O que fazer quando você se encontra fora do mercado de trabalho

O que fazer quando você se encontra fora do mercado de trabalho

Estar fora do mercado de trabalho não significa se estagnar e não buscar novos conhecimentos e possibilidades.

Assim como as empresas trabalham suas marcas e seu employee value proposition, ou seja, seu valor para o colaborador, é importante que profissionais trabalhem em sua marca pessoal e seu desenvolvimento para buscarem por novos postos no mercado de trabalho.

O que você tem feito durante o período que está fora desse mercado e como tem sido seu desenvolvimento? Reunimos algumas dicas para esse momento, confira!

Reflita seus objetivos profissionais

Aproveite a fase que você não está dentro do mercado de trabalho para parar e pensar sobre sua carreira e objetivos profissionais. Faça um balanço de tudo que já viveu, olhe para suas experiências, pense sobre os pontos positivos e negativos de cada uma delas, liste seus casos de sucesso e entenda o seu perfil como trabalhador.

Mais do que isso, olhe para sua profissão, entenda como estão as oportunidades no mercado de trabalho para ela, conheça as tendências e perceba se é possível expandir para novas atuações para que seu leque se expanda ainda mais.

Quando as pessoas estão trabalhando e inseridas na rotina do mercado de trabalho essa tarefa fica em segundo plano, mas ter um tempo para olhar para sua vida profissional, estabelecer seus objetivos, metas e entender o que quer da carreira é muito importante antes de dar qualquer passo.

Revise seu currículo

Se sua meta é voltar ao mercado de trabalho, é hora de colocar a mão na massa e investir em novas posições. Depois de analisar suas qualidades, casos de sucesso e experiências, é hora de fazer com que isso seja visível para os recrutadores, por isso, é hora de revisitar seu currículo.

Repense a estrutura do seu documento, entenda como ele pode ser visual, atrativo e direto com as informações necessárias e faça com que ele seja sua porta de entrada para o mercado de trabalho.

Mais do que isso, revise suas redes sociais profissionais como o LinkedIn e atualize seu portfólio, caso isso faça parte de sua área de trabalho. Olhe também para sites de vagas, atualize ou faça seu cadastro para que as oportunidades que tenham a ver com seu perfil chegue até você.

Continue se capacitando

Para voltar ao mercado de trabalho é preciso se capacitar e mostrar vontade de aprender e de se desenvolver. Faça cursos, tire certificações importantes para sua área, esteja por dentro das tendências da profissão, frequente eventos online e se mantenha atualizado e se capacitando sobre o mercado.

Muitos são os conteúdos gratuitos e de muita qualidade existentes, portanto, não fique parado e não deixe de se capacitar.

Crie uma rotina e planejamento

Para voltar ao mercado de trabalho é preciso muito mais do que disparar currículos, por isso, é importante ter um planejamento para sua volta.

Separe tempos do seu dia para se dedicar à busca de vagas, para estudos e para preparações para as posições. Muitos processos seletivos exigem provas e etapas que precisam de tempo de atenção, preparação e dedicação, portanto, é importante se planejar para essas tarefas.

Mais do que enviar currículos, é importante acompanhar os processos, estabelecer posições e empresas que deseja e estar atento às suas tentativas.

Faça networking

O networking é uma das grandes formas de saber sobre novas posições, ser indicado e conquistar espaço no mercado de trabalho. Aproveite para cuidar da sua rede de relacionamentos, conecte-se com diversas pessoas e, quando tiver oportunidade, fale sobre seus interesses profissionais.

Lembre-se que isso não significa pedir emprego e indicações para todas as pessoas, mas sim sobre conquistar bons contatos e ter uma boa rede de pessoas para oportunidades futuras. O networking é crucial no mercado de trabalho e ele deve ser feito constantemente e não apenas quando se está sem emprego.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.