3 dicas básicas para você que quer começar seu planejamento financeiro

3 dicas básicas para você que quer começar seu planejamento financeiro

Organizar a vida financeira é um processo crucial para se iniciar um planejamento financeiro. Parece um processo simples: eliminar gastos, juntar dinheiro, poupar mais do que gasta. No entanto, alguns princípios são vitais para se alcançar esse objetivo. Então, vamos listar aqui alguns pontos que irão ser primordiais para que você alcance seu objetivo.

1 – Mapeie todas as despesas e faça uma classificação destas. O ato de anotar todas as despesas, sejam essas no mês ou no ano ajuda na elaboração do seu fluxo de caixa. Ao registrar estas despesas você conseguira ter uma visão sobre o que pode ser eliminado, o que pode ser trocado por opções mais baratas e aquelas que não são possíveis de alterar.

2 – Defina objetivos para seus investimentos. Se suas receitas são superiores aos gastos, você já está apto para começar a investir (afinal, sem dinheiro não há investimento). A questão agora é saber o que você irá fazer com este dinheiro no futuro. Com isto você poderá tomar melhores decisões quanto aos produtos de investimentos que irá adotar. Se seu orçamento fecha com déficit, comece com planos de contenção de gastos.

3 – Defina um valor mensal para seu lazer. Mais do que cortar gastos e investir, seu planejamento financeiro deve focar na qualidade dos gastos que você possui. O seu foco não pode ficar apenas no investir e eliminar custos e gastos, seu planejamento irá se tornar entediante e não durara muito tempo. O objetivo principal é melhorar a sua qualidade de vida, ou seja, usar melhor seus recursos sempre pensando no presente e no futuro!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.