Ideias e Finanças

Usar a inteligência artificial pode trazer vantagens interessantes para as empresas, inclusive melhorando os resultados internos e aumentando a produtividade.

São vários os benefícios que a tecnologia pode trazer, por isso resolvemos elencar alguns deles para que você entenda o quanto vale a pena investir na ciência da computação.

O que este artigo aborda:

Inteligência artificial nas empresas: Como isso pode alavancar os seus resultados?
Inteligência artificial nas empresas: Como isso pode alavancar os seus resultados?
Pin It

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (AI) são programas ou sistemas com alta tecnologia que são utilizados para diversas funções.

Muitos desses sistemas são capazes de simular capacidades humanas como raciocínio, percepção de ambiente, entre outros.

Alguns exemplos de tecnologia que utilizam a inteligência artificial é Google Maps que pode te indicar caminhos, por exemplo. 

Outros sistemas comuns que utilizam AI são os serviços de streaming como Spotify e Netflix, eles coletam dados do que você consome para te mostrar músicas, filmes ou séries dentro do seu gosto. Como? Através de um algoritmo que analisa como você se comporta nessas plataformas.

Além desses exemplos, existem muitos outros programas e sistemas inteligentes que podem ser utilizados em empresas para facilitar tarefas e até mesmo para substituir uma pessoa.

Como melhorar os resultados da sua empresa

Entre os vários sistemas inteligentes que você pode encontrar no mercado, existem algumas que são essenciais para vários tipos de empresas.

Um exemplo é descrito no artigo JobConvo que fala sobre sistemas de recrutamento e seleção.

Imagina só quantas horas um profissional de RH gastaria para avaliar todos os currículos que foram entregues? Com a inteligência artificial é possível fazer uma varredura nos documentos e selecionar apenas os que possuem os conhecimentos e habilidades compatíveis com o cargo disponível.

Encontramos também sistemas de AI para outras áreas da empresa que vão ajudar a fazer mais em menos tempo, reduzir erros comuns e até mesmo aumentar a produtividade.

Essas são as principais vantagens de contratar este tipo de serviço, sem contar também na economia que sua empresa terá, mesmo precisando investir na licença de um programa, é possível alcançar vantagens surpreendentes.

Como escolher um sistema para minha empresa

Quais são os pontos da sua empresa que podem ser melhorados com inteligência artificial? Administração financeira, serviços de RH, contabilidade? Existem inúmeras soluções tecnológicas para as mais diferentes áreas de uma empresa.

Vale a pena fazer uma pesquisa sobre quais as ferramentas mais utilizadas no seu setor e buscar referências com profissionais da sua área.

Esses sistemas são aperfeiçoados constantemente e é possível encontrar programas rápidos e com melhores funcionalidades.

Na hora de decidir, é possível conversar com representantes e até mesmo solicitar um período de experiência gratuito para saber se seus funcionários irão se acostumar com o programa.

Esse é um dos grandes diferenciais da JobConvo, por exemplo, frente a outros sistemas de gestão de RH existentes no mercado.

O mesmo vale para ferramentas de outras áreas, que também poderão ser testadas para que o empreendedor consiga entender se faz ou não sentido utilizá-la no dia a dia.

Outro detalhe importante é verificar se há planos de uso, isso é, quanto mais a ferramenta for utilizada, mais a empresa pagará pelo sistema.

Essa forma de pagamento é muito interessante para empresas de pequenos portes que possuem uma demanda menor e que mesmo assim poderão usufruir da plataforma com inteligência artificial pagando apenas o quanto utilizar. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse