Ideias e Finanças

Com certeza, você já ouviu falar sobre PIX. Afinal, esse é um tipo de pagamento instantâneo que surgiu em novembro de 2020, bem como, que em menos de dois anos, já causou inúmeras mudanças na forma de transferência de dinheiro. 

Esse recurso ganhou destaque porque é rápido, fácil e pode ser feito em casa, sem a necessidade de usar o BDN ou de ir até uma agência, pegar fila e toda aquela burocracia. Além disso, pode ser usado para várias contas, seja corrente, poupança ou pré-pago. 

A modalidade não tem taxa e não conta com muitas regras, inclusive, para fazer a transferência é necessário usar a chave do PIX, que pode ser:

Com todos esses benefícios, é óbvio que a população iria usá-lo bastante. Só que iniciativas novas sempre precisam ter alterações e melhorias. Por isso, o Banco Central (BC) avisou que realizará algumas mudanças na operação.  

Além disso, é importante reforçar que essa mudança será tanto para uma pessoa normal quanto para uma empresa que faz aluguel de computadores SP ou que atenda qualquer outra demanda do mercado.

Pois bem, para facilitar o entendimento, siga a leitura e veja mais sobre as novidades que rondam o mercado do PIX e das transações financeiras.

O que este artigo aborda:

Pix: conheça as novas regras e como ficará o seu uso
Pix: conheça as novas regras e como ficará o seu uso
Pin It

Conheça as principais mudanças no PIX

A mais destacada é o limite de transferência, que será melhor explicado durante o conteúdo. Entretanto, das 20h às 6h só poderá ser transferido o máximo de mil reais por operação. Isso foi feito para evitar fraudes e transtornos. 

Ou seja, a alteração é porque até meses atrás poderia ser transferido qualquer tipo de valor, desde 0,01 centavo até grandes quantias, mas por segurança, o Banco Central optou por limitar os valores.

Porém, não é só isso, a ferramenta terá mudanças no PIX Saque e o PIX Troco, que serão finalizadas até o final de novembro. Ademais, outras novidades também estão por vir. Então, entenda quais serão as regras e como elas mudarão o seu jeito de usar o PIX.

Para facilitar o entendimento, separamos por tópicos o que são as mudanças, além de falarmos um pouco sobre cada detalhe dentro dessas regras. Continue a leitura e entenda todos esses detalhes.

Alterações nos limites permitidos

Como dito, já foi determinado que das 20h às 6h só poderá ser transferido no máximo 1 mil reais para operações entre pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI). Isso foi pensado para evitar fraudes e golpes, o que acabou por se tornar comum.

Ademais, é importante reforçar que o Banco Central já avisou que essa novidade também afetará a questão das transferências entre o mesmo banco e em outras movimentações bancárias.

Quem precisa pedir aumento do limite?

Caso seja necessário fazer uma  transferência com mais de  R$ 1 mil no horário estipulado, será preciso fazer um pedido via canal digital. Só que a instituição pode aprovar a solicitação em um período entre 24h e 48h.

Desse modo, um software para emissão de nota fiscal contribui para que haja uma maior tabulação de dados e que se saiba como estará a saúde financeira de seu empreendimento. Ou seja, se pode ter prejuízo ou lucro no mês.

Cadastro de contas 

Além dos pontos já citados, uma empresa que precisa receber mais de 1 mil reais por PIX precisará fazer um cadastro. O tempo mínimo para aprovação desse cadastro é de 24 horas. 

Isso porque se o cadastramento for feito em um prazo menor, poderá ter um maior risco de assalto ou sequestro. Ademais, é necessário que o cadastro seja feito com cuidado e atenção, principalmente para que todos os dados estejam corretos.

Caso seja necessário, o empreendedor pode contratar uma empresa voltada para isso, dessa forma, erros são evitados, assim como situações problemáticas. 

Pode haver bloqueios em caso de risco

Em caso específico, o usuário pode ter sua operação retida 30 minutos no dia ou uma hora à noite, isso pode ser feito para que seja realizada uma análise de risco. Inclusive, as instituições reguladas precisam ter condições de evitar fraudes.

Pix Saque e Pix Troco serão novidades

Outra novidade é que a partir de 29 de novembro passará a existir o Pix saque e o Pix troco. Neste novo modelo, haverá um limite de transferência. Serão permitidos 500 reais das 6h às 20, e 100 das 20h às 6h. Ou seja, será idêntico a um saque tradicional.

Ademais, quando o cliente pagar um valor superior ao da conta ou do pagamento de um produto, a loja ou a pessoa que receber poderá pagar o troco, isso se o valor for no limite do que é estabelecido.

Para evitar problemas e erros no troco, use a contabilidade para empresas, que é muito importante para sua empresa, principalmente porque aponta erros e onde você pode melhorar.

Podemos dizer que o PIX já é um grande sucesso, afinal, com três meses de implantação, já eram 200 milhões em transações mensais nesse tipo de transferência. Antes, o TED e o Doc eram as formas de transferências mais usadas, só que cobravam uma taxa.

Assim, o PIX foi criado pelo Banco Central e está disponível por 24 horas, sendo que qualquer valor pode ser transferido. Ademais, não é necessário download, basta obter uma chave, que deve ser cadastrada na instituição que a pessoa usa.

Ou seja, vamos supor que você fez a compra de uma bolsa termica personalizada, agora, é possível fazer o pagamento para a loja em apenas 10 segundos. Certamente, é muita facilidade – que ainda vai aumentar com o PIX saque e troco.

Veja como diminuir os riscos de cair em golpes

Apesar das inúmeras vantagens, há também várias formas de golpes e fraudes que podem ser feitas no PIX, por isso é necessário ter cuidado, afinal, aumentou o número de pessoas que foram vítimas. 

Com a pandemia e o isolamento social, o PIX ganhou fôlego, assim como as pessoas que se aproveitam disso para fazerem crimes. Inclusive, segundo pesquisas, os golpes digitais aumentaram em 70% durante a quarentena.

Ademais, de acordo com especialistas, as instituições financeiras só podem ter alguma responsabilidade se houver a divulgação dos seus dados do consumidor, pois isso seria responsabilidade do banco. Caso não seja uma fraude dessas, não há muito o que fazer.

Por isso, adote um software de logistica e segurança, facilite as operações financeiras e evite que você caia em golpes. Lembre-se, hoje em dia existem milhares de formas de melhorar o sistema de segurança de uma empresa.

Outra forma de evitar cair em golpes é não atender ligações suspeitas e nem clicar em links que sejam enviados por pessoas que não sejam de confiança. Ademais, em nenhum caso divulgue seus dados pessoais ou da conta bancária. 

Entretanto, se mesmo tomando cuidado, você cair em um golpe, procure a instituição financeira em que você fez a operação e fale sobre o que aconteceu. Depois, faça uma denúncia formal e completa. 

Lembre-se, mesmo que a situação já tenha acontecido, não desista e vá em busca de resolvê-la, afinal, existem diversas formas de fazer isso, sempre visando a segurança e o bem-estar do cliente.

Conclusão

O PIX também pode ser usado para o credito rural para iniciantes, que é um benefício para os ruralistas que querem começar a ter um empreendimento ou para criar seu gado. 

Pois bem, para saber mais informações sobre como obter e como você pode se beneficiar com esse crédito, é importante se informar no site do Banco Central e ou ir até uma agência mais próxima de sua residência. 

A informação é de muito valor, principalmente quando o assunto é dinheiro. Não deixe de se informar e saber inúmeras formas de conseguir fazer com que sua empresa tenha um melhor rendimento e possa crescer no mercado. 

Outro fator importante para a sua empresa evitar problemas e dissabores futuros é a inspeção de instrumentos, afinal, isso é importante para saber se está tudo ok com seus computadores e empreendimentos. Até porque isso evita problemas e prejuízos.

Por fim, depois de todos os pontos trazidos neste conteúdo, ficou claro como o PIX vem evoluindo cada vez mais e ganhando espaço. Além disso, a tendência é que cada vez mais empreendedores passem a usar a ferramenta.

Inclusive, ela poderá ser utilizada tanto para transações entre clientes e empresa, quanto entre empresa e fornecedor. Ou seja, tudo ficará ainda mais fácil, fazendo com que os resultados empresariais continuem crescendo cada vez mais.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse