Ideias e Finanças

Saiba como a energia solar pode ser benéfica para sua empresa, aqui neste artigo!

A popularidade dos painéis solares está aumentando à medida que mais e mais pessoas se conscientizam do impacto positivo que essa alternativa energética econômica tem sobre o meio ambiente. A energia solar permite que residências e empresas complementem suas necessidades de energia, de modo que usem menos combustível não renovável.

Como empresário, você pode se beneficiar da instalação de painéis solares. Um painel solar não apenas ajudará a reduzir seus custos, mas também há uma variedade de benefícios fiscais disponíveis, dependendo do estado e município em que você opera.

Está cansado de verificar altos valores na fatura ao retirar segunda via EDP, e deseja começar a economizar com energia elétrica em sua empresa? Confiram quais são os benefícios dos painéis solares para o seu negócio!

O que este artigo aborda:

Como a energia solar pode ser benéfica para sua empresa
Como a energia solar pode ser benéfica para sua empresa
Pin It

A ascensão das soluções solares para empresas

Algumas empresas acham que as soluções solares comerciais só podem ser obtidas por grandes empresas reconhecidas internacionalmente. No entanto, esse é um equívoco comum, já que pequenas e médias empresas também estão aproveitando os benefícios da energia solar.

A energia solar é uma decisão financeira sólida para a maioria dos proprietários de empresas. Você pode reduzir suas contas de energia significativamente – geralmente em mais de 50%. Além disso, o custo das soluções solares para empresas caiu consideravelmente nos últimos anos.

Como resultado, empresas de todos os tamanhos estão se beneficiando das soluções solares. As empresas estão descobrindo que podem tirar proveito de contas de energia mais baixas, incentivos fiscais significativos e se proteger da volatilidade dos preços da eletricidade, tudo com uma simples etapa.

Benefícios da energia solar

Que benefícios a energia solar pode trazer para a sua empresa? A verdade é que a maioria das empresas considera a energia solar um investimento financeiro muito sólido e ajuda a marca a mostrar que tem consciência ambiental.

Economia de custos de energia

Embora as empresas estejam felizes em ajudar o meio ambiente, a maioria se concentra principalmente no uso de soluções solares para reduzir suas contas de energia. A economia de energia com o uso de energia solar pode ser substancial, com algumas empresas observando uma queda de 75% nos custos de energia.

Além disso, uma empresa geralmente consegue pagar seu investimento em energia solar dentro de três a cinco anos, o que significa que a economia restante é puro lucro. Os sistemas solares duram em média 25 a 35 anos. Quando usado junto com outras ferramentas de economia de energia, como um sistema de controle de iluminação comercial, a economia pode ser substancial.

Proteção contra mudanças nas tarifas elétricas

Os preços da eletricidade podem ser muito voláteis, especialmente em áreas desregulamentadas. A demanda de energia está aumentando continuamente e as fontes não renováveis de energia estão diminuindo. Picos nos preços da energia podem afetar seus resultados financeiros e causar estresse em suas operações.

Em algumas áreas, o preço variável altera o custo da eletricidade ao longo do dia. Com soluções solares comerciais, você pode proteger sua empresa dessa volatilidade.

Capacidade de armazenar energia extra

A ascensão dos sistemas de energia solar também levou diretamente ao surgimento das baterias solares. 

Seus painéis solares podem gerar mais eletricidade do que você precisa durante um período específico. Baterias solares são usadas para armazenar esse excesso de energia e acessá-lo nos momentos em que você precisa de mais energia ou os painéis solares fornecem menos. 

Um sistema solar é geralmente conectado à rede elétrica. Se seus painéis solares produzem mais energia do que sua empresa precisa, a quantidade excedente de eletricidade é enviada de volta para a rede e você obtém descontos nas próximas faturas de energia.

Retorno sobre o investimento de 10 a 30%

A maioria das empresas considera a energia solar uma ótima decisão financeira com um ROI positivo. Em muitos aspectos, um painel solar gera retornos anuais. Com todos os incentivos e depreciação acelerada disponíveis, a energia solar é um investimento que pode ser pago rapidamente. 

Você pode ver um retorno sobre seu investimento de 10 a 30% ao ano, já que obtém toda ou parte de sua energia gratuitamente assim que o sistema solar for liquidado.

Existem vários fatores a serem considerados ao tentar calcular o ROI de adicionar um sistema solar ao seu negócio. Em primeiro lugar, os proprietários de empresas devem considerar as taxas de eletricidade das contas de eletricidade atuais. A quantidade de eletricidade que você usa afeta diretamente o quanto você economiza durante a vida útil do seu sistema solar. Quanto maior for a quantidade de energia usada, mais o proprietário poderá mantê-la a longo prazo.

Os incentivos financeiros nos níveis federal, estadual e local também serão um fator em seu ROI, já que muitos estados oferecem descontos para incentivar os proprietários de negócios a adotar a energia solar e outras fontes de energia renováveis.

 A capacidade de vender o excesso de eletricidade à concessionária local e os incentivos fiscais fornecem mais capital para compensar o custo do sistema.

Claro, você também deve fazer uma pesquisa cuidadosa e certificar-se de escolher painéis solares eficientes que atendam às suas necessidades e comparar orçamentos para obter o melhor negócio para sua empresa.

Torne-se um “Negócio Verde”

Mostrar o compromisso de sua empresa com fontes de energia renováveis usando soluções solares comerciais pode ajudar sua empresa a atrair clientes em um mundo onde os consumidores estão se tornando cada vez mais ambientalmente conscientes. 

Pessoas que reconhecem seu compromisso com a sustentabilidade terão mais probabilidade de promover e comprar de sua empresa, o que pode impulsionar ainda mais sua marca. Sua empresa obterá uma vantagem competitiva não apenas cortando custos, mas também criando boa vontade com os clientes em todo o país e até mesmo em todo o mundo.

A maior parte dos clientes considera o impacto de uma empresa no meio ambiente ao decidir onde comprar bens e serviços. Instalar um sistema de painel solar para o seu negócio ajudará você a reduzir o impacto e conquistar clientes adicionais.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse