Ideias e Finanças

Não é nenhuma novidade que o mercado de criptomoedas, da forma que todos conhecem hoje, ainda não possui nem uma década de existência. Isso mostra que neste curto período de sua existência, ele já conseguiu mexer com a economia do mundo todo, trazendo grandes mudanças na forma que governos negociam, e também contribuiu para o sucesso de milhares de investidores.

Nesse cenário que possui um enorme índice evolutivo, vemos no epicentro de toda a “trama” das criptomoedas, dois nomes considerados os maiores do mundo das blockchains. Essas moedas, sem sombra de dúvidas, até mesmo quem não é investidor ou têm pouco conhecimento sobre criptomoedas conhecem. Elas são o Bitcoin e a Ethereum. Mas além delas, chegaram no mercado as CBDC, uma novidade que vem impactando esse tão lucrativo mercado.

O que este artigo aborda:

O surgimento das CBDCs e seu impacto nas criptomoedas
O surgimento das CBDCs e seu impacto nas criptomoedas
Pin It

Conhecendo melhor as CBDC e o seu impacto

Em primeiro lugar, é importante realçar o significado da sigla CBDC (Moedas digitais de Bancos Centrais). Esse é um modelo de moeda digital emitido e garantido pelo banco central de um país. Diferente das criptomoedas descentralizadas, como o Bitcoin, ela é emitida e regulamentada por uma autoridade central, como um banco central ou governo, por exemplo.

Essas moedas geridas por entidades governamentais usam a tecnologia de registros distribuídos, também conhecida como DLT na sigla em inglês. Essa tecnologia faz uso da blockchain, porém acaba diferindo bastante das outras moedas que atuam diretamente nesse sistema. Sabendo que as CBDCs são moedas governamentais, muitos leigos podem confundi-las com o stablecoin, porém elas também se diferem.

As stablecoins são uma categoria específica de criptomoedas projetadas para manter um valor estável, em contraste com as criptomoedas mais tradicionais, como o Bitcoin, que possuem total volatilidade em seus sistemas. A estabilidade dessas moedas é alcançada vinculando o valor dela a um ativo subjacente, como moedas fiduciárias, commodities, índices ou outros instrumentos financeiros, por isso pode ser facilmente confundida com uma CBDC.

A principal motivação por trás das stablecoins é fornecer os benefícios das criptomoedas, como transferências rápidas e globais, sem a volatilidade comumente associada a esses ativos. Já os CBDCs são as próprias moedas emitidas pelos órgãos governamentais e oferecem vários outros benefícios, que podem ser vistos a seguir.

Benefícios e impactos, CBDC na prática

Agora você já sabe que as CBDCs têm o potencial de oferecer estabilidade ao mercado de ativos digitais. Ainda, sendo respaldadas por governos, elas podem atrair investidores em busca de ativos digitais mais seguros e confiáveis. Porém, os benefícios entregues por essas moedas são ainda mais atrativos.

Integração financeira

A introdução das CBDCs no mercado facilitou a integração entre o sistema financeiro tradicional e o mundo dos ativos digitais. Isso, sem sombra de dúvidas, conseguiu resultar em maior aceitação e uso de criptomoedas em transações cotidianas, mostrando que até os governos estão aderindo a essa “moda”.

Regulação aprimorada

O segundo impacto fica com a regulação aprimorada na implementação de CBDCs. Os governos podem exercer um controle mais direto sobre as transações financeiras digitais, algo que pode levar a regulamentações mais claras e seguras para o mercado de ativos digitais como um todo.

Não muito recentemente, novas regularizações entraram em vigor referentes às criptomoedas e fraudes, demonstrando o quão empenhado os governos estão para com os ativos digitais.

Concorrência com criptomoedas privadas

Já em terceiro lugar, a ascensão das CBDCs pode representar uma competição para as criptomoedas privadas, pois oferecem uma alternativa regulamentada e garantida. Isso pode influenciar a preferência dos investidores em busca de ativos digitais mais estáveis, já que quanto mais estabilidade a moeda tiver, menores serão os riscos de investimento.

Por fim, vemos que a introdução das CBDCs pode estimular a inovação em tecnologias financeiras governamentais, o que pode ser muito bom dependendo do ponto de vista. E sabendo mais sobre o surgimento dessas moedas de bancos centrais, seus impactos e como elas diferem das stablecoins, será possível investir nelas sem medo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse