Ideias e Finanças

Nos anos anteriores, o setor financeiro tem se remodelado, por causa dos acontecimentos no Brasil, a disparada das fintechs e as atualizações tecnológicas que nos fazem se perguntar qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos. 

Todos esses fatores estão interligados e assim criam-se muitas perspectivas acerca do mundo das finanças.

Diante de tamanha dinâmica, o que podemos esperar para os anos seguintes? Quais são as possibilidades para os investidores? Continue lendo o artigo para saber mais.

O que este artigo aborda:

Qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos
Qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos
Pin It

Humor dos investidores: qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos?

Em um evento chamado Expert Talks que é realizado pela XP Investimentos, os maiores investidores brasileiros, em 2019, projetaram que o ano seguinte seria muito bom.

O otimismo estava presente em quase todos os círculos de investimentos, por causa das reformas que andavam no congresso nacional e da baixa taxa de juros e inflação.

Até mesmo os investidores estrangeiros estavam felizes com o rumo que a nossa economia estava tomando, mas, a crise que surgiu depois da epidemia mundial do coronavírus, fez com que esse humor mudasse.

Hoje, enfrentamos um alto índice de inflação e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, está elevando as taxas da Selic para tentar cortar esses preços para o consumidor final.

No entanto, para o mercado de ações, principalmente quando os juros da renda fixa sobem, os papéis desvalorizam-se, já que os acionistas preferem fazer investimentos mais seguros como o Tesouro Selic, por exemplo, em que a renda é garantida.

Para o Brasil, atualmente, existe um longo caminho para a recuperação da economia pós pandemia e isso torna-se ainda mais complicado em 2022, ano de eleições, cujo ambiente está muito polarizado entre eleitores do atual presidente e os seguidores do Lula.

Tudo isso somado, faz com que o humor dos investidores brasileiros seja de descrença nesse país, afinal, é difícil projetar algum cenário otimista com todas essas questões.

Recuperação econômica futura do Brasil

Então, para sabermos qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos, devemos pensar, antes de mais nada, na recuperação econômica futura brasileira.

Segundo os especialistas, nosso país ainda está passando pelo início de uma recuperação econômica e, quando os investidores estrangeiros olham pra cá, eles esperam que nossas empresas cresçam novamente para que deem retorno um dia.

Nesse sentido, os grandes investidores alocam capital em papéis brasileiros e esperam, afinal, é nas crises que aparecem os verdadeiros acionistas, pois, um dia, a economia se recupera e as ações valorizam-se muito, trazendo altos ganhos de capital.

Essa situação gera desânimo, afinal, investir e ver nosso dinheiro diminuindo todos os meses não é o sonho de nenhum investidor, mas, na verdade, essa situação é até positiva.

Pois, a diminuição da entrada de capital estrangeiro em nossa bolsa, faz com que os nossos investidores negociem esses ativos sem competição externa e, isso com o dólar supervalorizado, faz muita diferença.

Tendências para o mercado financeiro no futuro

Existem algumas tendências para o futuro do mercado brasileiro e, falaremos mais sobre elas abaixo para entendermos qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos.

Everything As a Service

Recentemente, notamos que existe muita flexibilização entre diferentes setores de serviços, já que, muitas empresas mudaram completamente seu modelo de negócios para conseguir se adaptar às formas de compra e venda na internet, focando sempre nas necessidades do cliente.

No mundo financeiro, isso não muda muito, pois as instituições estão criando pacotes de serviço que possibilitam experiências mais personalizadas de acordo com cada cliente.

Essa é uma técnica que faz com que as empresas retenham mais clientes, principalmente os mais jovens.

Esse tipo de técnica ficou conhecida como everything as a service (algo como “tudo é um serviço”, em inglês). Para entendermos qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos, devemos considerar esse método que abandona os estilos tradicionais de vendas e busca o engajamento dos consumidores por meio dessa flexibilização do mercado financeiro.

Inteligência Artificial e a computação cognitiva

De acordo com a FEBRABAN, cerca de 80% dos bancos já investem em Inteligência Artificial e que esses setores completam-se muito bem.

A computação cognitiva também está muito presente no setor financeiro, afinal, ela diz respeito à capacidade que as máquinas têm, hoje em dia, de pensar como os humanos.

O uso dessas tecnologias deve ser considerado para que se pergunte qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos.

O uso de Inteligência Artificial faz com que sites relacionados a investimentos, como o Financial Move, por exemplo, ensinem as pessoas quais são os setores que estão em alta para que elas invistam.

Além dessas tendências que citamos, ainda poderíamos citar a segurança de dados, o blockchain e o Big data, pois, todos esses termos devem ser considerados pelos investidores que se perguntam qual é o cenário do mercado financeiro para os próximos anos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse