Como funciona um consórcio?

Como funciona um consórcio?

Alguns sonhos parecem impossíveis de alcançar, principalmente quando exigem grandes quantias de dinheiro. É nessas situações que um consórcio pode ser a solução ideal para te ajudar a alcançar o seu sonho, mas como funciona um consórcio?

Neste artigo vamos entender melhor o que é um consórcio e como ele funciona. Além de entender quais são as vantagens deste tipo de investimento.

O que é um consórcio

Conforme destacado anteriormente, o consórcio é uma espécie de investimento regulamentado pelo Banco Central do Brasil, onde são organizados grupos para a aquisição de bens e serviços.

Ele tem como objetivo ajudar às pessoas a conquistarem alguns sonhos que dependem de investimentos altos, como:

  • Imóveis;
  • Serviços;
  • Eletrodomésticos;
  • Veículos.

Geralmente esse tipo de investimento é organizado por uma administradora licenciada, e conta com uma divisão precisa de grupos e cotas de forma pré-definida. 

Quando uma pessoa entra em um consórcio, ela começa a pagar as prestações para a aquisição do bem, e deve pagar essas prestações até o encerramento do grupo. 

O encerramento do grupo só ocorre com o término do prazo estabelecido, e depois que todos os participantes são contemplados e recebem a sua carta de crédito. É essa carta de crédito que dá condições ao contemplado de realizar o sonho tão aguardado.

Como funciona a contemplação de um consórcio?

A contemplação é o evento onde o consorciado recebe a carta de crédito para adquirir o bem ou serviço planejado.

Geralmente a contemplação ocorre por sorteio, ou seja, todos os participantes do grupo podem ser sorteados a qualquer momento durante o prazo de contribuição.

Algumas pessoas chegam a ser sorteadas nos primeiros meses de pagamento, enquanto outras acabam aguardando um bom tempo para receber o crédito. Independente de quanto tempo demore, é uma certeza de que todos vão receber o crédito do consórcio.

Geralmente este tipo de investimento é indicado para pessoas que pretendem comprar um patrimônio e possuem um planejamento financeiro a longo prazo.

Existem algumas formas de acelerar a contemplação, mas vamos entender melhor como fazer isso posteriormente. Antes, vamos analisar quais são as vantagens dele em relação ao financiamento.

Qual a vantagem de fazer um consórcio?

O consórcio é um investimento muito vantajoso. Geralmente as pessoas que optam por essa forma de investimento são pessoas que se preocupam com a vida financeira e com gastos desnecessários.

Algumas das principais vantagens, que fazem com que muitas pessoas busquem esse investimento são:

  • Ausência de juros;
  • Valores mais acessíveis;
  • Independência de crédito;
  • Economia de recursos;
  • Excelente retorno sobre o investimento.

Diferente do financiamento, você não é exposto às altas taxas de juros praticadas no mercado. Dessa forma o pagamento de bens através de consórcio apresenta valores muito mais justos e realistas.

Outra vantagem dos consórcios é que eles geralmente não dependem de análise de crédito, isso atrai muitas pessoas.

Quais os riscos?

Apesar de ser muito vantajoso, o consórcio não é um investimento isento de riscos. Qualquer investimento financeiro contém riscos, a diferença é que o consórcio oferece riscos bem menores que outras formas de investimento.

Uma das poucas preocupações que os consorciados precisam ter, é analisar de forma cuidadosa a empresa administradora do consórcio. Felizmente existem empresas conceituadas e sólidas dentro desse trabalho.

Se você está em busca de uma administradora de consórcio segura, basta acessar https://www.financer.com.br/. Você vai encontrar uma das maiores corretoras da atualidade e planos incríveis para conquistar o seu sonho.

Como ser contemplado de forma rápida

Para ser contemplado de forma rápida é possível utilizar uma estratégia bem eficiente. Algumas administradoras aceitam que os participantes do consórcio realizem lances para aumentar as chances de contemplação.

Os lances são pagamentos antecipados do crédito, geralmente eles são calculados com base no valor da carta de crédito.

Se você está participando de um consórcio e possui algumas economias guardadas, você pode usar suas economias para dar um lance. Em alguns casos, a administradora informa qual o valor do lance mínimo para a contemplação.

Assim fica mais fácil receber o crédito de forma rápida, sem mencionar que o valor pago através do lance também reduz o valor da dívida que deve ser paga.

Quantos anos um veículo tem que para o consórcio?

No financiamento de veículos, existem algumas regras relacionadas ao tempo de fabricação do veículo. É importante verificar quais são as regras do consórcio que você está avaliando antes de escolher o veículo.

Geralmente veículos muito antigos não são aceitos pelas administradoras de consórcio. Essa é uma forma de proteger o patrimônio dos consorciados, já que os veículos costumam desvalorizar com o passar do tempo.

Geralmente o tempo médio de fabricação de um veículo que pode ser adquirido através de consórcio é de 5 anos. Mas essa idade pode variar de acordo com a administradora do consórcio.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.