Qual o objetivo da matemática financeira nas empresas?

Em primeiro lugar, para administrar uma empresa, é preciso ter conhecimentos, que são de suma importância e através disso usar ferramentas, que são essenciais para uma boa saúde financeira da sua empresa. Nesse sentido, uma dessas ferramentas é a matemática financeira. E para isso você precisa entender qual o objetivo da matemática financeira.

Então, quer saber o que é matemática financeira e suas aplicações? E como ela  pode ajudar na sua empresa? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto..

O que é matemática financeira?

De antemão, a matemática financeira, como o próprio nome já diz, é a parte da matemática que estuda finanças e os seus fenômenos.

Ou seja, ela usa uma série de conceitos matemáticos, para analisar e resolver certas situações em relação ao comportamento do dinheiro.

Por exemplo, cálculo de desconto sobre algum produto, empréstimos, investimentos e aplicações financeiras e negociações de dívidas. 

Qual o objetivo da matemática financeira nas empresas?

Além disso, para resolver essas questões, são usadas uma série de fórmulas para o cálculo de cada situação, e além disso, a matemática financeira, serve não só para administrar uma empresa, como também pode ser usada na vida particular de cada um.

Em outras palavras, no dia a dia usamos essa área da matemática, quando fazemos uma compra, e calculamos quanto será o valor de cada parcela, quando nós calculamos a porcentagem de desconto.

Logo, saber qual o objetivo da matemática financeira melhora a gestão do dinheiro.  

Portanto, você deve estar se questionando, ”que fórmulas matemáticas são essas?’’ e ‘’como isso pode ajudar a mim e a minha empresa?”. Veja as respostas nos tópicos a seguir.

Porcentagem

Primeiramente, vamos falar da porcentagem, pois ela é fundamental para entender todos os outros assuntos, pois todos eles já usam a porcentagem. 

Então, para entender porcentagem, nós temos que saber que ela é uma divisão por cem, ou seja, quando falamos de 40% nós estamos falando de 40/100 que fazendo a conta da 0,4 após isso você deve multiplicar pelo preço do produto.

Por exemplo, vamos supor que  um determinado produto P que custava 200 reais, teve seu preço aumentado em 40%, então faremos da seguinte forma 40/100 da 0,4, depois fazemos 200 x 0,4 que é igual a 80.

Assim, o aumento vai ser de 80 reais, e o preço final será de 280 reais.    

Taxa de juros

Desde já, as taxas de juros são divididas em dois tipos, juros simples e juros compostos. Vamos falar a seguir de cada um. 

Simples

Primeiramente, para o cálculo do juros simples usamos a seguinte fórmula : 

  • J = C.I.T, onde: 
  • J= valor total dos juros
  • C= capital aplicado
  • I= taxa de juros 
  • T= tempo corresponde a os juros

Nesse sentido, após descobrirmos os juros, devemos saber o valor do montante, que usa a seguinte fórmula:   M = C + J no qual:   

  • M= montante
  • C= capital aplicado 
  • J= juros

Compostos

Agora, nos juros compostos usamos a seguinte fórmula: M = C · (1 + i)t, onde: 

  • M= Montante
  • C= Capital investido 
  • i= taxa de juros 
  • T= Tempo

Como a matemática financeira pode ajudar no funcionamento de uma empresa?

Sobretudo, a matemática financeira, pode ajudar a sua empresa a crescer, pois ela pode contribuir para uma diminuição nos custos e consequentemente um aumento nos lucros.

Além disso, ela vai te ajudar na tomada de qualquer decisão, como, por exemplo, calcular os riscos de fazer aquela  certa operação ou um investimento naquele certo produto.

Agora, vamos ver em que áreas a matemática financeira pode ajudar.  

Calcular os custos de produção

De antemão, custos de matérias primas, maquinários, despesas administrativas, marketing, estoque etc. É com base nesse valor que é estimulado o valor do lucro.

Folha de pagamento

Salários, horas extras, indenizações, bônus extras, gratificações e aumentos nos salários.

Análise da margem de lucro

Antes de mais nada, se ele vai baixar ou vai aumentar em determinado período e com isso fazer planejamentos. 

Determinação de preço de venda

Primordialmente, para precificar os produtos corretamente é fundamental garantir que a empresa tenha fluxo de caixa suficiente para cobrir despesas e ter lucro.

Área tributária

À primeira vista, para calcular o quanto de imposto precisará ser pago. 

Amortização de financiamento

Em primeiro lugar, amortizar e um processo de pagamento de dívidas aos poucos, por exemplo pagamentos mensais.

Nesse sentido, existem dois métodos para isso, o Sistema de Amortização Constante(SAC) em que as prestações começam altas e vão decrescendo ao longo do tempo e o outro é o Price, em que o devedor paga parcelas iguais. 

Análise de investimento

De antemão, na hora de pensar onde investir e como investir, quais são os riscos de ganhos e perdas a matemática financeira, ajuda bastante com cálculos de alguns indicadores de rentabilidade como:

  • Valor presente líquido(VPL);
  • Valor presente líquido anualizado(VPLa);
  • Retorno sobre investimentos( ROI);
  • Índice Benefício/ custo(IBC);
  • Taxa de retorno(TIR);
  • Payback;
  • Ponto de Fisher. 

Fluxo de caixa

Antes de tudo, o mais importante em uma empresa é o que faz ela girar, o fluxo de caixa não poderia ficar de fora.

Ou seja, com a matemática financeira é possível calcular o que vai entrar  e o que vai sair e através de analises fazer projeções para o futuro responder a questões importantes.

Por exemplo, qual a disponibilidade financeira? Qual o valor do capital de giro para manter a empresa em funcionamento? Quanto há de recursos sobressalentes para investimentos?

Conclusão

Por fim, a matemática financeira é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa, pois é através dela que se extrai os dados e os dados, é o mais perto que nós temos da realidade, pois como diz a clássica frase “Os números não mentem”.

Por último, conseguiu aprender qual o objetivo da matemática financeira? Confira outros artigos em nosso blog e fique por dentro do mundo das finanças.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Fluxo de caixa: a receita para o sucesso da sua empresa

Fluxo de caixa: a receita para o sucesso da sua empresa

Como o IOF mexe na vida financeira?

Como o IOF mexe na vida financeira?

Open finance é seguro? Veja como ele funciona

Open finance é seguro? Veja como ele funciona

Saiba como cuidar das finanças da sua pequena empresa

Saiba como cuidar das finanças da sua pequena empresa

Razões para aprender sobre finanças

Razões para aprender sobre finanças

Ponto de equilíbrio: o que é e como calcular? (Break Even Point)

Ponto de equilíbrio: o que é e como calcular? (Break Even Point)