Ideias e Finanças

A gestão do orçamento é um dos grandes desafios para quem possui uma microempresa no Brasil. São várias as despesas, desde a organização da limpeza do espaço até o pagamento de fornecedores.

Portanto, realizar a gestão eficiente do orçamento é fundamental para trazer solidez financeira ao seu negócio e evitar que ele entre na estatística de 21,6% das microempresas que abrem falência no Brasil em até cinco anos. Os dados são da pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, realizada pelo Sebrae em 2021.

Mas, então, como administrar o dinheiro de uma pequena empresa? Afinal, quais são os principais aspectos a serem considerados na hora de economizar dinheiro? Veja logo abaixo neste artigo do Ideias e Finanças.

O que este artigo aborda:

Como economizar dinheiro na sua empresa?
Como economizar dinheiro na sua empresa?
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Gestão financeira

De acordo com o Sebrae, gestão financeira é “o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do pequeno negócio”.

Nesse sentido, a gestão financeira visa equilibrar as contas da empresa e, ao mesmo tempo, maximizar a receita das suas operações. Com mais receita e menos custos, o lucro tende a ser maior. Logo, a empresa terá mais recursos para contratar pessoal, adquirir insumos e expandir seu crescimento.

De maneira geral, existem várias formas para se executar uma boa gestão dos recursos financeiros. As três principais delas estão descritas logo abaixo.

Gestão de caixa no dia a dia

Essa gestão cuida do fluxo de caixa, entradas de serviços ou de produtos vendidos pela empresa. Pelo lado das saídas, estão os pagamentos de fornecedores, salários, insumos, impostos, entre outros gastos.

Investimentos

São os gastos referentes à expansão das atividades da empresa e seu crescimento. Nesse sentido, estão as compras de insumos, equipamentos, modernização, cursos de capacitação etc.

Gestão de crise

A empresa está preparada para lidar com imprevistos, sejam eles conjunturais ou da própria operação do negócio? Se não é o caso, você precisa ter uma solução para lidar com a gestão de crises.

Essa área lida com renegociação de prazos, com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução etc. Em suma, qualquer gasto que não estava no horizonte de curto prazo da empresa.

Como economizar dinheiro?

Há muitas maneiras de fazer uma revisão financeira na sua empresa em todos os campos. Por exemplo, a modificação de processos operacionais é um caso. Mas até gestos menores podem contribuir para reduzir as despesas cotidianas e otimizar o orçamento da companhia.

Veja agora quatro exemplos que podem contribuir para a redução de gastos do dia a dia.

Mantenha despesas pessoais em separado

É comum, sobretudo em micro e pequenas empresas, que os gastos pessoais acabem se misturando com os do negócio. Nesse sentido, dois erros são bastante comuns entre os empreendedores:

  • Pagar despesas pessoais com o dinheiro do caixa da empresa;
  • Utilizar recursos pessoais para cobrir eventuais dívidas e imprevistos da empresa.

No entanto, essa mistura pode resultar em uma grande bagunça e até em problemas contábeis. Questões fiscais, responsabilidade pessoal e registros contábeis confusos são apenas alguns desses riscos.

Portanto, tente sempre manter um orçamento pessoal e um orçamento comercial, sem nenhuma conexão entre si. Caso você pretenda retirar um pro-labore da empresa, coloque-o como um gasto comercial e mantenha suas despesas longe da empresa.

Faça compras no atacado

Alguns dos gastos mais recorrentes de uma empresa são ligados à manutenção de suas instalações, como a compra de insumos (papéis, arquivos, computadores) e até produtos de limpeza.

Embora pareçam banais, tais custos impactam o orçamento, especialmente em tempos de inflação elevada.

Felizmente, as empresas possuem a vantagem de tamanho, o que lhes dá um poder de comprar em grandes quantidades. Sempre que possível, faça as compras em lugares que oferecem desconto para quem adquire volumes elevados. Assim você mantém um estoque confortável e pode economizar nos preços.

Negocie com fornecedores

Se você está prestes a realizar alguma compra com seus fornecedores, é hora de negociar. Procure conseguir uma oferta melhor ou até um prazo maior de pagamento para os produtos. Também faça uma pesquisa com outros fornecedores em busca de termos mais vantajosos.

Às vezes um prazo maior de pagamento ou um desconto de 5% no preço podem representar uma grande economia para pequenos negócios.

Use a tecnologia a seu favor

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o uso do WhatsApp para negócios no Brasil cresceu 251% em 2021. E a ferramenta é somente uma das tecnologias que aprimoraram as operações de várias microempresas.

Utilizar a tecnologia é uma via de mão dupla, pois serve tanto para alavancar as receitas quanto para reduzir custos. Nesse sentido, o uso do WhatsApp ajuda a reduzir custos com atendimento e aumenta o público-alvo da companhia.

Assim, a tecnologia também é muito útil na gestão interna da empresa. A utilização de um software contábil, por exemplo, pode reduzir muito os custos de declarar e pagar impostos.

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