Ideias e Finanças

O termo tráfego está relacionado ao fluxo, trânsito, circulação e movimentação.

No universo de marketing, o tráfego está relacionado ao alcance que sua marca conquista, como visitas, visualizações e conversões.

Há dois tipos específicos de tráfego, o orgânico e o pago.

Confira o que é tráfego orgânico, suas diferenças e algumas estratégias para diferenciar seu negócio.

O que este artigo aborda:

O que é tráfego orgânico e porque ele é importante?
O que é tráfego orgânico e porque ele é importante?
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O que é tráfego pago? 

Tráfego pago é quando a marca investe dinheiro para que seu conteúdo apareça nos resultados de busca, com maior evidência.

Quando se pesquisa algo no Google e, acima do título, está escrito “anúncio”, esse é o indicativo de que aquele conteúdo foi pago para ser promovido.

É uma estratégia que dá certo e tem um alcance eficaz, dependendo do tipo de estratégia, e pode ser aplicada não apenas em mecanismos de busca, como também em redes sociais. 

O que é tráfego orgânico?

Já o tráfego orgânico está relacionado ao não pagamento para aparecer nos resultados, mas que mesmo assim aparece porque foi criado com o objetivo de atender às necessidade de pesquisa e interesse do público em potencial. 

Muitas empresas se questionam se  vale a pena trabalhar um tráfego orgânico já que a modalidade paga promove o conteúdo de maneira muito mais rápida e eficiente.

Mas, sim, vale o esforço, pois uma vez que a estratégia seja bem definida e desempenhada, o alcance e os resultados são muito mais eficazes e duradouros.

Isso porque, pesquisas do setor apontam que entre 70 e 95% dos consumidores preferem os resultados orgânicos nos mecanismos de busca, enquanto que até 30% clicam diretamente nos links patrocinados.

Em média, em 100 buscas nos mecanismos de pesquisa, os resultados orgânicos são 54 vezes mais clicados que os links patrocinados. 

Como crescer em tráfego orgânico?

Para crescer em tráfego orgânico é importante, no caso das redes sociais, acompanhar as tendências, aquilo que está em alta. As tendências das redes sociais são como uma onda, em que grande parte do que será visto vai ser relacionada a essa informação em alta.

Portanto, é possível usar essa onda para que seu conteúdo seja visto também.

Já em termos de mecanismos de busca, investir em uma estratégia de SEO é fundamental para explorar e criar tráfego orgânico para sua marca.

Nesse aspecto é preciso contar com uma agência de marketing para definir caminhos, identificar keywords, conhecer as palavras de marca e o campo semântico do seu segmento, aumentar a autoridade de domínio e aplicar melhorias na página, que tornem seu site encontrável nas buscas orgânicas. 

De forma geral, o tráfego orgânico tende a ser mais sólido que o tráfego pago, já que a pessoa que começou a seguir sua marca pelo seu conteúdo, por exemplo, continuará seguindo pelo mesmo motivo.

Assim, vale ainda dizer que o tráfego orgânico e o tráfego pago não precisam ser, necessariamente, estratégias apartadas, mas complementares. Portanto, vale analisar potenciais e definir uma estratégia de médio e longo prazo para o orgânico, assim como uma verba dedicada ao tráfego pago. 

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre o que é tráfego orgânico, veja o vídeo do canal iConectado.

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