Ideias e Finanças

Quem ama cultura pop com certeza já se deparou com as action figures! Essas miniaturas articuladas são incríveis para quem é fã de super heróis, quadrinhos, animes e outras produções e deseja recriar cenas memoráveis com os bonecos dos personagens. 

O mais legal é que, além disso, você pode decorar ambientes inteiros com as action figures porque a variedade desses produtos é muito grande. Afinal, existem versões clássicas e também especiais e lendárias. 

Outra característica que torna as action figures especiais e objeto de desejo é o fato de que elas são extremamente detalhadas, então você pode curtir todos os pormenores dos personagens. 

Os fãs mais preciosistas podem optar, ainda, por manter a action figure na caixa para sua melhor preservação. Outros, podem montar cenários completos com os protagonistas e antagonistas. 

Quem já decidiu comprar uma figura de ação pode ter se deparado com os preços um tanto elevados desses produtos e se perguntado: “por que tão caros?”. 

Bom, existem algumas explicações que podem te ajudar a entender um pouco melhor o universo desses colecionáveis e o porquê dele ser tão fascinante! 

O que este artigo aborda:

Qual é a action figure mais cara do mundo?
Qual é a action figure mais cara do mundo?
Pin It

Qual a diferença entre um boneco e uma action figure?

Se você quer irritar um colecionador de action figures, as chame de bonecos ou hominhos. E, ousamos dizer, essa chateação tem fundamento.

Afinal, existem diferenças substanciais entre os dois produtos que vão muito além do valor gasto para adquiri-los. 

Embora as primeiras figuras de ação tenham surgido com foco em crianças – os primeiros registros são de 1964, com os bonecos G.I Joe, fabricados pela Hasbro – logo esse cenário se modificou, conquistando também os fãs de mais idade. 

Com isso, as peças passaram a ser cada vez mais elaboradas para terem detalhes perfeitos e com alto nível de realismo. 

Atualmente, é possível encontrar versões de action figures compostas por peças de roupa em tecido, texturas diferentes e até mesmo cabelo artificial. Desse modo, é claro que o preço da produção aumenta, o que eleva também o valor da venda.

Com toda essa riqueza de detalhes, não é nem mesmo recomendável entregar uma action figure desse porte na mão de uma criança. Além do risco de estrago, algumas figuras vêm com peças desmontáveis e minúsculas, que podem ser engolidas ou inaladas pelos pequenos. 

Vale o investimento?

Como dissemos, os preços das figuras de ação variam de acordo com sua riqueza de detalhes e materiais utilizados na fabricação. 

Outros fatores que podem influenciar são a raridade do produto, que muitas vezes é produzido em poucas unidades e também o local de fabricação. 

A maior parte desses produtos vem dos Estados Unidos ou do Japão e chegam às terras brasileiras por meio de importação. Como esse comércio é feito todo em dólar, a cotação dessa moeda também tem influência sobre o preço. 

Portanto, quanto mais perfeito e produzido por marcas especializadas, mais caro será o boneco. 

Mesmo assim, existem versões para todos os gostos e bolsos. Quem quer iniciar a coleção de action figures pode começar comprando aquelas mais simples, encontradas em shopping e lojas on-line, e depois passar a investir em peças exclusivas. 

Os mais experientes, no entanto, podem focar em adquirir itens mais elaborados e raros. 

E qual é a mais cara do mundo?

Quem tem condições e é fã pode até mesmo tentar obter a action figure mais cara do mundo: o Astro Boy!

A série, que iniciou em mangá, é uma das mais antigas, produzida entre 1952 e 1968. Apesar da idade, a história criada pelo  mangaká Osamu Tezuka tem fãs até hoje.

Em 1963, Astro Boy passou a ser exibida em redes de televisão japonesas, sendo assim a primeira série animada do país e ajudando a criar toda a indústria de animes que conhecemos atualmente. 

O enredo traz a história de Atom,  um menino robô criado pelo cientista Dr. Tenma para substituir seu filho que faleceu em um acidente de carro. 

Após enfrentar vários percalços, Atom começa a combater crimes em mundo futurístico onde humanos e robôs convivem cotidianamente. 

A action figure mais especial do personagem principal deste anime custa nada mais nada menos do que US$25 mil, o que equivale a cerca de R$117 mil!

Além da importância do personagem para a cultura pop, o preço exorbitante se dá pelo fato da figura ter o tamanho aproximado do menino robô do desenho e ser desmontável para que se possa enxergar suas partes robóticas dentro do corpo de criança. 

Outro fator é a raridade, já que é praticamente impossível encontrar um desses à venda. 

Conclusão

Impressionante, não é mesmo? Mas fique tranquilo! Existem muitas outras opções no mercado e você pode adquirir a que melhor couber no seu bolso. 

Para ter certeza da qualidade do produto, basta buscar lojas especializadas, que garantam a procedência e originalidade do produto. Em seguida, é só se divertir criando e recriando as cenas que sua imaginação permitir!

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre qual o action figure mais caro do mundo, veja o vídeo do Canal dos Rosmineiros.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse