Ideias e Finanças

Um gasto importante do qual não tem como as famílias fugirem é a conta de energia. E em momentos em que ela está mais cara, é fundamental rever hábitos e entender o que pode ser feito para que o consumo de energia da sua casa seja menor, proporcionando uma economia bem-vinda para o seu bolso.

A boa notícia é que muito pode ser feito para alcançar esse objetivo. Trocar o seu ar-condicionado antigo por um ar-condicionado inverter, tomar banhos mais curtos e não deixar os aparelhos ligados em stand-by são algumas das possibilidades que farão com que você pague menos pela energia ao final do mês. Confira algumas dicas do que pode ser feito abaixo.

O que este artigo aborda:

7 dicas para economizar na conta de luz em 2022
7 dicas para economizar na conta de luz em 2022
Pin It

1. Não deixe a porta da geladeira aberta

Esse é um clássico conselho quando o assunto é economizar energia. Deixar a porta da geladeira aberta enquanto fica pensando no que irá retirar faz com que ela gaste mais energia ao tentar manter os alimentos refrigerados. Portanto, procure sempre abrir a geladeira já sabendo o que quer pegar, para que a porta fique aberta o menor tempo possível.

O mesmo vale quando você for guardar uma série de alimentos nela, como as frutas e verduras. O melhor é retirar a gaveta onde eles ficam guardados, dispô-los fora da geladeira e depois apenas encaixar a gaveta no seu local. E lembre-se: não coloque alimentos muito quentes dentro da geladeira, pois isso também consome mais energia. Deixe-os esfriar por um tempo antes de guardá-los.

2. Mantenha a geladeira limpa

Ainda sobre a geladeira, também é recomendado sempre mantê-la limpa e higienizada, pois isso colabora para que ela gaste menos energia. É recomendado que você não forre as grades, pois isso dificulta a circulação de ar no seu interior. E caso fique muitos dias fora de casa, esvazie a geladeira e deixe-a desligada.

3. Ative a função sleep da televisão

Muitos têm o costume de adormecer com a televisão ligada. Com isso, o aparelho pode ficar ligado por horas sem que alguém esteja assistindo a ela. Uma boa forma de contornar esse problema é recorrer à função sleep da TV, determinando um horário para que ela desligue automaticamente, o que irá proporcionar uma economia de energia.

4. Atenção com os aparelhos em stand-by

É natural pensar que, se determinado aparelho não está sendo utilizado, então ele não está consumindo energia. Mas um dos vilões da energia alta são aqueles que estão no modo stand-by, aguardando serem ativados.

Alguns dos aparelhos que ficam nesse modo são as televisões, aparelhos de DVD, carregadores de eletroeletrônicos e micro-ondas. Deixá-los ligados na tomada diretamente pode representar um gasto de até 12% na conta de luz. Assim, tire-os da tomada em momentos que não for utilizá-los para diminuir o que você gasta com energia.

5. Troque seus eletrodomésticos que consumam muita energia

Se sua casa tem eletrodomésticos mais antigos, muito provavelmente eles consomem mais energia do que o necessário. Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, modelos mais recentes de aparelhos como geladeira, micro-ondas, televisão e ar-condicionado consomem menos energia.

Por exemplo, no caso do ar-condicionado, os modelos do tipo inverter demandam menos energia para manter o ambiente climatizado e agradável. Essa substituição pode ser um gasto maior no começo, mas a longo prazo, será sinônimo de economia para o seu bolso.

6. Utilize lâmpadas de LED

Outra dica que ganhou mais adeptos e caiu na graça do público foram as lâmpadas de LED. Elas representam uma economia gigante de energia quando comparada às lâmpadas incandescentes, com um consumo 10 vezes inferior de energia.

Apesar de ser mais cara que o modelo tradicional e as fluorescentes, o investimento vale cada centavo. Além da economia de energia, perceptível a longo prazo, as lâmpadas de LED duram bem mais que os modelos incandescentes e fluorescentes.

7. Use o chuveiro com inteligência

Se a sua casa tem chuveiro elétrico, é preciso que a sua família faça o uso consciente dele. Diminuir a duração dos banhos é fundamental não só para economizar na conta de energia, como também na de água. Procure sempre fazer com que o seu banho não tenha mais do que 10 minutos de duração. 

Também procure sempre manter a saída de água do chuveiro limpa e utilizar as resistências originais dele, para que ele gaste menos energia. E se possível, evite tomar banho no horário de pico — entre 18 e 21h —, já que isso também pode tornar a sua conta mais barata.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse