Ideias e Finanças

Se você quer criar um site sem ter que programar do zero, vai precisar de um CMS. Existem mais de 64 milhões de sites ativos, que utilizam mais de 1.000 sistemas de gerenciadores de conteúdo (CMS) diferentes.

Apesar da enorme quantidade de CMS diferentes, mais de 77% dos sites analisados pela extensão Wappalyzer utilizam o WordPress. Caso você não conheça o WordPress, não tem problema, já que vamos falar dele depois.

Em meio a tantas opções, a escolha de um CMS pode não parecer tão simples como é. 

Nesse post vamos explicar o conceito de CMS, o que você consegue construir com um, seus tipos e os melhores de 2022 para você usar. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

Quais são os melhores CMS de 2022?
Quais são os melhores CMS de 2022?
Pin It

Afinal, o que é um CMS?

Segundo o especialista Isael, um CMS, nada mais é do que um sistema que gerencia o conteúdo do seu site. Em vez de ter que programar usando as linguagens de programação (ou marcação) HTML, CSS e Javascript quando for adicionar um conteúdo novo, é possível adicionar conteúdo novo no seu site em minutos em um editor com um layout simples.

O que eu posso construir com um CMS?

Com um CMS é possível construir os seguintes tipos de site:

  • Loja virtual
  • Fórum
  • Criar uma Escola Virtual
  • Criar um site com o objetivo de conseguir tráfego orgânico
  • Comunidade de membros (Pagar para receber conteúdo)
  • Site de notícias
  • Blog
  • Landing Page

Tipos de CMS

Os mais de 1.000 sistemas de gerenciamento de conteúdo são divididos em 3 tipos:

  • CMS Open Source – Na tradução direta, Open Source significa Código Aberto. Quem “alimenta” esse tipo de CMS é uma comunidade de desenvolvedores, ao invés de uma única empresa. Nesse tipo de CMS, qualquer usuário consegue ter acesso ao código fonte para melhorar o sistema. 
  • Cloud CMS – Nesse tipo de CMS, os usuários podem gerenciar o conteúdo de seu site sem precisar baixar nada, acessando pelo navegador Web.
  • CMS Proprietário – Caso você opte por usar esse tipo de CMS, você estará sujeito às regras e preço que a empresa que desenvolveu impos.  O ponto positivo do CMS Proprietário é que geralmente a interface deles são simples até mesmo para usuários leigos.

5 melhores CMS de 2022

Agora que você já conhece o conceito de CMS, e seus tipos, vamos te mostrar os 5 melhores CMS de 2022. Acompanhe!

WordPress

Não tem como falar de CMS, sem mencionar o WordPress. Afinal, ele é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado e também o mais completo. Ele é um CMS de código aberto e conta com quase 60.000 plugins, que são extensões criadas por desenvolvedores, elas possibilitam que você possa adicionar praticamente qualquer coisa no seu site.

O WordPress pode ser útil para qualquer tipo de usuário, desde aquele que quer construir um simples blog até aquele que quer construir um site de uma grande empresa. Uma vantagem do WordPress, é que você consegue hospedar o seu site em qualquer empresa de hospedagem, diferentemente de alguns CMS que obrigam você a manter o site com ela.

Shopify

A Shopify é a plataforma de lojas virtuais mais usada do mundo, inclusive estando listada na bolsa de valores. Ela funciona no modelo de software por assinatura, ou seja, que você precisa pagar um valor mensal para ter sua loja virtual.

Os principais diferenciais da Shopify é a flexibilidade na customização da loja virtual, além de oferecer integração com mais de 2.000 aplicativos. A plataforma também se destaca por ser altamente escalável, ou seja, é útil dos pequenos aos grandes negócios.  

Wix

O Wix é usado por 1% dos sites do mundo. Pode parecer pouco, mas em um mercado tão grande, 1% é algo bem relevante. A plataforma se destaca por oferecer um construtor de sites muito simples de se usar, onde qualquer pessoa consegue construir um.

Com o Wix, é possível construir um Blog, Loja Virtual, site para venda de músicas, vídeos e fotografias e até mesmo um site para restaurantes e eventos. 

O ponto positivo do Wix é a facilidade para construir e gerenciar um site. O negativo é que não é possível hospedar o site em outro lugar e a hospedagem oferecida no plano deles não é boa, o que prejudica bastante na escalabilidade.

Outra vantagem do Wix é o seu preço. Eles oferecem um plano gratuito e até mesmo os planos pagos são acessíveis.

Squarespace

O Squarespace é uma plataforma bem semelhante ao Wix. O principal diferencial do Squarespace é oferecer templates de sites criados por profissionais. 

Assim como o Wix, a plataforma se destaca pela facilidade, mas acaba que o Wix ainda é melhor nesse quesito. Um bom exemplo é que o construtor de sites do Squarespace não é arrastar e soltar, o que torna a experiência mais complicada.

Duda

A Duda se apresenta como uma plataforma de criação de sites em escala. Ela tem parcerias com empresas como Tailor Brands e Uol, que oferecem o construtores de sites em suas próprias plataformas

Em termos de facilidade, o Wix ainda ganha da Duda, mas uma grande vantagem da Duda é que a hospedagem de sites é na AWS, a maior plataforma de hospedagem na Nuvem do mundo e que faz parte da Amazon.

Por fim, se você quer saber mais sobre CMS, veja o vídeo do canal Mario Souto Dev Soutinho.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse