Abrir o próprio negócio e passar a empreender é a realidade de muitos brasileiros, principalmente após a pandemia de Coronavírus. Atualmente, o Brasil é o 7º país com o maior número de empreendedores, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) divulgada esse ano.
Para quem está pensando em empreender ou diversificar as fontes de renda para incluir formas de ganhar dinheiro na internet, é preciso conhecer algumas ideias de negócios online para iniciar a empreitada de forma segura.
Muitas oportunidades para empreender, em diversas áreas, surgiram com o avanço e a popularização da internet e do mercado digital. Assim, se torna atrativo começar um negócio ou empreendimento online.
Porém, mesmo sendo muito atrativo e prometendo grande sucesso, é preciso saber por onde começar, devido à complexidade do mercado digital. Pensando nesse cenário, nós do Ideias e Finanças preparamos 7 dicas e opções de como empreender online. Confira:
O que este artigo aborda:
- 1. Crie um blog
- 2. Dropshipping
- 3. Consultoria para marketing digital
- 4. A boa e velha loja virtual
- 5. Redação para marcas e empresas
- 6. Produção de infoprodutos
- 7. Vender alimentos sempre é uma opção
1. Crie um blog
Blogs são um meio lucrativo para começar a empreender online. Um blog é um site de artigos dos mais diversos assuntos – podem ser acadêmicos, impressões, viagens, dicas, gastronomia, etc.
Os blogs são utilizados largamente por grandes marcas para divulgar produtos e criar, para os consumidores, uma imagem positiva da marca. Além disso, é possível gerar renda de blogs vendendo espaço para publicidade dentro do site.
Todo blog logo no início tem uma demanda bem reduzida e, portanto, não requer muito tempo investido. Para ter um blog de sucesso, é necessário ter uma escrita cativante, que prende a atenção do leitor.
2. Dropshipping
A opção de dropshipping é outra forma lucrativa de empreender online com pouco investimento inicial. Para quem não conhece a modalidade, no dropshipping o empreendedor atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final.
A modalidade existe devido ao fato de muitos consumidores não terem contato ou acesso ao fornecedor, por se tratar de artigos e produtos que não são facilmente encontrados no mercado.
A função do dropship é fazer a encomenda dos itens e repassar ao consumidor, portanto não necessita de estoque nem grandes estruturas de investimento inicial, ao contrário de lojas online, o que torna o empreendimento rentável logo de início.
3. Consultoria para marketing digital
Outra área lucrativa para quem domina o marketing digital é investir na área de consultoria digital.
O consultor de marketing vai orientar marcas e empresas durante suas novas estratégias de marketing, além de apontar as oportunidades do mercado e dar suporte durante o planejamento das ações de marketing.
Essa alternativa mostra que não é preciso necessariamente vender um produto para ter um empreendimento online rentável, basta ter o conhecimento de como conseguir vender o produto ou serviço e ensinar as marcas a fazê-lo.
Muitas marcas buscam consultores de marketing para soluções rápidas, o que traz praticidade, velocidade e aumenta os resultados de vendas em pouco tempo.
4. A boa e velha loja virtual
Embora existam muitas lojas virtuais mundo afora, essa é uma modalidade extremamente rentável para empreender online de maneira rápida e fácil. Apenas no Brasil existem 930 mil lojas de e-commerce, que, em 2021, movimentaram mais de 161 bilhões de reais e mais de 353 milhões de entregas, segundo pesquisa promovida pela Istoé.
A concorrência é alta, mas é um mercado que envolve rotação rápida de dinheiro e que permanece em alta, sem expectativa de desacelerar em curto ou médio período. Principalmente após a alta demanda do mercado, devido à pandemia, que impulsionou as vendas online em território nacional.
A grande vantagem é a existência de diversos nichos específicos para empreender que possuem poucas ou nenhuma loja de e-commerce atuando na área, e cada vez mais o consumidor procura lojas especializadas para suas compras.
Para ter um investimento inicial reduzido ao abrir uma loja virtual, existe a opção dos marketplaces; assim, o empreendedor não precisa se preocupar de início com plataformas, site próprio ou sistemas de entregas, que já são fornecidos pelo próprio marketplace.
5. Redação para marcas e empresas
O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada por muitas marcas, e serve para construir uma imagem, aumentar a autoridade em determinados assuntos, divulgar o negócio e atrair mais consumidores.
Um bom redator tem a possibilidade de produzir artigos para blogs, escrever newsletters, e-books e matérias institucionais para as mais diversificadas empresas. Portanto, investir em uma boa escrita é fundamental para se tornar um redator.
A maior parte das empresas brasileiras, cerca de 64%, terceiriza a produção de conteúdo e aposta na produção personalizada desses mesmos conteúdos, segundo pesquisa feita pela DemandMetric.
Para quem quer empreender como redator, é possível começar redigindo textos através de um notebook Samsung, Dell, Lenovo ou até mesmo de um smartphone, sem sair de casa. Basta apenas ter acesso à internet e possuir um número de CNPJ para emissão de notas referentes aos serviços prestados.
6. Produção de infoprodutos
Uma grande saída para empreender online é abrir um negócio de infoprodutos. Isto é, ser um criador de produtos digitais como e-books, audiobooks, cursos online, vídeos, entre outras modalidades.
A vantagem da modalidade é que o produto é criado apenas uma única vez, como um e-book ou um curso, e seu potencial de venda é ilimitado, sem preocupação com estoque ou sistema de entregas, tornando assim o empreendimento muito rentável.
Vale lembrar que nessa modalidade é preciso ter profundo conhecimento sobre o material a ser divulgado para passar seriedade e valor agregado ao material a ser vendido.
Muitas empresas procuram terceiros para fazer a produção de determinados materiais, seja para divulgação interna ou para uso em campanhas de divulgação.
7. Vender alimentos sempre é uma opção
Assim como na venda de produtos, as opções de venda de alimentos online são vastas e garantem um bom retorno em pouco tempo e com baixo investimento inicial.
As possibilidades são infinitas: o negócio pode ser específico, como na venda de brigadeiros, doces de festa, produtos congelados, lanches e bolos de pote, ou mais abrangente e vender uma gama maior de produtos.
Outra vantagem é que essa modalidade não impede a venda presencial, uma vez que a venda online é apenas por encomenda, sem a necessidade de produção prévia e controle de estoque dos produtos.
Esse tipo de investimento pode ser voltado para grupos específicos em mercado nichado, como produtos para veganos e intolerantes à lactose.
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