Ideias e Finanças

Apenas um ano atrás, poucos teriam apostado no potencial do TikTok para negócios. Embora seu antecessor, Musical.ly, já o sugerisse, com mais de 200 milhões de seguidores em todo o mundo, naquela época o trono da rainha da plataforma de vídeo era disputado pelo Instagram e Snapchat, que começavam a implantar seu arsenal de funcionalidades e filtros nas fotos.

Atualmente, o TikTok tem 800 milhões de usuários ativos por mês (em 2019 tinha 500 milhões). O rápido crescimento experimentado em pouco mais de três anos tornou-o uma plataforma muito atraente para as marcas. Por isso, à medida que segue ganhando popularidade, buscam novas fórmulas para estarem presentes e aumentar o conhecimento da marca. E você, já pensou em usar o TikTok para negócios? 

Neste post, vamos falar sobre os recursos e o potencial do aplicativo e como integrar o TikTok à sua estratégia de Marketing Digital.

O que este artigo aborda:

TikTok para empresas: Como usá-lo em sua estratégia de marketing digital
TikTok para empresas: Como usá-lo em sua estratégia de marketing digital
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O que você precisa saber sobre o TikTok?

Empresas de diversos os segmentos já estão apostando nas redes sociais para divulgação de produtos, serviços, reconhecimento de marcar e captar público-alvo. Há desde empresas que oferecem o serviço de costureira SP, jornais e revistas, marcas de cosméticos, profissionais da saúde, profissionais de beleza, assistência técnica, a restaurantes e negócios dos mais diversos segmentos e indústrias. 

O que é e como funciona o TikTok?

Vamos começar com o básico. Uma rápida revisão para quem ainda não sabe o que é o TikTok e o que ele pode oferecer para marcas ou empresas.

TikTok é uma plataforma que permite criar e compartilhar vídeos curtos, principalmente músicas, e desafios baseados em hashtags. Existem três tipos de vídeos: curtos, com duração máxima de 15 segundos; longo, limitado a 60 segundos; e no modo MV, para criar uma montagem com fotografias.

Além disso, um de seus grandes atrativos é permitir ao usuário soltar sua criatividade, já que oferece a possibilidade de editar o vídeo, modificando a velocidade e incluindo música, efeitos sonoros, locução…

Como criar uma conta TikTok para negócios?

A primeira coisa que você deve fazer é criar um perfil. Você pode se registrar usando um número de telefone, um e-mail, com uma conta do Google ou Apple, ou vinculando sua conta do Facebook, Twitter ou Instagram.

Observe que para usar o TikTok para negócios, você deve alterar seu perfil para uma conta comercial. Você pode fazer isso em Configurações> Gerenciar conta> Mudar para conta Pro> Empresa. Só então você poderá tirar proveito das ferramentas e funcionalidades do negócio TikTok.

Feito isso, não se esqueça de otimizar seu perfil, preenchendo os dados básicos de sua marca ou empresa. Você tem um limite de 80 caracteres e também pode adicionar links para seu comércio eletrônico ou outra página de destino para a qual deseja redirecionar os usuários.

Por que apostar no TikTok para sua marca?

Confiram a seguir quais as vantagens de apostar no TikTok como estratégia de marketing para sua marca:

Alcance mais público

O TikTok é especialmente popular entre a população mais jovem. Conquistou a Geração Z, usuários entre 16 e 24 anos. No entanto, o confinamento fez com que o perfil do usuário TikTok para expandir e também chegar Millennials, os usuários entre 25 e 40 anos de idade.

O algoritmo TikTok

Um ponto a ter em mente para atingir um público maior é saber como funciona o algoritmo do aplicativo. Ou seja, saber quais os fatores que prevalecem para que seus vídeos sejam mostrados a mais usuários. Na seção “Para você”, o TikTok mostra os vídeos selecionados de acordo com seus interesses, que calcula com base nas interações (‘curtidas’, comentários, contas que você segue …), as informações do próprio vídeo (legendas, sons e hashtags ) e seu dispositivo e configurações de conta (idioma, país, dispositivo …).

Dinamize sua comunidade

Um dos pontos fortes da rede social é o sentimento de pertencer a uma comunidade que ela gera. O conteúdo inovador, que inspira outros usuários a criar conteúdo relacionado a ele, prevalece.

Incentiva o conteúdo gerado pelo usuário

Em linha com o ponto anterior, o TikTok o incentiva a convidar usuários a fazer upload de conteúdo. Portanto, você pode aproveitar para incentivar o conteúdo em torno de seus produtos, sua marca ou uma campanha de marketing que lançou.

Interaja com o público

Foi o aplicativo mais baixado no primeiro trimestre de 2020, com 111,9 milhões de downloads. Uma informação que pode dar uma ideia do nível de participação do usuário. Gerar imagem de marca: TikTok não se destina a vender produtos ou serviços. Porém, é uma nova vitrine para divulgar sua marca, além de gerar conteúdo, com o qual você apresenta seu produto de forma mais atrativa e inovadora.

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