Ideias e Finanças

Embarcar para o exterior é sempre desafiador, pois trata-se de um lugar inexplorado, com culturas diferentes e riscos desconhecidos.

No caso de acidentes, ficamos ainda mais preocupados em relação aos procedimentos a serem adotados para cuidar de nossa saúde e segurança.

É fundamental, portanto, conhecer algumas instruções básicas para lidar com algum tipo de emergência médica no exterior.

Confira abaixo algumas dicas de seguro de saúde para viagem internacional e viaje prevenido:

O que este artigo aborda:

Seguro de saúde para viagem internacional: 10 dicas
Seguro de saúde para viagem internacional: 10 dicas
Pin It

1. Conhecer como funciona o sistema de saúde local

Antes de embarcar para o exterior, é necessário saber qual é o plano de saúde local do país de destino. É importante saber quais instituições hospitalares aceitam o plano e se existem clínicas e especialistas locais que atendam às necessidades médicas. É recomendável levar consigo a cópia da apólice.

2. Tenha um seguro de viagem

O seguro de viagem é essencial para estadias no exterior. A apólice deve ser de um segurador confiável e incluir cobertura para desastres naturais, roubos, perda de documentos, acidentes e problemas de saúde.

3. Procure um hospital ou clínica médica

Deve-se registrar na instituição de saúde local as informações do seu plano de saúde, incluindo nome, endereço e número de telefone.

Normalmente, é necessário se apresentar com um cartão de autorização de tratamento médico emitido pelo provedor de saúde.

4. Tenha um suporte jurídico

Se você for acometido por algum problema de saúde durante uma viagem ao exterior, é importante ter um suporte jurídico. Para isso, você pode contar com o serviço da Advocacia Maria Pessoa, que é especializada em auxiliar pessoas com toda a documentação relacionada a uma viagem ao exterior. 

5. Contatar a seguradora

Ao abrir o processo de atendimento na instituição de saúde local, deve-se contatar o seu plano de saúde ou seguradora para obter autorização para tratamentos médicos no exterior. É importante fazer isso antes de iniciar qualquer tratamento médico.

6. Seguir as recomendações médicas

Uma vez autorizado pela seguradora, é importante seguir todas as recomendações médicas fornecidas pelo médico no exterior. Siga rigorosamente o tratamento e os procedimentos recomendados.

7. Envie todos os documentos

Os segurados devem enviar todas as informações do tratamento médico ao seu plano de saúde ou seguradora. Necessário incluir todos os documentos médicos, recibos, receitas e exames.

8. Acompanhamento médico

O paciente deve manter contato com a seguradora para acompanhar a evolução do tratamento médico e obter atualizações sobre as despesas médicas.

9. Reembolso

Após o envio de todos os documentos para a seguradora, é possível obter o reembolso das despesas médicas pagas.

10. Preencher o relatório

Ao receber o reembolso, os segurados devem preencher um relatório para notificar a seguradora sobre o tratamento médico, incluindo informações sobre o motivo do tratamento médico, as despesas, o tratamento, as datas de início e término e os dados do médico.

Conclusão

Acidentes acontecem e, portanto, é importante saber como proceder caso algo aconteça no exterior. O primeiro passo é conhecer o plano de saúde local e levar sempre seguro de viagem.

É necessário ter um cartão de autorização de tratamento médico, abrir um processo de tratamento médico local, contatar a seguradora, seguir todas as recomendações médicas, enviar todos os documentos e receber o reembolso.

E, por último, preencher o relatório para notificar a seguradora.

Então, leitor, é isso: é muito importante conhecer os procedimentos a serem seguidos em caso de acidente no exterior. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse