Ideias e Finanças

estresse financeiro traz diversos malefícios para a saúde mental e física das pessoas. Deixar a situação financeira sair do controle é algo que nos afeta em todos os âmbitos da vida, sendo um problema precursor para outros transtornos como a ansiedade e a depressão.

Pensando nisso, fizemos esse artigo para apontar os principais motivos e sintomas do estresse financeiro. Dessa maneira, você saberá como identificar e começar a cuidar deste problema, impedindo que ele afete negativamente a sua vida. E claro, também daremos dicas para que você previna esse problema e mantenha suas finanças em dia.

O que este artigo aborda:

Como saber se você está com estresse financeiro
Como saber se você está com estresse financeiro
Pin It

O que é estresse financeiro?

O estresse financeiro é uma reação do nosso organismo que prejudica o nosso equilíbrio físico e mental. Neste caso específico, as preocupações que afligem as pessoas são voltadas a problemas financeiros como dívidas, muitos boletos para serem pagos, gastos inesperados que saem do orçamento, entre outros.

Esse problema é altamente prejudicial para a saúde física e mental, já que a preocupação com questões financeiras são comuns e fazem parte de nossa vida a todo momento. Se você não está sossegado com as suas finanças, talvez você esteja sob estresse financeiro e é muito importante que você identifique e trate este problema.

O que causa o estresse financeiro?

A falta de educação financeira é o X da questão, que por diversos outros fatores relacionados a finanças é capaz de causar estresse financeiro. Pessoas que não sabem lidar com o próprio dinheiro, não estipulando metas e nem tendo controle de gastos e receitas tendem a apresentar este problema em algum momento da vida.

Entre as causas mais comuns está o endividamento. Quando adquirirmos uma dívida difícil de ser paga ou que já está atrasada, a preocupação com as finanças aumenta e isso vira uma “bola de neve”.

Outro fator que causa estresse financeiro são os gastos inesperados. No decorrer do ano, nos deparamos com gastos desnecessários como despesas médicas, aumento nos valores de contas triviais como água e luz, manutenção de carro, reforma de imóvel, entre outros, que podem comprometer seriamente o orçamento e isso gera muita apreensão.

Quais são os principais sintomas de estresse financeiro?

Depois de entender quais são as principais causas do estresse financeiro, você precisa aprender a identificar este problema no seu dia a dia. Confira quais são os principais sintomas abaixo:

Queda de produtividade

A preocupação excessiva com a vida financeira gera a queda de produtividade no trabalho. Pessoas que estão sob forte estresse financeiro acabam concentrando seus pensamentos em formas de superar as dívidas e com isso deixam as tarefas diárias de lado ou não as realizam com a mesma qualidade.

Se você perceber que está com dificuldades para se concentrar em uma tarefa ou está recebendo um feedback negativo de seus superiores, isso é sinal de que você está sob estresse financeiro.

Dificuldades para dormir e relaxar

O estresse financeiro pode gerar ansiedade, insônia e taquicardia, sintomas que são perceptíveis pela dificuldade em dormir ou mesmo relaxar alguns minutos durante o dia. Com o pensamento muito concentrado em encontrar maneiras de driblar as dívidas, uma pessoa não consegue “desligar” a mente e fica 24 horas reverberando estas questões.

Medo excessivo

Quem está endividado ou está quase lá possui um medo excessivo do que pode acontecer. Ficar com o nome sujo, perder bens, ter dificuldade para conseguir crédito e não conseguir honrar com as contas são problemas que despertam medo.

Dessa maneira, se você está com muito receio do que pode acontecer com a sua situação financeira, isso é sinal de que você está com estresse financeiro.

Dificuldade nos relacionamentos

Se você percebe que está mais nervoso, sem paciência para lidar com pessoas e causando conflitos por questões bobas, você pode estar sob estresse financeiro. A inundação de pensamentos sobre a situação financeira pode causar o que é conhecido como “pavio curto”, quando a pessoa perde o senso de civilidade e se torna mais hostil no dia a dia.

Como superar o estresse financeiro?

É bem simples! Para não ter problemas financeiros, você precisa colocar as suas finanças em dia e por isso buscar conhecimento sobre educação financeira é a melhor maneira de combater o estresse financeiro.

A primeira dica para quem está endividado ou com a vida financeira no limite é reorganizar a dívida e as contas para encaixá-las no orçamento. Então, o ideal é contar com a ajuda de um consultor financeiro, buscar a renegociação com os credores e eliminar gastos supérfluos do dia a dia para contornar o problema.

Depois de controlar a situação, você deve pensar em formas de aumentar a sua receita e separar um percentual de renda para formar uma reserva de emergência. Assim, você saberá como é possível ganhar mais para viver com mais qualidade de vida e terá uma reserva de dinheiro para cobrir problemas inesperados e não sobrecarregar o orçamento mensal.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse