Ideias e Finanças

Uma excelente forma de adquirir bens de alto valor – como casas, carros, viagens, entre outros – é optar pelo consórcio. 

Essa modalidade de negócio funciona como um tipo de compra coletiva, em que pessoas com o mesmo objetivo se unem em um grupo e pagam, mensalmente, parcelas que são aplicadas para a aquisição do bem em si. 

Ao longo do período de vigência do consórcio, vão ocorrendo as contemplações, momento no qual – por meio de sorteio – os consorciados passam a ter acesso à carta de crédito, cujo valor pode ser utilizado na transação de compra do objeto do consórcio. 

Por serem um produto muito popular, hoje em dia existem consórcios dos mais variados tipos, mas com certeza um dos mais populares é o consórcio imobiliário

Afinal, casas e apartamentos são bens com valor elevado e sua aquisição exige uma enorme movimentação financeira, e nem todas as pessoas têm condições de realizar a compra à vista. 

Por outro lado, ao optar pelos burocráticos financiamentos, é necessário se comprometer por uma quantidade muito grande de tempo, além de arcar com juros altíssimos, o que encarece o valor final da compra e costuma afastar muitas pessoas do sonho do imóvel próprio. 

Nesse cenário, o consórcio imobiliário é uma excelente solução, uma vez que sua aquisição é mais prática, rápida e previsível do que as demais modalidades de crédito disponíveis no mercado. 

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens do investimento, não se preocupe! Preparamos essa lista com 5 motivos que comprovam que os consórcios imobiliários valem a pena. 

Veja!

O que este artigo aborda:

Ilustração de uma casa e um dinheiro simulando um consórcio imobiliário
Ilustração de uma casa e um dinheiro simulando um consórcio imobiliário
Pin It

1. Poder de compra garantido 

Toda compra de longo prazo precisa considerar as movimentações da economia para que valha a pena. 

Com o consórcio, a principal preocupação poderia ser a incompatibilidade entre o valor da carta de crédito e os preços dos imóveis, mas o poder de compra é garantido pela atualização monetária, que leva em conta a inflação, taxas de juros, etc. 

Além disso, uma carta de crédito dá ao consorciado o poder de compra à vista, o que permite maiores possibilidades de negociação e até mesmo descontos consideráveis. 

2. Não é necessário dar entrada 

Nos financiamentos, é importante considerar que os bancos não cobrem o valor integral do imóvel e, na maior parte das vezes, é necessário dispor de – pelo menos – 20% do total para dar uma entrada. 

Ou seja: sem o dinheiro em mãos, pelo menos para essa sinalização no momento da compra, não há negócio a ser feito. 

Essa é uma grande vantagem do consórcio, que cobre até 100% do valor total do bem, ideal para quem não dispõe de altos valores de uma só vez. 

3. Ausência de juros 

Diferente dos financiamentos, o consórcio não conta com a incidência de juros, o que já representa uma grande economia. 

Cada parcela tem seu valor destinado à aquisição do imóvel em si e o único valor a mais é o da taxa de administração, que é informado logo no momento da contratação do consórcio.

Outros valores que podem ser acrescidos são os da formação do fundo de reserva e de seguros, mas ambos são opcionais e o consorciado pode escolher não adquiri-los.

Novamente, tudo isso deve ser combinado no momento da contratação do serviço, então fique atento e tire todas as suas dúvidas para garantir que você está de acordo com os termos e condições estabelecidos. 

4. Facilidade de aquisição de uma cota

Um financiamento de imóvel é um processo bastante lento e burocrático.

Na maior parte dos casos, o banco credor exige uma extensa documentação, que envolve a comprovação de renda e cálculos gigantescos para garantir que o solicitante tem condições de arcar com o valor das parcelas. 

No caso dos consórcios, tudo isso é muito simplificado: basta adquirir uma cota e pagar as parcelas em dia para poder participar dos sorteios de contemplação e dar lances para acelerar o processo de acesso à carta de crédito. 

5. Previsibilidade do valor e parcelas fixas

Justamente por não ter a incidência de juros, o consórcio oferece uma vantagem indiscutível, que é a previsibilidade. 

As parcelas são fixas e o único reajuste que ocorre – anualmente – tem a ver com as taxas administrativas e outras aceitas no momento da contratação do consórcio, e mesmo assim o valor é bem menor do que em um financiamento. 

Além disso, a administradora é responsável por manter a transparência ao longo do consórcio, informando toda vez que houver essa mudança nos valores. 

Assim, o consorciado consegue se planejar com muito mais tranquilidade, com a garantia de que o sonho da casa própria não irá se tornar um pesadelo de dívidas e parcelas atrasadas.

Por fim, caso você tenha mais alguma dúvida se o consorcio para imóvel vale a pena, veja o vídeo do canal do Gustavo Cerbasi.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse