O que são fundos de investimento?

O que são fundos de investimento?

Os fundos de investimentos funcionam como se fossem um condomínio que permite ao investidor o acesso coletivo aos diversos mercados, normalmente os fundos são administrados por instituições financeiras que oferecem ao cliente esta prestação de serviços.

Os investidores depositam formando um patrimônio que deduzindo as taxas de administração e outros encargos formam o patrimônio líquido do fundo, os fundos são distribuídos em cotas, no final de cada dia o patrimônio do fundo pode aumentar ou diminuir conforme o desempenho dos ativos do fundo, assim cada investidor pode ganhar ou perder cotas durante o período em que se manter em determinado fundo de investimento.

Investir em fundos de investimentos tem como vantagem o serviço especializado de um gestor, este devidamente autorizado pela CVM e possuindo a certificação de gestores da ANBIMA, pois será responsável pelos investimentos e desinvestimentos conforme política do fundo, também responsável pela compra e venda de ativos financeiros, gerenciamento da liquidez do fundo dentre outras responsabilidades.

Com ingresso a um fundo de investimento é possível o acesso a diversos mercados como ações, derivativos, imobiliário, renda fixa, assim possibilitando um ganho maior, talvez sem os serviços do fundo o investidor não conseguiria acessar tais mercados.

Por mais que os serviços dos fundos de investimentos sejam prestados por instituições especializadas, os riscos ainda existem, conforme a política de investimento do fundo os riscos podem de maiores ou menores, dependendo da exposição da carteira de investimento de cada fundo.

Os fundos são uma boa opção de investimento, pois com uma carteira de ativos diversificada, é possível boa rentabilidade com menos riscos. Nas próximas postagens conheceremos os tipos de fundos, riscos, classificação e outras informações.

Diego Augusto

Diego Augusto

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Empreender no ramo estético

Empreender no ramo estético

Quer empreender no segmento estético? Confira essas informações! A busca por procedimentos estéticos tem sido cada vez maior em todo o mundo. Proced...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.