Ideias e Finanças

Quando se trata de marketing, saber qual é o seu público-alvo é de suma importância para o sucesso da sua marca. Se você ainda não tem certeza de como encontrar seu público-alvo, esse conhecimento é fundamental para o sucesso de suas campanhas de marketing.

Se você não sabe a quem está se dirigindo, inevitavelmente terá uma estratégia de marketing pouco clara. Você também terá dificuldades para refinar e manter uma voz e um tom de marca consistentes. Como resultado, você terá dificuldades para criar reconhecimento de marca e fazer com que seu conteúdo, produtos e serviços sejam vistos.

Então, o que é um público-alvo e como você o encontra? Veja essa resposta neste artigo do Ideias e Finanças.

O que este artigo aborda:

Como encontrar seu público-alvo?
Como encontrar seu público-alvo?
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O que é um Público Alvo?

As pessoas com quem você está falando quando faz marketing são conhecidas como seu público-alvo. Seu público-alvo é, essencialmente, a imagem do seu cliente ideal. Você cria um perfil de público-alvo determinando quais padrões de comportamento e dados demográficos compõem seu cliente ideal.

Se você já ouviu o termo persona do comprador, essa é uma representação do seu cliente ideal. As marcas criam suas personas de comprador com base em uma combinação de dados demográficos e comportamentos do usuário. Essa persona serve para definir o tipo de pessoa que uma empresa deseja alcançar por meio de mídias sociais ou canais de marketing tradicionais.

Os principais dados demográficos do seu cliente ideal podem incluir informações como:

  • Localização geográfica;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Comportamento passado;
  • Histórico de compras;
  • Interesses similares;
  • Renda;
  • Situação de emprego;
  • Fase de vida.

Por fim, encontrar seu público-alvo, não é a mesma coisa que saber o seu mercado-alvo. O mercado-alvo refere-se à categoria do setor em que você deseja que sua marca se enquadre. O público, por outro lado, são pessoas – não outras empresas.

Por que definir seu público-alvo é importante para sua marca

Por fim, seu público-alvo informa todos os elementos de sua estratégia de marketing em todas as plataformas. A voz, o tom, a aparência e os métodos de divulgação da sua marca dependem de um alvo claro. Saber a quem você está se dirigindo também é fundamental para engajar efetivamente seu público.

Ter um público claro em destaque ajuda você a criar consistentemente a mensagem certa em todas as plataformas. Como resultado, você fornecerá uma comunicação relevante para eles, seus interesses e suas necessidades. Quanto mais relevante for o seu conteúdo para o seu público-alvo, maior a probabilidade de você desfrutar de um ROI mais alto e melhores taxas de conversão ao redor.

Quando você não conhece seu público, é mais provável que tente alcançar o maior número possível de grupos arbitrários. Isso evita que você fale diretamente com clientes em potencial e o espalha. Embora seja possível vender para vários públicos diferentes fora do seu público-alvo, você venderá mais concentrando-se em seu cliente principal e ideal. Dessa forma, você também criará superfãs mais leais que divulgarão sua marca para outras pessoas com interesses semelhantes.

Principais maneiras de identificar seu público-alvo

Existem várias maneiras de identificar e aprimorar como encontrar seu público-alvo. Sendo assim, veja alguns a seguir:

Mergulhe em seus dados

Suas análises podem dizer muito sobre as pessoas que interagem com sua marca regularmente. Dê uma olhada nos principais dados demográficos de seus clientes atuais, sua lista de e-mail e seu público de mídia social. Em média, descubra detalhes como:

  • Quantos anos eles têm (estação relativa da vida);
  • Onde moram (fuso horário para agendamento de conteúdo);
  • Que língua eles falam;
  • No que eles estão interessados;
  • Se eles têm filhos.

Pesquise e monitore seus canais de mídia social para descobrir onde seu público-alvo passa mais tempo. Em seguida, amplie seus esforços de marketing nesses canais. Cada plataforma de mídia social tem suas próprias ferramentas de análise que você pode acessar para medir com o que seus seguidores estão se envolvendo. Ferramentas como plataformas de agendamento de mídia social de terceiros, Keyhole.co e Google Analytics podem ajudá-lo a obter uma compreensão mais ampla das atividades do seu público.

Crie uma Buyer Persona

Criar um cliente ideal para sua marca ajudará você a identificar seu público. Existem muitas maneiras de pousar em sua persona de comprador. Por exemplo, você pode querer trabalhar com um especialista em branding ou preencher um modelo você mesmo. Como alternativa, existem construtores de persona DIY disponíveis, como Make My Persona e Xtensio da Hubspot.

Aproveite sua análise de dados para adicionar dimensão à persona do comprador que você cria. As personas variam muito e determinam como você apresenta sua marca. Sua persona de comprador revelará se você precisa falar com mães de futebol na faixa dos 30 anos que amam produtos de origem sustentável ou com homens em idade de aposentadoria que se exercitam regularmente e interagem com perfis de fitness e cuidados pessoais por meio das mídias sociais. Se você está lutando para encontrar seu público-alvo, uma persona de comprador é o primeiro passo.

Estude sua concorrência

Dê uma olhada em seus concorrentes diretos que têm um público-alvo semelhante ao seu. Como eles estão se comunicando e engajando seus seguidores? Saber o que outras empresas estão fazendo pode ajudá-lo a determinar seus próximos passos para envolver seu próprio público.

Emular sua concorrência pode alavancar sua estratégia de marketing . Em contraste, observe o que eles não estão fazendo. Você pode descobrir que há buracos na estratégia deles que você pode preencher – e preencher melhor – na sua própria. Existem partes específicas de conteúdo ou marketing envolvente que você pode alavancar com seu público? Você pode se surpreender que estudar sua concorrência pode ajudar a encontrar seu público-alvo, mas é uma estratégia forte.

Pratique a escuta social

Como seu público está se comunicando sobre sua marca online? O que estão dizendo sobre você? Que tipo de impressão você deixa nas pessoas que se relacionam com você, ocasionalmente e regularmente?

A escuta social pode lhe dar um vislumbre de que tipo de impressão você está causando em seus seguidores e clientes. É uma ferramenta que você pode usar para melhorar seu marketing e atendimento ao cliente. Também pode ajudá-lo a determinar quais indivíduos ressoam mais com sua marca, para que você possa ajustar sua estratégia de marketing para eles. Ferramentas como Brandwatch,  Audiense , AgoraPulse e Awario podem ajudá-lo a rastrear conversas online sobre sua marca.

Conclusão

Seu público-alvo é um grupo específico e intencional de pessoas que você está direcionando para sua empresa ou produto. Uma definição clara desse público impulsionará suas estratégias de marketing em todas as plataformas. Ele também desempenhará um papel fundamental na forma como sua empresa anuncia e se envolve com os consumidores.

  • Estude sua análise de dados;
  • Crie uma persona de comprador;
  • Estude sua concorrência.

Fazer sua pesquisa, análise e ficar em sintonia com seus canais de marketing ajudará você não apenas a identificar seu público, mas a manter o dedo no pulso de sua atividade. Ao longo do caminho, você pode fazer ajustes em seu conteúdo e estratégia para melhorar a experiência do cliente.

Você já identificou como encontrar seu público-alvo? Como você fez isso? Como isso afetou sua estratégia de marketing? Deixe-nos saber para baixo nos comentários.

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