Boletos parcelados: o que é, como funciona e quais lojas aceitam

Boletos parcelados: o que é, como funciona e quais lojas aceitam

Cada vez mais os consumidores do país têm facilidade para comprar produtos, seja online ou presencial. Uma das iniciativas mais aguardadas e que, finalmente, já pode ser utilizada é a forma de pagamento de boletos parcelados, serviço disponibilizado para pessoas com bom score de crédito. Com isso, a loja garante que o pagamento será realizado.

Assim, mesmo com a facilidade oferecida pelos boletos parcelados, o consumidor que quer utilizar esse serviço não pode estar negativo, além do score ser avaliado pela empresa que oferece essa forma de pagamento. 

Por isso, é essencial ficar atento às dívidas existentes, para saber se estão com os pagamentos em dia e verificar a pontuação do score. Caso o score esteja muito baixo, há formas de aumentá-lo e ter acesso a esses e outros tipos de crédito que o mercado oferece aos consumidores. 

Quer saber melhor o que é e como funciona a forma de pagamento de boletos parcelados? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre essa nova comodidade que as lojas do país oferecem aos seus clientes. 

Afinal, como e quando os boletos parcelados surgiram?

O boleto bancário é um dos documentos financeiros mais utilizados no país, sendo usado para pagar um serviço ou produto a uma pessoa ou empresa. Por meio do boleto, o emissor recebe os valores pagos pelos pagadores.

O pagamento de boleto bancário pode ser feito em diversos locais, desde instituições bancárias, nas agências dos principais bancos do país, lotéricas, caixas eletrônicos, aplicativos e até em algumas lojas. 

Essa forma de pagamento é padronizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), tendo uma data preestabelecida, valor e até multas e acréscimos, em caso de atraso para quitar o título.  

Além das lojas, outras instituições oferecem a facilidade dos boletos parcelados, através delas, os consumidores podem comprar e parcelar suas compras pagando apenas uma taxa mensal acrescida ao valor do boleto. Dessa forma, o consumidor não depende de ter dinheiro na conta ou um cartão de crédito.

Outras informações que podem conter no boleto bancário:

  • Cedente/emissor
  • Sacado/pagador
  • Valor
  • Data de vencimento
  • Juros e mora por atraso

Para fazer o uso deles, é necessário escolher essa opção na hora de pagar sua compra e realizar a emissão do boleto parcelado. 

Tem como pagar parcelado no boleto?

Atualmente, há diversas lojas online que permitem a compra utilizando a forma de pagamento de boletos parcelados. 

Por isso, se você quer efetuar compras em lojas online, você já pode utilizar esse serviço e, além da comodidade e segurança do boleto bancário, também pode parcelar suas compras e organizar melhor seu orçamento financeiro a cada mês, sem comprometer boa parte da sua renda mensal. 

Qual loja online parcela no boleto?

A forma de pagamento de boletos parcelados já é utilizada por algumas lojas online, principalmente os marketplaces, como:

  • Amazon
  • Americanas
  • Casas Bahia
  • Marabraz
  • Submarino
  • Entre outras 

Quando utilizar os boletos parcelados?

Ao realizar uma compra online é normal as lojas oferecem diversas formas de pagamento, não é? E basta você definir qual é o melhor para você para concretizar o pedido. 

Assim também é como o boleto parcelado, quando a loja oferecer essa opção e você quiser utilizá-la, é necessário apenas escolher essa forma de pagamento, a quantidade de parcelas e gerar o documento para efetuar o pagamento posteriormente. 

Dessa forma, você pode utilizar os boletos bancários parcelados sempre que for efetuar uma compra pela internet, seja de itens como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis até os mais acessíveis e baratos.  

Vantagens de parcelar suas compras no boleto bancário

As lojas que aceitam boletos parcelados permitem que os consumidores tenham acesso a muitas vantagens ao utilizar essa forma de pagamento. E engana-se quem pensa que é somente a facilidade de parcelar as compras, outros benefícios também são verificados no parcelamento pelo boleto.

Principais vantagens de utilizar boletos parcelados:

Segurança

Não são poucas as pessoas que não gostam de utilizar a internet para compras, muitas delas pelo receio com a segurança de ter seus cartões e conta bancária sujeitas a fraudes e as inseguranças da rede. 

No uso do cartão de crédito pela internet, as chances são mais altas de ter esses transtornos. Com o boleto bancário isso já não ocorre, afinal, é um documento que somente fica em dia após o cliente efetuar o seu pagamento, ao contrário do cartão de crédito ou de débito, que a transação é realizada de forma automática. 

Comodidade

Ter limite de crédito no cartão ou ter um nem sempre é algo que as pessoas têm acesso, por diversas razões. Neste caso, o boleto parcelado oferece a comodidade de ter uma forma de pagamento que é segura e, ao mesmo tempo, permite compras parceladas como ocorre no crédito. 

Parcelamento de compras

Uma das principais vantagens do uso de boleto parcelado é que essa forma de pagamento permite dividir as compras e mais vezes, mas sem necessidade de um cartão de crédito, apenas de análise e aprovação da loja que oferece essa comodidade.

Uma das queixas de quem tem cartão de crédito é depender do limite para comprar, no boleto bancário parcelado isso não ocorre, já que você não compromete esse limite, mas consegue parcelar suas compras da mesma maneira. 

Conclusão

As lojas que aceitam boletos parcelados facilitam a compra para os consumidores que querem utilizar outras formas de pagamento que vão além do cartão de crédito, débito e boleto à vista. 

Essa inovadora forma de comprar e quitar os produtos que você adquire oferece muitas vantagens, mas também alguns cuidados quanto a compra consciente para evitar o endividamento. A organização financeira e ter um orçamento mensal bem definido ajudam nesse objetivo. 

Outro cuidado é verificar as taxas de juros cobradas pela emissão do boleto, que costumam variar de acordo com o emissor. Assim, o valor da parcela mensal fica com um pequeno acréscimo, e outros emissores podem cobrar um valor único para emissão dos boletos mais a taxa mensal. 

Agora que já sabe o que são boletos parcelados, como eles funcionam e as lojas que já utilizam essa forma de pagamento, fique atento, utilize as nossas dicas e esse serviço da melhor forma para você e seu orçamento. 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Empreender com serralheria

Empreender com serralheria

Quer empreender como serralheiro? Prossiga na leitura! Hoje em dia, uma serralheria não só recebe demanda de clientes pontuais como também pode ser imp...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.