Doar dinheiro: como isso é importante para o investidor?

Doar dinheiro: como isso é importante para o investidor?

Todo investidor sabe da importância de poupar recursos, gerir suas finanças pessoais e investir com inteligência. Porém, o que pouca gente percebe é a importância de doar dinheiro para instituições de caridade e o quanto isso pode ser saudável para o investidor de longo prazo.

Se você observar bem, homens de negócios que são bem sucedidos também são grandes doadores para filantropia. É só lembrar de Bill Gates, Warren Buffet, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg entre outros que, além de ter suas fortunas, dedicam seu tempo e recursos para ajudar os necessitados. 

Eles fazem isso não porque possuem muitos recursos, mas porque são conscientes de sua função na sociedade. Afinal, por que é importante doar dinheiro e como isso pode ajudar o investidor? 

Doar dinheiro é uma forma de contribuir com um mundo melhor

Vivemos em uma sociedade capitalista, mas isso não significa que somos completamente isolados do mundo e individualistas ao extremo. Se hoje você tem recursos para pagar suas despesas e investir em suas finanças, logo, ajudar aqueles que necessitam é um ato de cidadania. 

De certa forma, quando doamos nosso dinheiro para uma instituição de caridade, estamos praticando a bondade, algo importante dentro da cultura judaico-cristã. O próprio Jesus disse em um de seus ensinamentos que “dar é melhor que receber”, justamente porque quando ajudamos, colhemos os benefícios da caridade. Esses benefícios atuam no nosso caráter como pessoa, fazendo-nos melhores.

Portanto, aquele que doa dinheiro e ajuda os necessitados tem maior desprendimento das “coisas deste mundo”. Ou seja, são pessoas que estão em um patamar mais elevado em relação ao dinheiro e à forma de lidar com seus bens. 

Por isso, uma das maneiras de ser grato por tudo aquilo que você possui é ajudar aqueles que pouco têm. Se queremos um mundo melhor para nós e para nossos familiares, ajudar os necessitados é uma forma de reduzir as desigualdades e contribuir para uma sociedade mais justa.

Praticar a doação é investir em valores que vão além do monetário

Como complemento, a doação de dinheiro para uma instituição faz parte de um outro tipo de investimento. Quando assim fazemos, mostramos para nós mesmos e para a sociedade que nos interessamos em contribuir com a transformação do mundo, e não apenas com o nosso bem-estar.

Desta forma, a doação é um exercício profundo que envolve reflexão e cuidado com o próximo. Geralmente, quem tem a prática de doar dinheiro ou até mesmo seu tempo como voluntário em alguma entidade, costuma dizer que faz bem para a alma. 

E sabe por quê? Pois o doador trabalha com valores que são maiores que os bens materiais e qualquer investimento monetário. 

Doar também é fazer networking

Na verdade, doar dinheiro é um fim em si mesmo. Devemos ajudar os outros porque isso é bom para a humanidade. Poderíamos encerrar aqui este texto. Porém, doar também traz benefícios bastante práticos para o filântropo. De maneira geral, os maiores doadores se relacionam entre si.

Portanto, ao doar dinheiro e ajudar na redução da desigualdade também nos dá a oportunidade de conhecer outros doadores e assim fazer contatos que são positivos para “todos os lados”. Por isso, é muito comum os empresários e investidores que doam recursos para instituições fazerem parte de grupos de pessoas que praticam a mesma atividade de ajuda social. 

Isso contribui diretamente para que o investidor aumente sua relação com pessoas com potencial de fechar parcerias e estabelecer negócios duradouros. Ou seja, construir parcerias com pessoas que praticam o bem pode fortalecer a comunidade de investidores e transformar contatos esporádicos em acordos para o longo prazo. 

É claro que a prática de doar dinheiro e ajuda social deve ser desinteressada. Mas se isso nos abre a oportunidade de crescer como pessoa e profissional, por que não tentar? 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.