Ideias e Finanças

Você também é daqueles que sempre procura novas maneiras de incrementar suas finanças? Então já deve ter escutado falar sobre criptomoedas, certo? Mas afinal, você sabe tudo sobre esse mundo de investimentos?

Certamente a frase mais utilizada no ambiente das finanças e criptomoedas atualmente é comprar bitcoin. Afinal, essa é a pioneira entre o já vasto mercado das criptomoedas, portanto é comum que seja a mais conhecida. 

Mas para melhorar suas finanças utilizando as criptomoedas, é imprescindível estudar mais a fundo sobre esse tipo de investimento. Com isso, confira agora tudo o que você precisa saber sobre como ter carteira de criptomoedas. 

O que este artigo aborda:

Como ter carteira de criptomoedas para melhorar as finanças?
Como ter carteira de criptomoedas para melhorar as finanças?
Pin It

Para melhorar suas finanças saiba o que são criptomoedas

De modo geral, as criptomoedas são dinheiros virtuais, ou seja, você pode usar para comprar algumas coisas, como carros, algumas obras e até seguros. Entretanto, esse é um dinheiro que não é emitido pelos governos.

Assim, a criptomoeda funciona como um pagamento digital que não necessita de bancos para confirmar ou bloquear transações. Ela leva esse nome por ser um processo que utiliza criptografia para a verificação e controle das transações financeiras.

Embora seja um investimento de riscos e muito volátil, vem se tornando uma alternativa bastante procurada para aumentar e desenvolver as finanças das pessoas, principalmente a longo prazo.

Melhorar as finanças sabendo como a criptomoeda funciona

As criptomoedas funcionam basicamente dentro de um grande banco de dados chamado blockchain. Nele são feitos todos os registros de todas as transações de criptomoedas e também é onde ficam guardadas as moedas de todos os investidores. 

Além disso, é importante ressaltar que as informações de cada comprador e investidor não são atreladas à operação. Isso possibilita a prática de transferências anônimas, garantidas pela criptografia, que aumenta a segurança de todas as transações.

Como melhorar suas finanças comprando criptomoedas?

Agora que você já sabe o que são as criptomoedas e como elas funcionam, chegou o momento de entender como melhorar sua finanças a partir desse novo mecanismo de investimento, que ganha cada vez mais espaço no mercado. 

1. Escolha uma plataforma

A primeira etapa para entrar para o mundo das criptomoedas, e tentar aumentar suas finanças, é encontrar a melhor corretora para o seu perfil de investidor. Existem diferentes tipos de corretoras no mercado.

Sendo assim, é importante você analisar as características de cada uma, assim como as vantagens e desvantagens delas. Estude sempre a quantidade de criptomoedas ofertadas, taxas de cobrança e também opções de saque e recursos de segurança.

2. Transferir fundos para a conta criada

Após analisar algumas corretoras do mercado de criptomoedas, você já pode criar sua conta e transferir a quantia desejada para a sua conta digital. É muito importante se atentar às condições de depósito e evitar usar o cartão de crédito nessas transações. 

3. Investir sua finanças

Em seguida, depois de disponibilizar o dinheiro para investir, é imprescindível que você estude bastante sobre o cenário de cada uma das criptomoedas. Para isso é sempre recomendado buscar ajuda de pessoas capacitadas para te auxiliar.

Afinal, o mercado de criptomoedas é bastante arriscado e precisa de muito empenho e dedicação para ser feita transações com o menor risco. Além disso, é importante que você tenha a disponibilidade de esperar o retorno do investimento a longo prazo.

Criptomoedas mais usadas para alavancar as finanças

1. Bitcoin

Como você deve saber, a Bitcoin é a primeira criptomoeda desenvolvida e também a mais famosa, até por isso, certamente, é a mais comercializada e buscada pelos novos investidores. 

Foi criada em 2009 por um pseudônimo Satoshi Nakamoto, que até hoje não se sabe exatamente quem é ou se trata de um grupo de desenvolvedores. Portanto, a Bitcoin revolucionou o mercado de investimentos e deu vida às criptomoedas. 

2. Ethereum

A segunda criptomoeda mais usada entre os investidores desse mercado é a Ethereum, que se apresenta como uma variação a original Ether, foi desenvolvida em 2015. A Ethereum é uma plataforma com código aberto para executar aplicações sem centralização.

3. Litecoin

Outra criptomoeda bastante utilizada para aumentar as finanças é a Litecoin, lançada em 2011, e desenvolvida por Charlie Lee, um ex-funcionário do Google. Ela também pode ser utilizada para pagamentos de bens e serviços. 

Entretanto, a grande diferença da Litecoin é que qualquer pessoa pode participar do processo de desenvolvimento de novas unidades. É uma moeda virtual mais fácil e acessível à população.

Riscos de tentar aumentar as finanças com criptomoedas

Certamente a maior vantagem de ter em suas finanças carteiras digitais de criptomoedas é a segurança entre os ativos e também a facilidade de transações. Entretanto, o grande risco desse mercado é a sua volatilidade.

Por ser um mercado em clara expansão é comum grandes alterações nos valores das moedas digitais, com isso é muito importante que o investidor tenha cautela e faça um estudo prévio sobre as características de cada moeda e plataforma.

Além disso, é importante que o comprador entenda que esse é um tipo de investimento a longo prazo, ou seja, mesmo que grandes alterações de quedas ocorram, a longo prazo esses investimentos tendem a ser rentáveis a suas finanças. 

Por fim, assim como em outros investimentos, é importante que o investidor tente diversificar os aportes em diferentes moedas. Afinal, você já deve saber que a diversificação é a melhor maneira de obter bons rendimentos, além de ser uma maneira de diminuir grandes perdas.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mundo das criptomoedas e algumas das suas principais moedas digitais, como Bitcoin, fica mais fácil entender como e porque esse investimento pode ser muito valioso para o desenvolvimento das suas finanças.

Entretanto, é muito importante ter em mente que como outros investimentos é necessário bastante estudo e empenho para entender as características desse mercado e também encontrar as melhores corretoras. A partir disso, você poderá escolher as melhores criptomoedas para o seu perfil de investimento, lembrando que apesar de apresentar bons rendimentos a longo prazo, as criptomoedas são extremamente voláteis.

Por fim, se você quer mais algumas dicas em como ter carteira de criptomoedas paa melhorar as finanças, veja o vídeo do canal Me Poupe.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse