Ideias e Finanças

Não é segredo para ninguém que a vinda da pandemia gerou uma série de impactos não só para as pessoas, mas como também para o mercado e vários setores. Aos poucos, a vida volta a acontecer, porém, muitos têm dúvidas sobre como será o mundo pós-pandemia.

Para entender melhor sobre como diversos setores do mercado estarão no pós-pandemia, de acordo com executivos da tecnologia, basta continuar lendo o conteúdo!

O que este artigo aborda:

Executivos da tecnologia analisam o pós-pandemia
Executivos da tecnologia analisam o pós-pandemia
Pin It

Como executivos da tecnologia analisam o pós-pandemia?
Executivos da tecnologia analisam o pós-pandemia

Quando surgiu a pandemia do novo coronavírus, muitos países do mundo decretaram medidas restritivas para conter a crise global. Com isso, vários locais tiveram que fechar suas portas, como escolas, comércios, locais de trabalho, etc.

As empresas se viram na obrigação de adequar os seus processos internos para continuar a funcionar. Ao passo que os funcionários tiveram que se adaptar à nova realidade do trabalho remoto.

Agora o cenário aos poucos volta ao habitual, com a vacinação e os lugares com suas portas abertas de novo. Mesmo assim, o cenário não será o mesmo e pode nem voltar a ser como era antes.

Mas isso não quer dizer que seja algo ruim, na verdade, os relatos são otimistas, de acordo com os analistas da tecnologia. Embora o mundo ainda enfrenta certas limitações no momento, eles apontam as inovações, mudanças e as novas relações entre a tecnologia e sociedade.

Para entender melhor, confira logo abaixo as projeções do mundo pós-pandemia.

Trabalho remoto

Segundo Matthew Prince, CEO da Cloudflare, a pandemia gerou a maior experiência de trabalho remoto já feita em toda a história. Para o diretor da empresa de segurança na web, cada vez mais as pessoas estão em busca de meios digitais para se manterem conectados com os colegas de trabalho.

Para ele, esse ponto irá ficar mesmo no pós-pandemia. E, além disso, as reuniões feitas por meio de videoconferência serão mais usadas por clientes internacionais, conforme Jeff Richards, sócio da financeira GGV Capital, acredita.

Afinal, reuniões por videoconferência tornam-se mais fáceis e práticas, ainda mais quanto a clientes em outros países. Por fim, também acredita-se que muitas empresas irão manter o regime de trabalho remoto, ao menos para uma parte dos membros.

Esse cenário pode ser bom para os funcionários conciliarem os limites de suas vidas sociais e do trabalho.

Transformação digital

Os especialistas acreditam que a chegada da pandemia forçou uma série de empresas a transferir os seus processos para o ambiente digital, de um jeito mais rápido.

O vírus acelerou em grandes níveis as mudanças digitais que ainda estavam para acontecer. Mesmo empresas que ainda eram resistentes a essas mudanças, mudaram de ideia muito rápido.

Aquilo que lutaram contra por anos, tornou-se um fator crucial para manter a sobrevivência no mercado. O vice-presidente do Messenger, do Facebook, Stan Chudnovsky, acredita que essa mudança fará parte também das relações de trabalho e relações pessoais.

Para ele, há uma maior aceitação da tecnologia como uma forma para conectar as pessoas. Já Will Cathcart, diretor do WhatsApp, acredita na possibilidade de que o maior uso de mídias sociais durante o isolamento aumentou o apreço das pessoas em relação à segurança digital.

Apesar do Zoom não ter sido mencionado de modo direto, vale lembrar que ganhou um destaque absurdo em meio à pandemia. Por outro lado, também foi alvo de preocupação do público, que recebeu denúncias de que o Zoom é frágil quanto à segurança de dados dos usuários.

Educação à distância

Como dito, a pandemia fez com que as escolas e universidades fechassem as portas, por essa razão muitos adotaram as aulas online, através do Zoom, por exemplo. Para Adam Enbar, CEO da FlatironSchool, esse recurso não substitui as aulas presenciais.

Porém, a tecnologia pode ter um papel vital para garantir novas experiências junto ao modo de ensino comum. Para o executivo, haverá uma grande explosão de tecnologias para o setor da educação.

Já Sal Khan, presidente da instituição educacional sem fins lucrativos, a Khan Academy, acredita que o aumento da demanda por aulas online devido à pandemia serviu para mostrar qual a importância da sociedade se mobilizar um pouco mais em relação ao acesso à Internet.

Isso porque, muitas crianças e adolescentes que não têm Internet em casa foram os maiores prejudicados quanto às aulas à distância.

Inovações na saúde

Executivos da tecnologia analisam o pós-pandemia

Durante o surto global que a pandemia causou, o setor de saúde se viu mais sobrecarregado do que nunca. Com isso, forçou que a área recorresse a inovações para facilitar o atendimento e ainda poder atender a grande demanda, como é o caso da telemedicina.

A partir disso, é possível atender pacientes à distância e ainda emitir um telelaudo para que outros profissionais da saúde de qualquer parte do mundo possam avaliar. A crença é de que ambos continuem mesmo no pós-pandemia.

Dessa forma, Patrick Combes, líder global de Tecnologia, Saúde e Ciências da Vida na Amazon Web Services, crê que a grande barreira que impede os profissionais de medicina de terem acesso a históricos completos a respeito de qualquer paciente é a ausência de uma inclusão entre os sistemas de saúde.

Para ele, é crucial estudar novas soluções para resolver esse problema. Ao passo que Para Katz, cofundadora da Seed Health, acredita que o surto serviu para ressaltar a importância da ciência e tecnologia no auxílio a decisões que possam salvar vidas.

Conclusão

Executivos da tecnologia analisam o pós-pandemia

Como você pôde ver nesse conteúdo, o cenário pós-pandemia será de grandes mudanças, principalmente com inovações digitais. Certos aspectos que foram adotados durante a pandemia ainda estão em uso.

Por fim, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Então não esqueça de passar esse conteúdo para os seus amigos!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse