Ideias e Finanças

Salvador é uma cidade que respira história em cada esquina, com uma atmosfera única que encanta visitantes de todo o mundo. E um dos principais símbolos desse passado é o Pelourinho. 

Localizado no centro histórico de Salvador, o Pelourinho é um bairro que guarda em suas ruas, casas coloridas e igrejas históricas um rico patrimônio cultural – é destino obrigatório para quem visita a cidade. Oferecendo uma mistura única de cultura, tradição e beleza arquitetônica.

Aqui vamos conhecer a história do Pelourinho e descobrir o que mais podemos fazer no município.

O que este artigo aborda:

Conheça a história do Pelourinho
Conheça a história do Pelourinho
Pin It

Conhecendo a história do Pelourinho

O Pelourinho é um bairro histórico localizado no coração de Salvador, na Bahia. Ele foi fundado no século XVI, quando a cidade era a capital da colônia portuguesa no Brasil.

Na época, o Pelourinho era o centro político, econômico e cultural da cidade, e abrigava as principais instituições governamentais e religiosas.

Mas, ao longo dos séculos, o bairro passou por muitas transformações, e chegou a ser considerado um dos lugares mais perigosos do Brasil, o nome “Pelourinho” vem da coluna de pedra que ficava no centro do bairro, onde eram punidos os escravos e criminosos.

O local simbolizava o poder colonial e foi um instrumento de opressão utilizado durante séculos.

Hoje, no entanto, o Pelourinho é um lugar totalmente diferente, pois passou por muitas transformações ao longo dos séculos. Após anos de abandono e degradação, ele foi revitalizado nos anos 1990 e hoje é um destino turístico de primeira linha. 

O bairro é renomado por suas casas coloridas, igrejas históricas, praças animadas e ruas de paralelepípedos.

Além disso, é um verdadeiro tesouro de patrimônio cultural, com museus, galerias de arte e lojas de artesanato que o transformaram em um vibrante centro de cultura e arte. Não é à toa que o bairro é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade, atraindo anualmente milhares de turistas.

Além de conhecer o bairro, há muitas outras coisas para fazer em Salvador. A cidade é um verdadeiro paraíso para os amantes da cultura, da história e da arte. Aqui estão algumas sugestões de o que fazer em Salvador:

  1. Visite o Mercado Modelo: um mercado de artesanato que é uma verdadeira viagem ao mundo das cores, texturas e sabores da Bahia.
  2. Conheça a Igreja de São Francisco: uma das igrejas mais impressionantes da cidade, com seus detalhes barrocos e seu interior ricamente decorado.
  3. Descubra a história da cidade no Museu Afro-Brasileiro: museu dedicado à cultura e à história dos afrodescendentes no Brasil.
  4. Passeie pela Orla de Salvador: uma avenida à beira-mar que oferece vistas deslumbrantes da cidade e do mar.

Aproveite a oportunidade única de conhecer essa cidade fascinante, repleta de história e riquezas culturais que são parte integrante do nosso país.

Além de ser uma chance incrível para conscientização, você também poderá desfrutar de inúmeras outras atrações que a cidade tem a oferecer, como o icônico Mercado Modelo, a majestosa Igreja de São Francisco, o enriquecedor Museu Afro-Brasileiro e a deslumbrante Orla de Salvador.

Por fim, se você quiser saber mais sobre a história do Pelourinho, veja o vídeo do canal Felps Viaja.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse