Importância da matemática financeira na gestão empresarial

É primordial que o gestor de uma empresa precise ter familiaridade com a matemática financeira, de modo a realizar a administração do seu negócio da melhor maneira possível. 

Sem esses conhecimentos básicos sobre a matéria, é praticamente impossível que ele faça o gerenciamento adequado do fluxo de caixa, bem como realize o controle da folha de pagamento e fluxo de mercadorias. 

Daí se pode extrair a necessidade do gestor dessa empresa ter esse conhecimento sobre a matemática financeira, de modo que ele possa realizar esse controle da melhor forma possível. 

A matemática financeira trabalha basicamente com os valores e números. São essas duas ferramentas que a empresa precisa e das quais depende diretamente para a sua existência, bem como para o seu crescimento.

Fazer o controle adequado desses números é um dos grandes desafios enfrentados pelo empresário. Se você tem um negócio e também enfrenta desafios em relação à gestão empresarial e à matemática financeira, saiba que este texto foi criado para você. 

Importância da matemática financeira na gestão empresarial

Nele, abordaremos alguns aspectos importantes que dizem respeito a essa matemática, bem como daremos algumas dicas e conceitos sobre ela. Sendo assim, continue essa leitura e saiba mais.

Aplicação da matemática financeira nas empresas

A matemática financeira é um dos ramos da matemática usada especificamente para analisar dados financeiros gerais. 

Para tanto, utiliza um conjunto de conceitos como: capital, patrimônio líquido, os juros, a inflação, os empréstimos e investimentos, o lucro, o valor presente e valor futuro, fluxo de caixa daquela empresa, a taxa de retorno, etc. Sua função é analisar e estudar a movimentação do dinheiro.

Portanto, os cursos de administração de empresas e contabilidade possuem matemática financeira em seus cursos. 

Mas também existem cursos independentes, e todo bom gerente deve aprender esses cursos para aprimorar e atualizar seus conhecimentos. 

Como todos sabemos, software e outros recursos digitais são agora amplamente usados ​​no mundo dos negócios, e a matemática financeira também está integrada a eles.

Sobre os processos financeiros da empresa

O uso preciso da matemática financeira ajuda a reduzir custos e maximizar os lucros, o que todo gerente deseja. 

Ele fornece as ferramentas necessárias para avaliar os recursos mais viáveis, bem como aqueles investimentos que são capazes de trazer maiores benefícios tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Qualquer projeto comercial deve ser apoiado por análise financeira. Em outras palavras, cálculos e considerações baseados em matemática financeira incluem os retornos potenciais que o projeto pode fornecer.

É uma importante ferramenta para resolver grandes e pequenos problemas dentro da empresa, quantificando as transações financeiras e considerando o valor da moeda.

Calcule prestações de empréstimos, organize e controle salários, corte despesas e avalie margens de lucro. Todos esses processos dependem mais ou menos da matemática financeira.

Sobre os juros simples

Juros simples é um dos elementos mais comumente usados ​​em matemática financeira e é muito importante para qualquer empresa. É uma forma de correção monetária que calcula a taxa de juros com base no principal e mantém a receita mensal igual. 

Embora não sejam mais usados ​​pelo sistema financeiro, é essencial que os administradores entendam o seu conceito, uma vez que eles ainda são cobrados em determinados financiamentos, bem como nas aplicações bancárias, pagamento de impostos e demais situações financeiras.

A fórmula básica dos juros é J=CxIxT

O J significa juros simples;

O C vem de capital;

O I da taxa de juros; e

O T do tempo de aplicação.

A importante valoração do risco versus o retorno obtido

A necessidade de avaliar o retorno do projeto ou do investimento é de grande importância e merece ser discutida por todos os participantes daquela empresa. 

Ele não é capaz apenas  de calcular a taxa de retorno, mas também a probabilidade de risco de tais aplicações que o gestor pretende fazer, evitando assim que os gerentes incorrem em grandes perdas.

Hoje, muitos programas são usados ​​para ajudar nesse cálculo, mas todos os programas são baseados em matemática financeira. É preciso calcular as taxas de juros. Qualquer coisa que envolva valores e porcentagens precisos envolve conhecimento de matemática financeira.

A tomada de decisão

A matemática financeira é a ferramenta básica para os gestores tomarem as melhores decisões para a empresa. Considere os riscos e retornos potenciais, taxas de juros, custos operacionais, salários e muitos outros pontos relevantes. 

O departamento de contabilidade também usa a matemática financeira ao escolher o melhor sistema tributário para uma empresa e precisa dela para calcular corretamente os impostos, descontos e compensações em todo o processo de gestão tributária.

Todas as decisões tomadas pelo gestor, devem ser feitas pensando justamente no futuro daquela empresa, tendo como base a projeção do fluxo de caixa. Dessa forma, quanto mais precisa for a projeção, melhor será a decisão a ser tomada por aquele gestor. 

Essa projeção somente se dá a partir das informações colhidas por meio da matemática financeira, permitindo que ele realize uma projeção segura, com base nos números precisos, não apenas no achismo ou intuição.

Conclusão

O mundo dos negócios é feito de decisões. Devo contratar novos funcionários? Máquinas de trabalho? Mudar de fornecedor? Esses são alguns dos problemas que você e todos os outros empresários podem encontrar. 

Isso porque toda empresa terá sucesso e buscará o crescimento. Para saber a resposta, você notou que é necessária muita análise e o primeiro requisito para tudo é o conhecimento de matemática financeira.

É mais do que fornecer fórmulas, é de grande valor para a tomada de decisões e ajuda a reduzir custos e maximizar lucros.

Através da aplicação da matemática correta, o gestor tem a possibilidade de estudar tudo que envolve os processos financeiros da sua empresa, desde aquele processo mais simples até o mais complexo. 

Com isso, as decisões se tornam menos difíceis de serem tomadas, uma vez que o gestor pode contar com todos os dados que são obtidos a partir da análise e da utilização da matemática financeira. Tudo isso só pode ser alcançado com a ajuda dessa ferramenta tão essencial na vida do empresário.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

10 desafios do dia a dia do gestor financeiro

10 desafios do dia a dia do gestor financeiro

Como emitir nota fiscal eletrônica

Como emitir nota fiscal eletrônica

10 benefícios de um software de gestão financeira

10 benefícios de um software de gestão financeira

Como economizar dinheiro na sua empresa?

Como economizar dinheiro na sua empresa?

Como estimar o valuation da minha startup?

Como estimar o valuation da minha startup?

Gestão financeira para pequenas empresas: 6 erros mais comuns

Gestão financeira para pequenas empresas: 6 erros mais comuns