Ideias e Finanças

O Brasil tem um grande potencial para a geração de energia elétrica. Seja pela sua capacidade hídrica ou com seus outros recursos, renováveis ou não, o país é privilegiado quanto à capacidade de gerar energia por diversos meios.

Enquanto no mundo todo se buscam opções de energia produzida com fontes renováveis, o Brasil já começa a explorar e criar meios para que sua população consiga produzir sua própria energia e, com isso, acumular alguns benefícios.

Entre as formas mais econômicas, sustentáveis e fáceis de gerar energia, está o potencial solar. Com alta incidência de raios solares em toda a extensão brasileira, a produção de energia solar deve ser cada vez mais incentivada nos próximos anos, especialmente por representar um baixo impacto ambiental.

No país, é possível até mesmo encontrar financiamento de energia solar, para que as pessoas tenham acesso ao recurso, que exige um investimento inicial.

Sendo assim, se você não sabe o que é energia solar continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

O que este artigo aborda:

O que é energia solar?
O que é energia solar?
Pin It

Como funciona a energia solar?

O sistema residencial de energia solar costuma ser fácil de ser instalado e exige poucas adaptações na estrutura do imóvel. Normalmente, basta instalar os painéis solares, ou placas fotovoltaicas, no telhado do imóvel, garantindo a maior incidência da luz do sol nesses equipamentos.

Essas placas são responsáveis por transformar a luz solar em energia elétrica. Com essa energia gerada, um inversor solar alterna a corrente contínua para alternada, fazendo com que a frequência fique apropriada para a frequência da residência. 

Após passar pelo inversor, a energia é conectada à rede da casa, como ao quadro de luz. De lá, ela alimenta todas as luzes, eletrodomésticos e outros equipamentos que precisam ficar ligados na tomada.

No sistema de energia solar on grid, nos dias em que não houver luz solar suficiente, a residência poderá utilizar a energia elétrica da rede da distribuidora de energia da região.

Já nos casos do sistema de energia solar off grid, a energia solar dos dias com produção excedente é armazenada em baterias, que alimentam as tomadas durante a noite e os dias com baixa incidência de raios solares.

Portanto, agora que você já sabe o que é energia solar, veja como comprar e instalar.

O que precisa comprar para instalar energia solar?

Primeiramente, o sistema de energia solar precisa de um projeto apropriado às necessidades e particularidades do imóvel. Por isso, é necessário contar com um profissional qualificado que assine o projeto, garantindo mais segurança e eficiência para a instalação.

Além disso, apenas engenheiros e eletrotécnicos poderão assinar a solicitação de autorização à rede distribuidora de sua região.

Um sistema fotovoltaico padrão precisa de um kit de energia solar residencial, que é constituído por painéis fotovoltaicos, estrutura de fixação, inversor solar, conectores e cabos específicos, além de outros materiais elétricos. É muito importante que todos esses equipamentos sejam preparados para essa finalidade, pois eles ficam expostos ao sol e às intempéries.

Ao procurar um especialista nesse projeto, você saberá quais são os melhores equipamentos e o que sua casa precisará para ser adaptada a esse tipo de energia. Muitas vezes, o especialista poderá indicar onde comprar tudo o que você precisa, pensando em maior qualidade e economia.

Vantagens da energia solar

Cada vez mais popular entre as residências e outros tipos de imóveis brasileiros, a energia solar leva diversas vantagens aos usuários e ao meio ambiente.

A crise hídrica que atingiu o país nos últimos anos, elevando os preços das tarifas de energia elétrica, fez com que muitos brasileiros buscassem alternativas mais econômicas. A produção de energia solar pode representar uma redução de até 90% na conta mensal, algo muito importante principalmente em períodos de instabilidade nos preços.

Com a economia em sua conta de luz, o projeto se paga a partir de 4 ou 5 anos após a instalação.

Outro fator muito positivo é a valorização do imóvel. O investimento na estrutura e adaptação de sua residência para a produção de energia solar pode representar um aumento expressivo no valor do imóvel, fazendo com que você lucre mais caso pretenda vendê-lo.

Uma vez instalados, os painéis e demais componentes do sistema podem ter uma durabilidade superior a 25 anos. Com isso, há economia também com a manutenção, especialmente se você adquirir itens de qualidade.

Vale também pontuar a questão sustentável da energia solar. Ao optar por esse tipo de fonte de energia, você ajuda a produzir energia elétrica de uma maneira mais limpa, sem impactos ambientais. Afinal, não há descarte de substâncias ou dejetos nem a liberação de ruídos, que podem ser prejudiciais para os vizinhos e animais da região.

A instalação do sistema de energia solar também costuma ser muito rápida. Em poucos dias, já é possível começar a utilizar essa energia e economizar em casa.

Pontos a se considerar

No entanto, alguns pontos precisam ser analisados ao considerar a instalação da energia solar na residência, mesmo que sejam pequenos em comparação à quantidade de vantagens apresentadas.

É importante checar a viabilidade do projeto. No caso de prédios, por exemplo, é necessário ter uma autorização do condomínio, que nem sempre é algo garantido, apesar de todas as vantagens que isso pode representar para a construção.

Outro ponto que especialistas ressaltam é sobre o descarte dos painéis solares. Por ser uma tecnologia recente e de alta durabilidade, ainda há poucas alternativas para o reaproveitamento desses materiais e a indicação do descarte mais adequado ao meio ambiente.

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre o que é energia solar, veja o vídeo do canal eCycle.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse