Ideias e Finanças

Apesar de toda crise econômica dos últimos anos, o mercado financeiro foi um dos que mais cresceu no país, e o número de pessoas físicas na bolsa é um bom reflexo dessa realidade que, acabou também gerando interesse em muitos profissionais que estão migrando para essa área.

Pois bem, antes de qualquer coisa, vale saber que um especialista em investimentos é um profissional que possui uma das mais altas qualificações do mercado financeiro, e se o seu objetivo é entrar para esse mercado, continue lendo esse artigo do Ideias e Finanças e saiba mais. 

O que este artigo aborda:

Como se tornar um especialista em investimentos?
Como se tornar um especialista em investimentos?
Pin It

O que é um especialista em investimentos?

Então, primeiramente, é preciso saber que especialista em investimentos, ou, como também é conhecido, profissional CEA, nada mais é que um profissional que possui o selo de qualificação ANBIMA de especialização em investimentos.

Para quem não sabe, a ANBIMA é o maior órgão de certificações da área, a qual é cada vez mais exigida pelos bancos, permitindo atuar com uma enorme abrangência dentro da instituição financeira.

Enfim, um especialista em investimentos pode prestar assessoria a gerentes de bancos, trabalhar com pessoas físicas que sejam investidores ou em indicações de produtos de investimentos.

Como se tornar um especialista em investimentos?

Então, como foi dito, para se tornar um especialista em investimentos, será preciso fazer curso para cea anbima para, então, possuir o selo de qualificação, isso quer dizer que precisará passar no exame realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Geralmente, no exame são abordados temas como: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado; Princípios Básicos de Economia e Finanças; Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos; Fundos de Investimento; Produtos de Previdência Complementar; Gestão de Carteiras e Riscos; Planejamento de Investimento; entre outros.

Mas, o que muita gente não sabe é que, apesar do  conteúdo do exame ser extremamente denso e complexo, ou seja, não ser nada fácil ser aprovado, essa certificação possui prazo de validade, ou seja, precisará realizar, de tempos em tempos, uma atualização, para que possa continuar atuando no mercado.

Certificação com prazo de validade

Então, é preciso saber que, após ser aprovado, a cada 5 anos, precisará atualizar sua certificação, se quiser continuar atuando no mercado financeiro.

Mas, no caso de ser aprovado mas não atuar numa instituição que siga o Código de Certificação ANBIMA, só precisará atualizar sua certificação depois de 3 anos da aprovação.

No mais, o curso de atualização é oferecido pela ANBIMA e precisa ter, pelo menos, 70% de aproveitamento.

Embora seja menor que a de certificação, a taxa de atualização também não é tão pequena atualmente, custando cerca de R$ 363,00 para profissionais de instituições associadas e R$ 436,00 para outros.

Conclusão

E é isso, agora já sabe o que precisa fazer para trabalhar como Especialista em Investimentos, em cargos de gerência e assessoria, juntamente aos clientes pessoas físicas, e indicando produtos de investimentos de alto nível.

Certamente, o caminho é árduo mas, sem dúvida, valerá a pena chegar a esse nível profissional em sua carreira.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse