantes de todos. 

A caldeiraria é um dos processos responsáveis pela criação de peças de metal como gabinetes metalúrgicos, chapas, entre outras peças. Trata-se de uma maior importância entre todos os procedimentos que são realizados até que aquela peça chegue ao consumidor final.

De início, podemos introduzir sobre o tema dizendo que a caldeiraria tem como principal responsabilidade, a união das peças por meio da solda, onde serão usadas para diversos tipos de finalidade, sendo assim, um dos processos de grande importância no setor. 

Para isso, é necessário que os profissionais responsáveis por esse processo sejam qualificados para desempenhar tal função de grande importância. Neste texto, iremos falar um pouco mais sobre esse processo e sua importância, portanto, continue lendo e saiba mais.

O que este artigo aborda:

Caldeiraria: Entenda a origem e aplicações em negócios na metalúrgica
Caldeiraria: Entenda a origem e aplicações em negócios na metalúrgica
Pin It

O que é uma caldeiraria?

O que é uma caldeiraria?

Trata-se de um processo da usina entre os vários que existem, onde os profissionais recebem uma placa de metal com formato bruto, ou seja, ela recebe apenas a matéria-prima sem qualquer tipo de interferência. 

A partir daí, os profissionais caldeireiros irão moldar aquela peça para que ela fique exatamente igual e conforme a sua finalidade, ou seja, ela toma a forma de acordo com o uso que ela será implantada.

A caldeiraria é o setor responsável por fazer essa mudança no metal, ou seja, é nesse setor em que o ferro é moldado, além do mais, ele também pode ser totalmente curvado, ou reto, em qualquer formato, de acordo com a sua finalidade. 

Portanto, a caldeiraria pode criar qualquer tipo de metal. Dessa forma, podemos perceber o quão importante esse setor é para a indústria e para o consumidor final. Alguns dos principais usos desses metais que são transformados na caldeiraria são: fornos, vigas e embalagens metálicas.

Outra grande finalidade deste setor é a produção de peças para reparos em indústrias petroquímicas. 

Para que seja possível alcançar tal finalidade, os profissionais responsáveis pelo projeto devem ser extremamente qualificados, uma vez que o setor demanda materiais de qualidade e que consigam suportar condições extremas.

Impactos causados na indústria pelas caldeirarias

Vários procedimentos já foram realizados em caldeiras industriais, mas existem dois processos básicos nesses espaços porque fazem tudo funcionar bem. 

Isso ocorre principalmente nas etapas de fazer com que a peça atinja o resultado desejado. Eles são o processo de calandragem e o processo de soldagem. 

A calandragem é uma atividade amplamente utilizada em todo o mundo porque uma máquina chamada “calandra” pode ser usada para transformar uma folha de metal em um formato cilíndrico ou cônico, formando assim uma curvatura. 

Isso torna possível fazer itens para vários segmentos de mercado.

Além disso, a calandra é de difícil manuseio, por isso é muito importante que seja controlada por um profissional devidamente treinado. 

Portanto, é recomendável que a indústria contrate trabalhadores devidamente treinados em processamento mecânico e operação de caldeiras e que tenham capacidade para realizar todos os serviços.

O processo de soldagem realizado na oficina da caldeira é uma das mais conhecidas técnicas de processamento.

Com ele, uma das atividades mais importantes pode ser realizada, pois envolve a inserção de soldas mig, tig e mag em objetos de metal. 

Ao inserir as soldas necessárias, os profissionais da área também realizam diversos cortes, curvas, dobras e traços nas peças, atividades que favorecem a fabricação de peças metálicas perfeitas.

Assim, após a finalização, os materiais que passam pela caldeira serão encaminhados para o local responsável, além de serem finalizados da melhor forma, esses materiais serão revestidos com os melhores tratamentos de superfície. 

Portanto, é óbvio que as oficinas de caldeiras têm um papel importante na indústria, pois podem fabricar e modificar peças para diferentes fins para uso humano em vários campos.

Importância de profissionais qualificados no procedimento

Diante de tudo que já foi visto até aqui, é possível entender um pouco da importância de se ter profissionais qualificados para a realização desses serviços. 

O principal responsável pela caldeiragem é o metalúrgico caldeireiro. Esse profissional necessariamente deve ser altamente qualificado e ter técnica para operar e reparar as peças que possuem grande complexidade.

Uma das principais competências que esse profissional deve ter está diretamente ligada ao conhecimento técnico dos mais diversos metais, no entanto, não se limita a apenas isso. Os profissionais caldeireiros também precisam ter conhecimentos sobre outras áreas, como a metrologia, matemática, desenho mecânico e até geometria.

Quanto mais elevados forem os níveis de conhecimentos desse profissional, mais satisfatório será o resultado alcançado, o que poderá garantir que aquela peça feita tenha qualidade no serviço para o qual ela está sendo criada.

Principais processos de caldeiraria

Para que tudo ocorra como desejado, a caldeiraria é dividida em alguns processos, são eles: a calandragem e a soldagem. 

Na calandragem, ocorre o uso de máquinas específicas, responsáveis por transmutar as placas de metal, fazendo com que elas assumam um formato de cone ou cilindro, tudo isso sem afetar a qualidade do material. 

Para que isso ocorra, é necessária muita técnica por parte do profissional responsável pelo serviço, visto que a máquina é complexa e exige muito cuidado, evitando imprevistos e entregando peças de qualidade.

Já a soldagem todo o mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar. Esse processo também é tido como de grande importância na caldeiraria. 

Como já citamos anteriormente, existem alguns tipos de solda, como a MIG ou MAG, TIG e até mesmo a solda industrial. Esse processo é responsável por unir duas peças diferentes, fazendo com que elas se tornem apenas uma.

Por fim, os últimos processos que uma caldeiraria realiza são as dobras de metais, deixando-os conforme o projeto, assim como o corte das placas e a traçagem nas chapas. 

Tudo isso é responsável por criar o processo final e transformar uma peça em algo útil para ser usado nos mais diversos segmentos da sociedade, portanto, trata-se de um processo extremamente importante.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse