Ideias e Finanças

Se você está dando os seus primeiros passos no mundo do mercado de ações, deve ter se deparado com inúmeros termos e, sobretudo, modos de investir. Afinal, há diferentes óticas e estilos quando se fala de investimento em ações.

Mas, hoje você vai aprender o que precisa para fazer uma negociação de ação online e investir seu dinheiro.

Neste artigo, vamos te mostrar como negociar ações em duas frentes diferentes, uma que explicará alguns termos e o que eles permitem que você faça e outra que abordará três estratégias que, se bem executadas, serão rentáveis durante a sua jornada de investimentos.

O que este artigo aborda:

Como negociar ações: Aprenda a investir corretamente
Como negociar ações: Aprenda a investir corretamente
Pin It

Entendendo as principais operações do mercado de ações

O mercado de ações é mais simples do que parece: empresas buscam dinheiro com os investidores e, em troca, oferecem um percentual pequeno delas, que são as ações. O investidor, com uma ação, pode ganhar com a valorização dela ou, ainda, colhendo os dividendos que elas pagam.

Mas, existem outras operações mais avançadas que podem ser utilizadas, confira:

  • Aluguel de ações: esse recurso permite que você alugue as suas ações para outro negociador e, em troca, receba uma pequena taxa por isso. É uma forma de aumentar a sua rentabilidade, caso tenha uma estratégia que não requeira se desfazer de sua posição do dia para a noite;
  • Opções de compra: basicamente, você compra o direito de compra de uma ação se ela chegar até um valor do seu interesse. Você pode ser o comprador ou o vendedor dessa opção e, assim, ou ganhar um prêmio por dar a opção a alguém, ou ter o direito de comprar a ação de alguém por um preço que você julgue bom, caso a ação toque aquele valor;
  • Proventos e bonificações: proventos são divididos em juros sobre capital próprio, nos quais incide o IR e dividendos, que são isentos. Eles são parte do lucro da empresa, que é entregue aos seus investidores. Em relação às bonificações, elas são como se a empresa oferecesse ainda mais participação aos seus acionistas sem exigir mais dinheiro por isso.

Essas são operações ou fenômenos que o ajudam a investir melhor. No entanto, eles precisam ocorrer dentro de uma estratégia. Nós vamos mostrar três delas, para que você as entenda e veja qual está mais alinhada ao seu perfil.

Três modos de investir

Não é raro você ver alguns investidores e influenciadores que gostam de combinar algumas das estratégias abaixo.

Na verdade, o mais importante para saber como negociar ações é você se aprofundar na que mais gosta, montar o seu plano, entender o que está fazendo para depois investir.

E, claro, é fundamental que as conheça.

Outro ponto vital é que, ainda que as opções de aumentar a sua rentabilidade acima sejam interessantes, você tenha calma – se for um iniciante – e comece pelo básico de compra e venda das ações. 

Depois de entender o mercado, pode ser um pouco mais sofisticado com outros recursos.

1. Day Trade

Essa é, talvez, a estratégia mais conhecida e adotada pelos investidores. Ela consiste, basicamente, em comprar uma ação e, no mesmo dia, vendê-la. A ideia é que, no mesmo pregão, ações podem variar consideravelmente e, portanto, oferecer bons ganhos em pouco tempo.

Isso, claro, se você acertar o momento de entrada e de saída da operação.

Para isso, existem diversas técnicas, estudos e, inclusive, ferramentas que contam com inteligência artificial avançada para entender as inúmeras variáveis do mercado e, desta forma, tentar prever com mais eficiência o que ocorrerá naquele dia com determinado ativo.

2. Swing Trade

Outra estratégia que consiste em comprar e vender ações. Entretanto, neste caso, o processo não ocorre no mesmo dia. A ideia é aproveitar, digamos, uma semana ou coisa do tipo para que um ativo decole e, então, realizar a venda.

Mas, o conceito requer, aproximadamente, o mesmo tipo de recurso do day trade.

Em outras palavras, normalmente, cenários macroeconômicos, do nicho daquela determinada empresa, político e muitos outros precisam ser conhecidos e calculados para que você consiga ter uma boa noção do momento de compra e de venda para maximizar o lucro da operação.

3. Buy and Hold

Para muitos, uma estratégia menos agressiva e que requer mais paciência. Isto porque ela consiste em comprar um ativo e não vendê-lo mais, a menos que os fundamentos daquela empresa se deteriorem em algum momento.

Assim, você viveria do crescimento da posição naquele ativo e com os futuros proventos pagos por ele.

Ainda que seja mais lenta, em termos, essa estratégia sempre investe apenas no que são chamadas de boas empresas, que normalmente oferecem serviços que não podemos ficar sem, como água, luz ou produtos financeiros. Deste modo, para alguns, ela é também mais segura.

Agora, nós concluímos o conhecimento para você.

Invista correta e inteligentemente

Com o conhecimento que trouxemos, você precisa, primeiro, definir qual estratégia mais se adapta ao seu estilo. Depois, aprofundar-se nela e, claro, buscar ferramentas que o auxilie a ter mais informações para tomar melhores decisões.

Depois, é hora de colocar isso em prática.

Logo, estude as medidas extras, como mencionamos algumas no início do nosso artigo, para maximizar os seus ganhos. Com esse conjunto de informação, estudo e prática, que podem ser encontrados em muitos portais de qualidade sobre o tema, você estará no caminho certo para investir em ações.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como negociar ações, veja o vídeo do canal Me Poupe.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse