Criar conteúdo para o YouTube não é fácil e, além da dificuldade de fazer vídeos, existem muitas regras sobre monetização e distribuição. Além disso, a plataforma lançou recentemente o Shorts, um modelo de vídeo curto semelhante ao TikTok.
Para ajudar seus criadores, o YouTube lançou uma lista de algumas maneiras de monetizar o conteúdo da web em vídeo. A plataforma disse que compilou tudo o que aprendeu e informou que pagou mais aos produtores de conteúdo no segundo trimestre de 2021 do que em qualquer ano anterior.
Quer saber como ganhar dinheiro com o YouTube e Trabalhar na internet? O maior site de vídeos do mundo deu a muitos criadores de conteúdo uma nova direção em suas vidas.
Neste artigo, ajudaremos você a entender como você e/ou sua empresa podem se beneficiar dessa valiosa e cada vez mais popular ferramenta de comunicação e como monetizar canal no youtube.
O que este artigo aborda:
1. Shorts
Shorts são a primeira forma listada. A nova ferramenta de criação de vídeos em formato curto receberá um prêmio de US$ 100 milhões e estará disponível de 2021 a 2022. O YouTube disse que entra em contato com milhares de criadores que usam a ferramenta todos os meses para usar o dinheiro para financiar alguns vídeos é um ótimo app para ganhar dinheiro assistindo vídeo.
2. Super Chat
Com o Programa de Parcerias do YouTube, você pode gerar receita com seu canal com Super Chats e Super Stickers. Usando essas ferramentas, seus seguidores podem pagar por mensagens de bate-papo para destacá-los. Eles podem ser fixados no topo da fonte de diálogo.
Na vida, performances ou outras atividades, aqueles que contribuem têm prioridade para ler suas perguntas ou mensagens naquele momento. O Super Chat e os Super Stickers são outra ótima fonte de financiamento para bandas, artistas, comediantes, jogadores, criadores de conteúdo e outros que vivem no YouTube.
3. Publicidades patrocinada
Este formato é adequado para o estilo de publicidade de programas de TV e uma forma legal como monetizar canal no youtube.
Você e uma ou mais empresas acabam inserindo a marca em vídeos, exposições ou propagandas boca a boca de produtos e serviços. Esse arranjo é muito mais fácil se seu canal já tiver um grande público.
Mesmo assim, se o seu conteúdo for muito relevante e envolvente, é possível começar do zero com uma marca ou empresa querendo apostar no seu trabalho.
Na descrição do vídeo que você publica no YouTube, você pode deixar um link para vender produtos e serviços de sites que oferecem programas de afiliados.
Para fazer isso, você precisa se registrar em um site que ofereça esse serviço. É o caso da Hotmart, Amazon Associados, Monetizze, etc. Você recebe uma porcentagem do valor da venda quando um internauta faz uma compra por meio de um link fornecido por um serviço afiliado.
4. Podcast
O podcasting se tornou cada vez mais popular no Brasil desde o seu início em meados dos anos 2000. De acordo com um estudo realizado pela Globo com a Kantar Ibope, o número de pessoas que ouvem podcasts regularmente aumentou 33%.
Atualmente, existem cerca de 28 milhões de pessoas com mais de 16 anos no Brasil que costumam usar podcasts para obter informações e se divertir.
O PodPequisa 2019 mostra que ouvintes regulares de podcast estão dispostos a pagar por produtos e serviços promovidos nesses meios.
A versão paga do Spreaker permite publicidade automática quando os podcasts vão ao ar.
A plataforma Orelo remunera os criadores de conteúdo com base no número de podcasts que eles reproduzem no aplicativo.
Você também pode criar um grupo privado para seus fãs de podcast no Telegram, fornece clipes de entrevistas exclusivos para o canal e até “continuar” a entrevista em tempo real pelo aplicativo de mensagens. Quando se trata de monetização, a Lastlink possui um bot exclusivo que gerencia os assinantes para você.
Se você deseja seguir o padrão de podcasting de vídeo (com áudio), o ideal é gravar e editar o programa em um estúdio profissional.
No entanto, também é possível publicar gravações apenas de áudio no YouTube. Nesse caso, você pode simplesmente usar seu telefone para gravar.
Serviços como Anchor e Spreaker fornecem ferramentas que permitem criar programas usando apenas seu smartphone.
Até podem ser criadas aberturas, incluindo vinhetas de transição, gravadas remotamente com uma ou mais pessoas, ao vivo (neste caso, no Spreaker Studio).
5. YouTube Premium
Essa forma de compensação é semelhante a dinâmica de serviços de música e podcasting como Deezer e Spotify.
Os criadores de conteúdo recebem uma parte da receita quando os assinantes do YouTube Premium assistem a vídeos feitos por criadores de conteúdo.
Esses assinantes possuem diversas vantagens em relação aos usuários comuns, como poder assistir a vídeos, filmes, séries e documentários sem anúncios e baixar conteúdo para assistir offline.
Eles também têm direito a uma exibição em segundo plano do conteúdo. Ou seja, você pode ouvir músicas, entrevistas, palestras, etc. enquanto usa outras funções em seu smartphone.
Este é um recurso legal para quem gosta de “ouvir vídeos” do YouTube. Muitas pessoas têm esse costume hoje. Não é de admirar que a plataforma tenha hospedado vários podcasts de entrevistas.
6. Anúncios
Os anunciantes geralmente especificam os perfis de canal nos quais gostariam que seus anúncios fossem exibidos. É como se o YouTube atuasse como intermediário entre você, criadores de conteúdo e anunciantes.
Conheça os principais modelos de publicidade do YouTube:
Anúncios gráficos: aparecem na lateral do vídeo, não disponíveis em todos os computadores;
Anúncios em vídeo puláveis ou “ignoráveis”: nesse caso, podem aparecer antes, durante ou no final do vídeo, e os internautas podem optar por pular sua exibição após cinco segundos;
Anúncios não puláveis: duram até 30 segundos e não podem ser desativados ou “pulados” pelo espectador do vídeo;
Sobreposição: neste modelo somente para computador, um banner aparece acima do vídeo.
Conclusão
Além de ser uma forma de entretenimento, o YouTube é uma ferramenta de trabalho para muitos criadores de conteúdo por meio do Programa de Parcerias do YouTube. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como monetizar canal no youtube e como fazer vídeos para a plataforma.
No início de janeiro, o YouTube anunciou novos critérios de elegibilidade para o Programa de Parcerias com o objetivo de reduzir as inúmeras tentativas de burlar o sistema. A decisão estipula que os novos canais que querem começar a monetizar precisam de pelo menos 1.000 inscritos e 4.000 horas de visualização nos últimos 12 meses. A regra também se aplica aos canais existentes, que podem perder rentabilidade se não atenderem aos requisitos.
Há várias maneiras de como monetizar canal no youtube: anúncios exibidos no site, anúncios e cartões de patrocínio sobrepostos a um vídeo em andamento ou anúncios (ignoráveis ou não pulados) que aparecem antes do vídeo começar.
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