Ideias e Finanças

O profissional autônomo é praticamente a origem do trabalho, pois é através dos autônomos que outros profissionais que trabalham por meio de vínculos empregatícios podem exercer sua profissão. Esta forma de trabalho oferece seus riscos, porém, também acompanha vantagens exclusivas.

Vale mencionar que no Brasil cerca de 30 milhões de pessoas são profissionais autônomos, isso significa quase 12% dos brasileiros. Este fato mostra o quão importante é o profissional autônomo para toda a economia e é importante conhecer mais sobre o seu método de trabalho e relevância no mercado nacional. Veja mais em nosso blog!

O que este artigo aborda:

Profissional autônomo: o que é, tipos de trabalhos e vantagens
Profissional autônomo: o que é, tipos de trabalhos e vantagens
Pin It

Entenda o que é ser um profissional autônomo

Ser um profissional autônomo é exercer seu trabalho por conta própria, não ter vínculo empregatício nenhum com uma empresa e assumir os riscos de sua atividade profissional. Por este método de trabalho as garantias da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) não podem ser aproveitadas.

Nenhum dos benefícios conquistados e garantidos pelas Leis Trabalhistas como férias remuneradas ou décimo terceiro estão disponíveis ao autônomo.

Porém, este tipo de profissional tem as suas próprias vantagens, como ter todo o lucro do seu trabalho para realizar sua atividade com mais liberdade e não depender do seu empregador. Entre suas principais características, estão:

  • Não trabalhar com carteira assinada;
  • Prestar serviços ou criar produtos;
  • Ter autonomia em seu trabalho – daí vem o nome da categoria.

Também não significa que esses profissionais devem trabalhar sem qualquer tipo de controle. Na verdade, há diversos meios de tornar o trabalho autônomo mais organizado e até mesmo com alguns benefícios análogos aos disponibilizados pela CLT, esse controle se dá pelas categorias de empresas como o MEI – Microempreendedor Individual.

Quais são os tipos de trabalho autônomo?

São vários os tipos de trabalhos que o profissional autônomo pode realizar, entre alguns exemplos estão: costureira, babá, caminhoneiro, confeiteiro, fotógrafo, entre outros. Mas a lista é bem grande, todo tipo de prestador de serviço pode ser considerado um autônomo se assim desejar.

Para se ter uma ideia de quantas profissões e tipos de trabalhos estão associados aos profissionais autônomos, a lista CNAE, que é o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas, utilizada por empresas e profissionais autônomos, somam mais de mil ocupações.

Dentro dessas mil, basicamente a maioria pode ser associada aos profissionais que decidiram atuar com autonomia no mercado.

Qual a diferença entre profissional autônomo, liberal ou MEI?

Enquanto o conceito de profissional autônomo absorve qualquer um que atua com autonomia, o de profissional liberal diz respeito àqueles com nível técnico ou superior, já MEI se refere a um porte de pessoas jurídicas. A rigor, um profissional autônomo pode se encaixar em qualquer uma dessas opções ou até todas ao mesmo tempo.

O conceito de profissional liberal é muito mais social, onde são levados em conta aqueles profissionais que exercem uma atividade profissional que requer um grau de aprendizado formal. Geralmente são profissionais que exercem profissões que necessitam de ensino técnico, superior ou qualquer curso formal, como médicos, dentistas, nutricionistas, etc.

Já o porte MEI é uma categoria chamada de Microempreendedor Individual que foi criado para tirar muitos profissionais autônomos da ilegalidade. Este porte para pessoas jurídicas oferece várias vantagens para estes profissionais, além de servir para simplificar processos essenciais para as empresas.

Vantagens e desvantagens de ser um profissional autônomo

Todo profissional autônomo deve encarar as vantagens e desvantagens de sua decisão profissional, como a autonomia e liberdade contra os riscos e falta de garantias. Além dessas vantagens e desvantagens associados à classe de maneira geral, também há aqueles específicos do mercado e da profissão.

É preciso entender quais são e criar meios de compensá-los, lidar com eles durante toda a sua vida profissional e caso achar que as desvantagens são realmente desfavoráveis, sempre há opção de abandonar o trabalho autônomo. Veja abaixo mais sobre quais são essas vantagens e desvantagens:

Vantagens

Sem qualquer dúvida, a liberdade e o lucro total das atividades são as principais vantagens associadas ao trabalho autônomo. São tão grandes e atrativas que para muitos é o principal fator para a busca deste tipo de serviço e já é o suficiente para convencê-los a abandonar o trabalho CLT. Entre outras vantagens, estão:

  • Flexibilidade;
  • Variedade de funções;
  • Controle criativo da profissão;
  • Escolha do mercado;
  • Trabalho totalmente personalizado para suas necessidades;
  • Potencial ganho.

Desvantagens

Mas claro que o trabalho autônomo também oferece desvantagens claras, onde as principais são a ausência de benefícios oferecidos pela CLT. As Leis Trabalhistas oferecem uma série de garantias para os colaboradores brasileiros e é preciso estar disposto a abandoná-las durante a atividade autônoma.

  • Férias;
  • Décimo terceiro;
  • PIS/PASEP;
  • Garantias;
  • Aposentadoria garantida;
  • Seguro Desemprego;
  • Salário fixo;
  • Benefícios empregatícios — como planos de saúde.

Um profissional que escolhe a atividade autônoma não tem absolutamente nenhum desses benefícios, então é preciso pensar muito bem antes de optar por este serviço.

É possível conseguir crédito sendo profissional autônomo?

Muitos não sabem, mas é possível obter crédito mesmo como profissional autônomo, pois há serviços de empréstimos focados em atender essa parcela do público. Neste caso, a análise de crédito empreendida pela maior parte dos bancos e financeiras que disponibilizam este serviço funciona diferente.

Elas apostam em outros meios para analisar crédito e não solicitam o holerite, por exemplo. As financeiras e empresas que oferecem crédito para autônomos focam em solicitar comprovantes de pagamento, solicitam extrato de sua conta e verificam suas movimentações financeiras.

Separamos para você a melhor opção de empréstimo para autônomo, que oferece prazos longos, juros baixos e opções de crédito que cabem no seu bolso. Confira e se surpreenda com a oportunidade!

Afinal, é um meio para investir na sua profissão, seja para a compra de matéria-prima e produtos, maquinários ou ferramentas, pagar dívidas, e muito mais.

Dicas para se tornar um trabalhador autônomo

Se tornar um profissional autônomo é muito complicado e muitas das vezes pode parecer uma tarefa difícil. No entanto, ter dicas de controle financeiro e de boas relações com seus clientes pode auxiliar bastante.

Quanto mais suporte para sua atividade autônoma o profissional tiver, melhor, e aos poucos é possível crescer e se tornar uma referência em suas atividades.

Também vale mencionar que a atividade autônoma não se trata de apenas um bloco que classifica todos os profissionais. Na verdade, existem diversas divisões e subdivisões dentro da área de trabalhadores autônomos e é interessante compreender melhor sua própria atividade antes de escolher este caminho.

Entre outras dicas podemos citar:

  • Separe uma quantia de capital como garantia antes de abandonar a CLT;
  • Estude o mercado de sua atividade profundamente;
  • Tenha uma rotina de trabalho;
  • Se aperfeiçoe no que faz;
  • Estude o básico de marketing;
  • Crie uma rede de contatos.

Com essas dicas você terá muito mais consciência para se tornar um trabalhador autônomo e poderá entender melhor o que considerar antes de tomar sua decisão. Use nossas dicas para garantir que sua atividade profissional traga vantagens com poucos riscos.

Embora todo trabalhador autônomo possa ter mais liberdade, é preciso considerar os riscos de empreender este caminho. Quanto mais estudo na área e conhecimento de mercado tiver para escolher sua atividade, melhor para sua caminhada profissional. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse