Melhores dicas de empreendedorismo feminino

Quando pensamos em abrir ou administrar o próprio negócio, ou comandar uma empresa, acabamos descobrindo que esta não é uma tarefa nada fácil, especialmente para as mulheres.

O machismo velado, o difícil acesso ao crédito, além da dupla jornada com os diversos afazeres da casa acabam tornando o empreendedorismo feminino ainda mais desafiador. 

No entanto, as mulheres têm obtido muito sucesso nessa jornada.

10 Dicas exclusivas de empreendedorismo feminino

Vamos então às dez dicas mais que especiais sobre o empreendedorismo feminino?

Fique atenta e entenda como dar andamento na concretização de seus sonhos, criando uma nova oportunidade de trabalho e garantindo renda extra para você e sua família.

Melhores dicas de empreendedorismo feminino

1. Escolha uma área para atuar que você goste

Ao empreender, é de particular importância que a área escolhida seja a que mais te atraia, a que você tenha afinidade, experiência e porque não até uma grande paixão. Dessa forma, se manter motivada será apenas uma consequência de suas boas escolhas. E pode ter certeza que isso te ajudará a persistir nos momentos de dificuldade.

Mais que buscar um modelo de empreendedorismo feminino ou por aquela oportunidade que a demanda do mercado está te mostrando, procure ser fiel à área na qual as suas experiências, seus interesses e sonhos, para que venham a contribuir para o seu sucesso do negócio. 

2. Busque ajuda, saiba administrar o tempo e se organize 

É fato que as mães empreendedoras necessitam conciliar seu negócio com outras tarefas, seja cuidar da casa, dos filhos e também de seus relacionamentos, como conjugais e familiares. 

Não podemos deixar de falar que empreender não é nada fácil para aquelas que são casadas, pois o tempo disponível para cultivar o relacionamento será menor.  

Se possível, busque a parceria do seu companheiro nesse empreendimento, de forma que o engajamento dos dois possa fortalecer o relacionamento, espantando qualquer fantasma do esfriamento conjugal, como a traição, que é uma consequência da ausência da empreendedora na vida do seu parceiro, fazendo ele buscar afeto e ter relações com outra mulher.

Tente equilibrar sua vida pessoal e profissional. Organize o seu dia e, principalmente, defina suas prioridades, evitando desperdícios de tempo, o que fatalmente a fará se sentir sobrecarregada ao final do dia. 

Não queira abraçar o mundo e dar conta de tudo sozinha. Pelo contrário, minha cara amiga, está na hora de dividir as atividades de sua casa. Chame as crianças e o maridão para lhe ajudar. E nos negócios, entenda desde o começo, que sim, é possível delegar tarefas a outros profissionais para que seu tempo seja investido em atividades estratégicas.

Compartilhar experiências, principalmente com mulheres que já estão trilhando o caminho do empreendedorismo feminino, é essencial. Aprenda com os seus erros e acertos. Com certeza isso vai te ajudar a encurtar o tempo de aprendizagem. 

3. Não tenha o medo de errar

Um belo dia você acorda e começa a refletir a respeito do quão difícil pode ser a trajetória de mulheres que buscam pelo empreendedorismo feminino e se pergunta “Mas e se falhar, e se eu errar?”

Bom, a ansiedade é aquele intervalo entre o agora e o depois, e quando antecipamos nossos planos e expectativas na nossa mente, acabamos por deixar de focar no que está acontecendo. 

O aqui e o agora não para de nos torturar com as hipóteses, que criamos na nossa própria cabeça. Ser humano algum faz sempre apenas as escolhas certas ou executa os trabalhos sem falhas ou erros, ou passa pela vida sem cometer um único erro sequer.

A cada erro, aprendemos, a cada erro nos tornamos melhores e mais fortes. Não foque no medo de errar, foque em aprender sempre, seja qual for a situação que esteja a sua frente.

E lembre-se do motivo pelo qual você começou essa jornada, ser uma empreendedora de sucesso.

4. Invista em sua capacitação

Procure por cursos que tratem do assunto de empreendedorismo feminino ou gestão de negócios e também cursos específicos para sua área de atuação. Quanto maior for sua qualificação, maiores as suas chances de que seu negócio dê certo.

Muitas empresas acabam fechando suas portas devido à falta de planejamento e também a ausência de uma boa gestão financeira, então aproveite essas sugestões e inicie ainda hoje os seus estudos.

5. Nunca abra mão de ter um bom planejamento estratégico

O planejamento estratégico é importantíssimo para qualquer modelo de negócio. Trata-se do processo de criação e execução de uma estratégia, para atingir os objetivos que você planejou para seu negócio. 

Definindo as metas, as tomadas de decisão e as reais ações que serão adotadas para o negócio, seja um sucesso a médio e longo prazo.

6. Busque pelos recursos necessários

Para começar a dar vida ao seu negócio, é claro que recursos financeiros serão necessários.

Uma injeção de capital inicial para dar os primeiros passos geralmente provém de recursos próprios, mas é importante ter em mente que instituições financeiras podem oferecer financiamentos.

Pesquise quais bancos oferecem as melhores condições e não se esqueça de trabalhar muito bem na apresentação do seu plano de negócios para eles.

Além dos bancos tradicionais que conhecemos, existem muitas fintechs, surgindo com o foco em soluções financeiras para os pequenos negócios, então não deixe de conhecê-las!

7. Network é fundamental para o crescimento do negócio

Relacionamento é tudo! 

Se o seu desejo é o de construir algo grande e bem-sucedido, saiba que você não poderá realizá-lo sozinha. 

Será preciso superar a timidez e o medo da rejeição nos relacionamentos interpessoais e não perder, de forma alguma, a oportunidade de criar e expandir sua rede de contatos, ou seja, seu network. 

É de inestimável valor as conexões, a colaboração e a cooperação que uma rede vasta e próxima vai promover tanto para você, quanto para o seu negócio.

8. Não espere obter todos os recursos para começar

Sabemos que o acesso ao crédito é uma das maiores dificuldades no empreendedorismo e que são situações que também serão enfrentadas por mulheres que desejam abrir a sua própria empresa. 

Portanto, não fique esperando obter todos os recursos desejados para dar início ao seu sonho. Comece com o que você já estiver disponível hoje em suas mãos. Começar pequeno não é errado.

9. Procure uma rede de apoio

A rede de apoio é formada por pessoas como você!  Pessoas com as quais você poderá contar nesta caminhada do empreendedorismo feminino.

Então, não deixe de formar sua rede de apoio, seja ela composta por sua família, amigos, mentores e também de outras mulheres empreendedoras como você, que também estão em busca da realização de um ideal. 

Movimente sua rede de apoio incentivando e sendo incentivada nessa tão linda caminhada do empreendedorismo feminino.

Aí estão as 09 dicas para você! 

O quê! Você quer mais uma dica? Ok, vamos lá então, a 10ª dica, especialmente para você.

10. Grupos de empreendedorismo feminino

Procure grupos! 

Isso mesmo, procure por grupos. Como a Rede Mulher Empreendedora ou o Grupo Mulheres do Brasil. Esses grupos mantêm uma agenda regular de mentorias, eventos e outras iniciativas que com certeza irão ajudar na construção e consolidação de seu negócio. 

Mas afinal de contas, o que é empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino compreende iniciativas de identificação de problemas e oportunidades que são realizadas e pensadas por mulheres, incluindo desde mulheres que atuam como autônomas até proprietárias de empresas de grande porte.  

Também pode ser entendido como empreendedorismo feminino a participação em qualquer empresa que tenha ao menos uma mulher como proprietária, sócia ou em qualquer cargo de liderança.

Conclusão

Não se prenda aos estereótipos de empresários que a sociedade que te rodeia ditou como sendo aqueles que “vão dar certo”, os de sucesso.

Empreender é, acima de tudo, acreditar em você! É batalhar pelo seu sonho e sorrir quando colocá-lo em prática. O desafio não é e nunca será fácil. 

Mas você é mulher e empreendedora então trate de colocar para fora esta força guardada aí dentro de você. 

É hora de arregaçar as mangas e olhar o futuro. Vá em frente com coragem, planejamento, fé e muito trabalho. Sucesso!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Como começar no empreendedorismo digital?

Como começar no empreendedorismo digital?

Mãe empreendedora: como conciliar maternidade e profissão

Mãe empreendedora: como conciliar maternidade e profissão

Aprenda como abrir seu próprio e-commerce

Aprenda como abrir seu próprio e-commerce

MEI tem vantagens que o próprio microempreendedor desconhece

MEI tem vantagens que o próprio microempreendedor desconhece

Como vender na internet para iniciantes? – Aprenda passo a passo!

Como vender na internet para iniciantes? – Aprenda passo a passo!