10 dicas de como investir dinheiro e ter lucro

10 dicas de como investir dinheiro e ter lucro

Saber como investir dinheiro e ter lucro é o melhor para você é um processo importante para conquistar sua independência financeira. Por isso, é importante identificar as melhores maneiras de atingir resultados expressivos com esse tipo de ação.

A administração de seus recursos é um processo que muitas pessoas estão começando a entender agora com o apoio de um serviço de automação, uma vez que não há um incentivo na base para a educação financeira.

Por conta disso, muitas pessoas acabam iniciando a vida adulta endividadas.

Por isso, buscar conhecimento financeiro é mais do que uma atividade interessante, é um dos assuntos mais importantes que você pode procurar para saber como investir e ter lucro e melhorar sua vida como um todo, garantindo muito mais estrutura para você e sua família.

Para lidar com esse tipo de ação, é muito importante que você compreenda todo o potencial de trabalhar com ela, garantindo uma qualidade mais apropriada e uma estrutura mais adequada para agir.

Ter saúde financeira é um passo importante para trabalhar de maneira com o seu dinheiro e alcançar seus objetivos e metas, seja para realizar projetos de engenharia ou a compra de um veículo.

Como investir dinheiro e ter lucro?

Separamos aqui 10 dicas de como investir dinheiro com segurança e lucro.

1 – Se livre de dívidas

O primeiro passo para qualquer pessoa que deseja investir dinheiro e ter lucro é se livrar de qualquer dívida que possuir. Isso não significa que você não terá contas a pagar, mas algumas dívidas são muito custosas para o seu dia a dia.

Por conta da falta de preparo para lidar com dinheiro, muitas pessoas acabam adquirindo dívidas muito altas, como:

  • Cartões de crédito;
  • Cheque especial;
  • Empréstimos consignados;
  • Financiamentos.

Esse tipo de dívida consome boa parte de seu salário, tornando difícil guardar ou mesmo investir parte de seu dinheiro. Por isso, é importante que você se livre primeiro desse tipo de problema, podendo realizar terceirização de facilities para te ajudar nessa tarefa.

O ideal aqui é escolher uma dívida para trabalhar efetivamente em cima dela, buscando acabar com esta quantia o mais rápido possível. Quando receber alguma quantia extra ou inesperada, o ideal é amortizar a dívida.

Dessa maneira, você diminui o valor que está devendo até que não tenha mais nenhum problema financeiro que esteja prejudicando seu salário como um todo.

2 – Busque economizar

A primeira lição que você aprende depois de quitar suas dívidas é nunca extrapolar seus ganhos. Quanto mais você gastar além de seu salário ou benefícios, maiores são as chances de voltar a se endividar, o que pode ser um problema a longo prazo para você que quer investir dinheiro e ter lucro.

Existem algumas maneiras de fazer isso, mas o ideal é identificar e avaliar cada gasto que você possui e o quanto você ganha.

Se estiver gastando mais do que pode, é importante identificar pontos que precisam ser pensados para você reduzir, como o uso de uma placa de energia solar para ajudar a economizar na conta de luz.

Muitas vezes isso significa se livrar de gastos desnecessários e até mesmo reduzir seu padrão de vida até se adaptar com a questão da economia financeira. Isso não significa que você precisa parar de comprar ou de fazer coisas que o agradam.

Entretanto, reduzir esse tipo de programa ou hábito pode ser uma forma ideal para trabalhar efetivamente com seu dinheiro.

3 – Faça um acompanhamento

Para ter sucesso financeiro e investir com qualidade, é importante que você consiga entender todos os seus gastos e lucros. Dessa forma, é importante que você ter um controle financeiro anotando todas as movimentações financeiras do seu mês.

É muito fácil o cansaço tomar conta e deixar uma conta pequena ou inesperada passar batida, mas isso pode ter um forte impacto na hora de gerar um relatório. Quando você consegue estruturar todos os seus gastos, entende onde seu dinheiro está sendo investido.

Diante disso, você consegue identificar gastos que podem estar sendo utilizados de maneira desnecessária, e transformar esse método em uma forma de conseguir verba para investir e aumentar seu capital.

4 – Criando um fundo de emergência

Uma das principais relações que a pessoa pode ter com dinheiro de maneira positiva é a segurança. Para chegar neste ponto, é preciso saber trabalhar sua reserva de emergência.

A reserva de emergência é um valor que você separa de seus ganhos mensais e coloca em um local de segurança, normalmente uma fonte de investimento sem risco como uma poupança.

Esse dinheiro não será utilizado a não ser em caso de gastos emergenciais, como realizar um gerenciamento de obras não previsto para aquele mês por conta de um vazamento ou rachadura no imóvel. 

A ideia por trás desse tipo de ação é justamente ter estabilidade caso você sofra algum impacto negativo no tipo de ação que está programando a cada mês.

Caso isso ocorra, é importante ter recursos o suficiente para poder se reorganizar, seja  com a ajuda de um software de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) ou de um contador, sem que isso te prejudique a longo prazo.

5 – Estabeleça objetivos

Depois de estabelecer uma boa reserva de emergência, é hora de iniciar sua carreira com investimentos.

Para ter foco e completar sua meta de investimento, é importante que você crie objetivos financeiros que tenham relação com suas vontades e desejos.

Comece estipulando um objetivo de curto, médio ou longo prazo. Eles podem ser qualquer tipo de conquista que você deseja alcançar, desde que você escolha com inteligência. Objetivos muito além de sua realidade não se cumprirão e podem te frustrar.

Portanto, é importante ter muita consciência do que você deseja trabalhar para conseguir resultados mais efetivos.

6 – Escolha bem seus investimentos

Estipular o tipo de investimento que você utilizará é um passo importante para você ter uma boa renda e trabalhar com mais qualidade com esse tipo de recurso.

Por isso, é importante pensar nos objetivos que você já estipulou para escolher bem onde investir, como um transmissor de temperatura ou produtos de beleza.

O objetivo que você criou normalmente tem um prazo ou meta para ser cumprido.

Caso tenha definido algo a longo prazo, pode optar por investimentos que retém o dinheiro por um determinado período, mas que acabam sendo muito mais vantajosos do que aqueles de retorno imediato.

7 – Saiba investir seu dinheiro

Durante todo esse processo, um elemento deve permanecer constante: sua busca por informações.

Quanto mais você aprender sobre os diferentes tipos de investimento, o que eles oferecem e quais são as dificuldades de cada modelo, mais qualificada será sua escolha.

Mesmo que você trabalhe com a ajuda de um profissional de consultoria contábil e fiscal, é importante pensar que é o seu dinheiro, e a confiança pode demorar a aparecer. Diante disso, é fundamental que você saiba lidar com esse tipo de ação.

8 – A regra dos 72

A regra dos 72 é um truque muito utilizado para você compreender o quão lucrativo é um investimento. Para chegar nesse resultado, você só precisa dividir 72 pela taxa de juros da aplicação.

O resultado será o número de anos que você levará para dobrar o capital investido. Por isso, é importante que você tenha esse cálculo em mente para trabalhar com mais efetividade no mercado atual.

Além disso, ele ajuda a definir o tipo de investimento que você fará, com muito mais qualidade para suas ações.

9 – Conhecimento é a chave

Investir seu dinheiro é um ponto muito importante para sua saúde financeira, mas não é o investimento mais importante que você deve fazer. Esse está direcionado a si próprio. Quanto mais conhecimento você tiver, maior será a possibilidade de investir corretamente.

Existem hoje diversos cursos, tanto presenciais quanto online, para que você consiga entender melhor questões de investimento e finanças. Esse tipo de ação é muito importante para você lidar de maneira mais efetiva com essa situação.

Atualmente, existem especialistas que oferecem diversas opções de livros e workshops para conseguir o melhor resultado possível dentro de suas possibilidades.

10 – Pense em lucro real

Quando você pensa em investimentos, é importante pensar no valor real de retorno. Isso significa que os ganhos devem ser maiores do que a inflação, que tem um efeito constante em nossas vidas.

É comum identificar que o preço de produtos e serviços costuma subir com uma certa frequência, e esse tipo de ação se dá por conta do aumento na inflação. 

Com base nisso, sempre considere a inflação do período quando estiver calculando o valor de lucro em seu investimento, para entender o valor real que esse tipo de ação conquistou.

Conclusão

Conquistar a saúde financeira é um sonho de muitas pessoas na atualidade, e está se tornando cada vez mais próximo de realizar com a popularização de cursos e conteúdos relacionados à educação financeira disponíveis na internet.

Portanto, saber como se preparar para investir é um excelente passo para uma vida mais plena, onde você pode aproveitar com mais qualidade uma série de ações que irão te beneficiar.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

2020 e as Finanças Pessoais

2020 e as Finanças Pessoais

2020 começa com novas regras. E essas novas regras vão mexer com o bolso do brasileiro. Trata-se de leis, resoluções e decretos aprovados durante o ano de 2019, mas...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.