Criptomoeda de Bitcoins: você tem coragem para investir nelas?

Apesar de já existir há quase uma década, foi só em 2017 que a criptomoeda Bitcoin ficou popularizada aqui no Brasil… Confesso que eu não entendia muito bem como funciona esse “esquema” de moeda virtual, então decidi pesquisar um pouco para tirar minha própria conclusão sobre ser loucura ou não investir nosso dinheiro nela.

Criptomoeda de Bitcoins: você tem coragem para investir nelas?

Então para começar, vamos descobrir o que são bitcoins.

O que são Bitcoins?

Bitcoin é uma moeda digital, que pode ser utilizada como forma de pagamento.

Ninguém tem certeza de quem foi criador da moeda, mas o nome Satoshi Nakamoto é citado sempre que procuramos pelo assunto.

De onde vem as moedas Bitcoins?

Essa é uma característica bem importante das criptomoedas Bitcoins: elas não são emitidas por nenhum governo e não tem vínculo com nenhum Banco.

Bitcoins são criados por milhares de computadores no mundo inteiro. Esses computadores são utilizados para resolver problemas matemáticos (que vão ficando cada vez mais difíceis) por meio de um software. Esse processo é chamado de “mineração”.

Assim que um certo número de equações é resolvido, a pessoa responsável por aquele computador receberá uma fração de bitcoins.

Esses mesmos problemas matemáticos são responsáveis pela aprovação da compra e venda de bitcoins realizadas pelos investidores, desta forma o sistema de Bitcoins se mantém.

Limite de Bitcoins

O número máximo de Bitcoins é de 21 milhões. Esse número foi definido pelo algoritmo da criptomoeda Bitcoin (lembrando que cada moeda digital tem seu algoritmo).

Por isso a dificuldade dos cálculos é atualizada pela rede, para que a moeda cresça dentro de sua limitação, até o ano de 2.140.

Como obter Bitcoins?

Existem algumas opções para quem deseja adquirir bitcoins:

  • Você pode ser um minerador (é preciso ter uma máquina bem potente que seja capaz de resolver os cálculos com a rapidez necessária);
  • Você pode procurar uma corretora de moedas digitais e abrir uma conta;
  • Você pode negociar diretamente com pessoas que vendem bitcoins (é uma boa alternativa para não pagar taxas para as corretoras)
  • Você pode vender coisas ou prestar serviços em troca de Bitcoins.

Riscos ou Vantagens?

Aqui estão algumas características das Bitcoins:

  • A moeda Bitcoin não tem nenhuma regulamentação. Seu valor depende do mercado. Quanto maior a procura, maior a cotação.
  • Alguns países querem proibir a negociação de moedas digitais, enquanto outros já aceitam Bitcoins como forma de pagamento, e esperam sua “regularização”.
  • O valor das Bitcoins depende das negociações entre compradores e vendedores.
  • Tem um grau de instabilidade muito alto, apresenta variações drásticas.

Você decide se são riscos ou vantagens…

Conclusão

Então vamos para a minha conclusão pessoal OK?

Se Bitcoins são moedas digitais, você não vai conseguir sacar uma nota delas e guardar na sua carteira, certo? Então podemos dizer que sua liquidez é baixa, o que significa que se você precisar converter Bitcoins em reais, você pode demorar um tempo. Isso se você não quiser levar prejuízo, é claro.

Além disso, por não estar atrelada a nenhum governo, não existe nenhuma lei que obrigue o pagamento de determino contrato nessa moeda. Ou seja, a moeda perde seu valor.

O que não dá para negar é que a moeda de Bitcoin pode ser vista como objeto de especulação. Se aumenta o número de compradores de Bitcoin, seu valor aumenta também. Se aumenta o número de vendedores, seu valor cai.

Eu prefiro apostar em investimentos mais seguros e menos voláteis, como os títulos públicos.

Claro que a interpretação sobre as vantagens e desvantagens da moeda Bitcoin vai depender de pessoa para pessoa. Afinal, cada um vive uma realidade diferente, certo?

Agora me conta…

Você tem coragem para investir nelas?

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Segurança no trabalho: 5 dicas para prevenir acidentes

Segurança no trabalho: 5 dicas para prevenir acidentes

Dicas de empreendimentos no Brasil durante pandemia

Dicas de empreendimentos no Brasil durante pandemia

Boa comunicação visual ajuda empresas a atrair clientes

Boa comunicação visual ajuda empresas a atrair clientes

Por que investir em imóveis é sempre a melhor opção?

Por que investir em imóveis é sempre a melhor opção?

Negócios que serão tendência nos próximos anos

Negócios que serão tendência nos próximos anos

Pix: conheça as novas regras e como ficará o seu uso

Pix: conheça as novas regras e como ficará o seu uso