Ideias e Finanças

Quer aprender como fazer o desenvolvimento de app android de forma segura! Atualmente, o sistema operacional Android possui diversos recursos de segurança integrados.

Por exemplo, sandboxing de apps, proteção para ataques de buffer e também estouro de número inteiro, bem como áreas de memória segregada para instruções e dados desses programas. 

Dessa maneira, aplicativos Android simples, ou seja, que não executam nenhum sistema de arquivos ou operações de rede já são considerados seguros por padrão.

No entanto, caso você esteja desenvolvendo um app mais complexo, é sua responsabilidade fazer com que seja seguro e proteger a privacidade de todos os usuários.

Então, continue a leitura para aprender algumas das práticas recomendadas que você deve seguir para criar um aplicativo Android que seja seguro e que não vaze dados ou permissões e seja. Além disso, que seja menos vulnerável a apps maliciosos que conseguem ser instalados diretamente no dispositivo do usuário. Confira! 

O que este artigo aborda:

Desenvolvimento de app Android: Como deixar o app mais seguro?
Desenvolvimento de app Android: Como deixar o app mais seguro?
Pin It

Dicas para desenvolvimento de apps android

Em suma, todo desenvolvedor profissional que deseja desenvolver um trabalho de qualidade, precisa se atentar com a segurança do usuário. Sendo assim, as dicas a seguir podem ser bastante úteis se você possui esse objetivo:

Se atente para a segurança desde o começo

Antes de mais nada, compreenda que a segurança do app Android não é somente um sprint, mas sim uma verdadeira maratona. 

Nesse caso, é melhor você começar a pensar na segurança do aplicativo desde o momento dos primeiros planejamentos para desenvolvê-lo. Assim, a segurança precisa ser parte importante da sua estratégia para desenvolvimento do Android. Uma vez que a implementação da segurança do app desde o início irá garantir que todas as brechas estejam vedadas contra o acesso de quaisquer invasores. 

Portanto, a melhor prática é justamente manter a lista de verificação de segurança no seu site ao mesmo tempo que você desenvolve e também gerencia o novo aplicativo.

Utilize um certificado de assinatura de código

Além disso, a segurança do aplicativo Android é essencial hoje em dia. Para isso, o certificado de assinatura de código de certificado é uma das ferramentas essenciais que você deve ter para seu aplicativo.

Você nunca deve deixar de assinar este código e também criptografá-lo usando um Code Signing certificate. Depois que seu código é assinado, ele garante que o código não foi modificado desde que foi assinado.

Além disso, o certificado ainda ajuda a proteger seu aplicativo Android contra qualquer possível infiltração de malware.

Faça sempre testes de Penetração Frequente

Já o teste de segurança de app estático (SAST) precisa ser obrigatório para a sua organização. Uma vez que os testes SAST são essenciais já que penetram no código-fonte do seu aplicativo e observam todos os elementos do app quanto a brechas de segurança.

Ou seja, o teste de penetração ajuda a descobrir quais são os pontos vulneráveis ​​que poderiam ser aproveitados por invasores. Então, como prática recomendada, é ótimo selar quaisquer brechas assim que elas são descobertas

Contar com autenticação de alto nível

Por sua vez, a autenticação de aplicativos é um recurso essencial que auxilia a filtrar usuários de apps genuínos dos ataques cibernéticos. Sendo assim, como uma prática recomendada, o app Android precisa empregar abordagens para autenticação de alto nível. 

Por exemplo, o aplicativo necessita permitir somente que os usuários tenham senhas fortes e também exclusivas. Além disso, o aplicativo também precisa exigir atualizações frequentes nesse aplicativo. Mais um excelente recurso de autenticação que deve ser de muita importância para a segurança do seu app Android é a autenticação de múltiplos fatores. 

Então, os desenvolvedores precisam considerar a integração do recurso de autenticação sempre com dois fatores para proteger melhor o aplicativo das possíveis ameaças que acontecem com ataques de força bruta ou de dicionário.

Ocultar código

Por fim, o código-fonte precisa permanecer protegido e seguro durante o processo de desenvolvimento desse aplicativo. 

Nesse caso, a melhor forma de fazer isso é quando os desenvolvedores criam um código que não é fácil de ser compreendido por humanos ou máquinas.

Afinal, o principal objetivo da ofuscação de código é levar um código impenetrável capaz de garantir a privacidade de todas as propriedades intelectuais e com força suficiente para resistir também à engenharia reversa.

Conclusão

Em suma, essas são informações bastante úteis para deixar os aplicativos que você irá desenvolver muito melhor. 

Então, o que achou sobre como fazer o desenvolvimento de app Android? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse