Tecnologia nas residências. O que é automação?

Tecnologia nas residências. O que é automação?

A automação residencial é uma tendência que vem crescendo cada vez mais nas casas. Por conta dessa inovação, fica muito mais fácil e prático o dia a dia da família, uma simples tarefa como acender a luz pode fazer parte da automação de seu lar.

No post de hoje iremos explicar melhor o que é a automação residencial e quais são as suas principais vantagens.

O que é a automação residencial?

A automação residencial aplica todas as tecnologias possíveis dentro de sua casa para ajudar nas tarefas dos dia a dia que antes dependiam de uma pessoa para realizar. Fechaduras eletrônicas, sensores de fumaça e os temporizadores são alguns exemplos da automação residencial.

A automação faz com que todos os sistemas tecnológicos funcionem todos juntos, como um só, com o total controle do morador e seus hábitos, gostos e necessidades.

Vantagens da automação residencial

A automação é perfeita para quem está atrás de conforto, segurança e redução de despesas. Alguns equipamentos oferecem o poder de controlar e integrar todos os aspectos da casa pelo celular, tanto remotamente quanto do próprio local. Sua principal vantagem é facilitar todas as operações e funções do dia a dia.

Muitas das atividades diárias são tão comuns e automáticas de se fazer, que não percebemos quanto tempo elas nos levam para serem executadas. Com a automação, é possível agilizar essas tarefas e ter um tempo extra para fazer outras tarefas um pouco mais importantes.

As vantagens da automação são:

Segurança

É o primeiro e mais procurado benefício que a automação residencial traz. Mesmo não estando em sua residência, é possível visualizar o que está acontecendo por lá através de câmeras integradas ao sistema de automação.

Muitas vezes esse sistema oferece a detecção de presença, alarmes e monitoramento constante, desse jeito é possível sair de casa tranquilo sabendo que se algo acontecer, você será o primeiro a saber.

Sustentabilidade

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são questões que podem ser reforçadas com o uso da automação residencial. A tecnologia contribui para gerar mais eficiência no uso de recursos naturais, evitando o impacto e desperdício no meio ambiente. Assim, os moradores e o meio ambiente agradecem.

Atualmente existem alguns dispositivos que são capazes de gerenciar o consumo de energia no lar. Dessa forma, conseguimos identificar onde estão os consumos maiores e economizar energia. A automação pode ajudar a reduzir desperdícios de luz e água, tornando sua casa mais sustentável.

Melhoria nas tarefas

A tecnologia da automação serve também para ajudar as famílias a otimizar o tempo nas atividades do dia a dia. Assistir televisão, limpar a casa, cozinhar, são alguns exemplos que podem tornar sua casa mais inteligente e rápida com a ajuda de softwares.

O que pode ser feito em uma casa com automação?

  • Iluminação: com a automação residencial, é possível programar a iluminação para acender e apagar as luzes em configurações pré-definidas
  • Controle à distância: com um celular ou um tablete, é possível apagar as luzes caso tenha esquecido ou até acendê-las quando estiver chegando em casa. É possível também vigiar sua casa através da automação, sabendo o que acontece 100% do tempo no local.
  • Sistema de som: é possível distribuir vídeos e músicas para todos os ambientes da casa.
  • Sistema de irrigação: tendo sensores de umidade no solo e temporizador, é possível realizar a automação no jardim também, mantendo suas plantas sempre hidratadas.
  • Sistema de segurança: é possível ver as imagens das câmeras de segurança através de apps e pela internet, é possível também configurar sensores de fumaça e de comunicação direta com empresas de segurança provada ou com a polícia na automação residencial.
  • Biometria: com a automação é possível controlar diversas funções da casa, desde a luz até proteger a casa contra a entrada de pessoas estranhas.
  • Controle de janelas e cortinas: é possível aproveitar a luz natural ao máximo e evitar acender as luzes desnecessariamente durante o dia, com a integração ao sistema de iluminação e os sensores de luz.
  • Controle de temperatura: com a automação, é possível ligar o ar-condicionado ou aquecedor antes de voltar para casa, deixando o aparelho atingir a temperatura ideal para quando você chegar.

Agora que já sabemos o que é a automação residencial e como ela funciona, é possível instalar em sua casa e auxiliar nas tarefas do dia a dia. É necessário, porém contratar uma empresa especializada para realizar a instalação.

Diego Augusto

Diego Augusto

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.