3 dicas para usar melhor seu cartão

3 dicas para usar melhor seu cartão

O cartão de crédito por muito tempo foi tido como o principal vilão das finanças pessoais. Ainda é comum ouvir de alguns consultores financeiros que este deve ser eliminado do cotidiano se alguém quer de fato controlar seu dinheiro. Uma dica que discordo totalmente. A grande verdade é que o cartão é apenas um objeto usado por pessoas que não entende nada de gestão de crédito, que acabam usando este como complemento de renda e entrando numa grande bola de neves.

No fim das contas, o culpado por seu cartão estar estourado, faturas em atraso e gigantescas dívidas provenientes de parcelamentos, é VOCÊ! Sim. Você. O problema maior ainda é que, como humanos que somos, temos a forte tendência de fugir de nossos erros e buscar alguém que assuma a culpa de tudo. Neste caso, o cartão de crédito. Então, para que você não entre nesta furada e possa usufruir ao máximo do seu cartão listamos aqui no Blog Ideias & Finanças 3 dicas sobre como usá-lo de maneira que proporcione melhores resultados.

1 – Nunca use o cartão como complemento de renda

Certo, você já sabe disso. Mas é preciso repetir sempre: limite de cartão não é renda, no próximo mês você vai ter que pagar a fatura e, se não tiver recursos para isso, vai ter problemas. Talvez seja este o maior erro cometido por quem usa um cartão; o fato de não ter dinheiro para comprar algo e começar a usar o cartão sem planejamento para poder facilitar o consumo.

A melhor maneira de evitar esse tipo de problema é controlando os gastos no cartão e acompanhando a fatura, pelo menos uma vez na semana. Desta forma, você saberá quando deve trancar o cartão na gaveta até a data do fechamento do mesmo.

2 – Concentre suas compras em um único cartão

Outra dica importante é concentrar suas compras em um único cartão. Dê preferência aos cartões que lhe recompensam com pontos e/ou campanhas de fidelização; desta forma você poderá usufruir dos seus gastos, trocando por brindes. Um ponto importante também é o limite de gastos do cartão. Ao usar mais de um cartão a probabilidade de você perder o controle é maior.

3 – Tenha sempre em mãos o acompanhamento de gastos com o cartão

O maior erro das pessoas é não acompanhar os gastos do cartão. Por se tratar de uma forma de pagamento onde você não sente o impacto da “perda de dinheiro” as chances de perder o controle são muito grandes. Por isso, tenha sempre em mãos um planejamento de seus gastos e, pelo menos uma vez por semana avalie como estão indo os gastos com o cartão, se chegaram no limite do seu orçamento tire o cartão da carteira. As chances de usá-lo equivocadamente serão muito menores.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.