Profissional Digital: O Que É e Como Se Tornar Um?

Profissional Digital: O Que É e Como Se Tornar Um?

Segundo pesquisa realizada pela AcordoCerto, 77% das pessoas entrevistadas gostariam de ter rendimentos realizando atividades extras pela internet, mas não tinham ideia de como começar.

Até poucos meses atrás, mais especificamente antes do início da pandemia de COVID 19, eram pouquíssimas as pessoas que trabalham de casas através da internet.

Entretanto, com a implementação da quarentena como opção de controle ao vírus, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos e se viram perdidas, sem saber o que poderiam fazer para continuar trabalhando até a crise passar.

Foi aqui que a área do digital ganhou cada vez mais força, não só para as empresas como também para os profissionais autônomos.

Neste artigo, você vai conferir o que exatamente significa um profissional digital, quais serviços esse tipo de profissional pode prestar e como iniciar na área da forma correta.

O que é um profissional digital?

Um profissional digital nada mais é do que alguém que presta serviços pela internet, ou seja, em outras palavras, um profissional digital é um freelancer.

Vale ressaltar que esses profissionais podem ser pagos de diferentes formas.

Você pode encontrar jobs para atuar como um profissional digital e ser pago por hora, por contrato, por projeto ou por resultado.

Ou seja, no caso deste último, será estabelecido uma meta e caso você consiga alcançar, poderá receber mais por isso.

Se sairmos um pouco do ambiente digital e pensarmos no ambiente “físico”, o profissional digital nada mais é do que um pj. Logo, alguém que presta serviços para outras pessoas dos mais variados tipos.

Quais as vantagens de ser um profissional digital?

Existem diversos benefícios em ser um profissional que presta serviços online, mas separamos aqui uma lista dos principais benefícios para você.

Liberdade Geográfica

Já pensou ter a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, apenas com o seu laptop e uma conexão estável de internet? Pois essa é uma realidade para muitos profissionais digitais.

Essas pessoas que prestam serviços pela internet e viajam o mundo frequentemente recebem o nome de nômades digitais, profissão essa que vem ganhando bastante visibilidade nos últimos anos, segundo o especialista em Marketing Digital Isael Oliveira.

Possibilidade de Altos Ganhos

A partir do momento que você vai tendo um maior número de clientes, sua autoridade no mercado como um profissional digital também vai aumentando.

Como consequência, seus ganhos irão aumentar consideravelmente e você provavelmente passará a um outro patamar. 

Em outras palavras, caso seja do seu interesse, há grandes chances de você agora se tornar um empresário e ter sua própria agência.

E a partir do momento que você for empreendedor e seu próprio chefe, muito provavelmente terá um acréscimo considerável nos ganhos financeiros e também de liberdade. Afinal, terá mais tempo para curtir a vida.

Ter a chance de ser pago para aprender

Este é um benefício muito bom para quem está iniciando na área. Pois, muitas vezes algumas pessoas acabam desistindo de se tornarem um profissional digital apenas por acharem que precisam ter alguma habilidade técnica específica para pegar esses jobs.

O grande ponto é que, muitas vezes, a própria pessoa que está contratando para a vaga sabe que nem todo mundo está disposto a aprender sobre aquele determinado assunto.

Então, muitas vezes, apenas com vontade e dedicação, você já consegue começar como um freelancer.

Flexibilidade de horário

Ao atuar como um profissional digital, você será o seu próprio chefe. Afinal, nenhum dos seus clientes vai ser seu chefe, te cobrando um horário para trabalhar ou que você deve entrar às 9h e sair às 18h.

Como um profissional digital, é você que vai escolher a hora que quer trabalhar.

Isso inclusive é muito bom para pessoas que funcionam melhor à noite, mas que devido a uma rotina comum de emprego CLT, acabam tendo que trabalhar de manhã e de tarde.

Mas, é importante ressaltar que haja responsabilidade da sua parte, pois apesar do cliente não ficar cobrando horário, ele vai querer resultado. E, obviamente, o resultado só vai vir com muito esforço da sua parte.

Quais serviços posso prestar como profissional digital?

Há uma lista bem grande de serviços que você pode prestar pela internet. E não se engane, conforme já comentado neste artigo, muitos deles nem precisam de habilidades tão técnicas assim, o que é ótimo para quem está querendo iniciar na profissão.

Alguns dos serviços que você pode prestar sendo um profissional digital:

  1. Redator
  2. Revisor de Textos
  3. Edição de Vídeos
  4. Social Media
  5. Web Designer
  6. Assistente Virtual
  7. Gestor de Tráfego
  8. TI e Programação
  9. Tradução de conteúdos
  10. Recrutamento Online

Onde encontrar trabalhos para atuar na área?

Atualmente, há uma série de plataformas que facilitam a conexão de quem está procurando um job com quem está querendo contratar.

Essas plataformas existem tanto para quem busca por trabalhos em português como em outros idiomas.

Importante ressaltar que caso você possua um nível de inglês mais avançado, seus ganhos podem aumentar consideravelmente.

Pois, caso esteja morando no Brasil, há a possibilidade neste caso de prestar os serviços online para outras empresas e clientes do exterior. Em outras palavras, você terá a possibilidade de ganhar em dólar, euro ou libra.

Plataformas para quem busca inicialmente jobs em português:

  1. Freelancer.com
  2. 99Freelas
  3. Workana
  4. Vintepila
  5. Comunicageral
  6. Freelancer.com.br
  7. Trampos
  8. GetNinjas

Já para quem tem um nível de inglês mais avançado, pode ser interessante tentar conseguimos alguns trabalhos em plataformas internacionais, como:

  1. People Per Hour
  2. UpWork
  3. Fiverr
  4. JobRack
  5. 99Designs
  6. Simply Hired
  7. Design Hill
  8. Flex Jobs
  9. Toptal
  10. Craigslist

Quais outros passos seguir após ser um profissional digital?

À medida que você for crescendo, há uma série de projetos que podem ser criados para melhorar sua qualidade de vida.

Depois de um certo tempo atuando como um profissional digital, você terá uma enorme bagagem de como funciona a área do Marketing Digital, como um todo.

A partir daí, você poderá começar a pensar em formas de ter renda passiva.

Apenas para esclarecer, renda passiva é a forma de ganhar dinheiro sem, necessariamente, precisar trabalhar.

Se você for atuar como um profissional digital para sempre, seus ganhos só virão se você trabalhar. Ou seja, se parar de trabalhar, não vai receber.

É por isso que é importante entender formas de fazer o dinheiro trabalhar para você no longo prazo.

Existem diversas formas de ganhar renda passiva à medida que você for entendendo mais sobre como funciona o mercado. Um projeto bem comum de ser feito por quem já atuou muito tempo como esse tipo de profissional é o de afiliado digital.

Um afiliado digital é o tipo de profissional que cria toda uma estrutura de marketing e vendas, incluindo um website e, a partir dai, começa a montar estratégias para vender infoprodutos digitais de outras pessoas, para ganhar dinheiro à medida que for realizada as vendas.

Outro projeto bem comum de pessoas que já atuavam há muito tempo como profissionais digitais é o dropshipping. Usando os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, é uma outra forma de ganhar dinheiro através de renda passiva no curto e principalmente no longo prazo.

Agora que já sabe tudo o que precisa para iniciar como um profissional digital da maneira correta, que tal deixar um comentário aqui embaixo? 

Aproveite também para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.