Como economizar dinheiro no dia a dia?

O aumento do custo no Brasil trouxe novos desafios para as famílias conseguirem fechar o mês sem dívidas. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início deste ano, evidenciam que o país terminou 2021 com uma inflação oficial com alta de 10,06%.

O que isso significa na prática? Que os brasileiros perderam poder de compra e gastam mais dinheiro para comprar produtos e serviços — desde alimentos, remédios, produtos de higiene e de limpeza até internet, combustível e energia elétrica.

Você sente essa perda de poder de compra toda vez que vai até o mercado ou paga os boletos no fim do mês? Confira, a seguir, algumas dicas simples para conseguir fazer isso, como não fazer compras por impulso e como recorrer a bicicletas compartilhadas, ótimo meio para economizar, por exemplo, na gasolina.

Conheça a sua realidade financeira

A fim de saber quanto de dinheiro você consegue poupar por mês ou de quanto precisa guardar para quitar dívidas, é preciso conhecer a fundo a sua realidade financeira. Por isso, confira o quanto você ganha, qual é a sua média de gastos mensais, quais são os seus objetivos financeiros e se possui dívidas.

Levantar essas informações é fundamental para realizar um bom controle financeiro. Isso pode ser feito por meio de planilhas e de aplicativos. É preciso anotar todos os seus gastos — todos, inclusive de itens muito baratos e comprados de forma pontual (um docinho após o almoço,  um acessório etc). 

Como economizar dinheiro no dia a dia?

No final do mês, é bom você consultar essa tabela de gastos e verificar quais gastos foram variáveis e quais foram fixos, bem como se você fez muitas compras por impulso — inimigo número 1 do controle financeiro.

Bicicletas compartilhadas

Nos últimos meses, o preço do combustível subiu consideravelmente e fez esse item ganhar destaque nas contas do mês. Isso motivou muita gente a repensar a maneira de se deslocar até o trabalho ou à faculdade, por exemplo.

Nesse contexto, as bicicletas compartilhadas surgem como uma possibilidade para economizar grana. Você mora muito longe do trabalho ou da faculdade e não consegue realizar todo o trajeto até lá? Que tal realizar parte do trecho com a bike? 

Além de não precisar gastar combustível, você ainda pratica uma atividade física e não gera poluição! Essas bicicletas também podem ser utilizadas para deslocamentos curtos e médios — quando você precisar passar em algum mercado específico, por exemplo.

Elimine gastos desnecessários

Além das compras por impulso, outro fator comum que prejudica as finanças pessoais diz respeito aos gastos desnecessários. Isso acontece, especialmente, em serviços que são contratados, mas não são utilizados (como plataformas streaming, academia e planos de TV, por exemplo).

Uma pergunta básica é: quais serviços você contrata e não utiliza regularmente? Se você não quer deixar de contratá-los, existe algum plano mais barato para reduzir os gastos? 

Quando for ao supermercado, faça sempre uma lista com tudo aquilo de que verdadeiramente necessita e não fuja disso. Pesquise possíveis descontos em produtos também.

Antes de ir ao mercado ou à farmácia, faça uma lista dos itens dos quais você realmente precisa. Pode parecer bobagem, mas compras inesperadas (e desnecessárias) podem fazer diferença no sinal do mês. Confira a dispensa e a geladeira, bem como os armários do banheiro, antes de sair de casa.

Por fim, uma última dica a quem precisa economizar grana no dia a dia é: busque atividades e eventos gratuitos: shows de música, exposições de arte, peças de teatro e programas ao ar livre. Procure indicações com amigos ou em sites/jornais da sua cidade e selecione o programa que mais tem a ver com os seus gostos!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Como evitar dívidas e manter as contas em dia?

Como evitar dívidas e manter as contas em dia?

Como calcular o 13º salário passo a passo

Como calcular o 13º salário passo a passo

O que fazer para complementar a renda?

O que fazer para complementar a renda?

Planejamento financeiro para viagem: Como fazer?

Planejamento financeiro para viagem: Como fazer?

Perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado

Perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado

Taxa da Selic cai! Você sabe quais são os impactos na sua vida?

Taxa da Selic cai! Você sabe quais são os impactos na sua vida?