Ideias e Finanças

O mês foi muito bom! Você curtiu, usou e abusou do seu plástico. Ou algum imprevisto obrigou você à utilizar essa linha de crédito para poder sair do sufoco. Agora que a bomba está armada não tem outra saída, você vai precisar olhar seu fluxo de caixa nos próximos meses e reestruturar seu planejamento financeiro para sair dessa enroscada.

A primeira coisa a se fazer é avaliar quanto da fatura você poderá pagar com seu próprio dinheiro. A diferença desse valor deverá vir de uma linha de crédito mais barata para não pesar tanto seu orçamento. Jamais considere a hipótese de pagar uma parte da fatura agora e outra depois, ou então parcelar a fatura do cartão. O juro cobrado neste caso é superior há 10% ao mês (dependendo do seu banco).

Segundo passo é observar o seu orçamento e cortar despesas por um período para não comprometer seu fluxo de caixa. Neste caso é necessário avaliar o que de fato você considera abrir mão: lazer, investimentos ou qualquer outra despesa que possa ser reduzida ou eliminada até acertar o seu cartão. Considere os investimentos que você faz neste caso, pois você dificilmente encontrará um investimento que renda mais que o juro do cartão.

Por fim, evite usar o cartão neste período para não gerar mais gastos para o próximo mês. Lembre-se que psicologicamente o cartão foi feito para fazer você gastar e, se não conseguir controlar os impulsos poderá criar uma bola de neve e morrer dentro dela. Sugiro neste caso deixar o cartão em casa, fora de vista, até as coisas se acertarem.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse