Para construir uma startup não é necessário criar um plano de negócio bem detalhado como uma empresa já em funcionamento precisa, pois, irá consumir um alto tempo e que terá pouca evolução pela oscilação dos seus resultados.
Por tanto, é de suma importância que o empreendedor estude e crie um planejamento básico dos seguintes itens:
- 1. A oportunidade: saber qual é a necessidade ou problema do cliente que seu negócio irá atender e que atualmente não é bem solucionada pelos outros negócios.
- 2. A solução: criar um produto ou serviço que faça a diferença principalmente com inovação em comparação com os demais concorrentes.
- 3. O mercado: analisar o perfil dos seus clientes e o potencial em números da quantidade que irá chegar.
- 4. O recurso: identificar quais recursos financeiros e humanos que irá necessitar até que consiga atingir o ponto de equilíbrio.
- 5. Os concorrentes: analisar e testar os principais concorrentes indiretos e diretos mensurando suas fraquezas e forças.
- 6. O time: criar um breve histórico de cada membro societário, principais tarefas na empresa, analisando que possuem as competências essenciais para a sua empresa.
Os pontos bem analisados irão ajudar tanto para que o empreendedor tenha consciência do que necessita fazer, bem como para mostrar seu negócio para os membros do mesmo, fornecedores, clientes, investidores e parceiros de uma forma bem estruturada, gerando uma confiança na sua capacidade de transformar sua startup em um negócio de muito sucesso.
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