Ideias e Finanças

Como se destacar no mercado, conseguir mais clientes e melhores negócios? Quem é empreendedor frequentemente se depara com essas questões que levam à busca por estratégias que resultem em bom posicionamento e mais reconhecimento.

Atualmente, muito se fala sobre a jornada do cliente e a necessidade de prender sua atenção para fidelizá-lo. Mas como fazer isso? Decididamente, não é uma tarefa fácil, mas alguns cases de sucesso podem ajudar!

Uma das principais e mais conhecidas estratégias é a desenvolvida por Walt Disney, criador da empresa de mesmo nome, que além de fazer negócios e alavancar vendas, visa encantar o cliente com experiências únicas e memoráveis. 

Essa linha de pensamento pode ser aplicada nos mais diversos negócios, independente do ramo de atuação, e traz excelentes resultados. Veja 5 dicas sobre ela e aprenda novas formas de alavancar seus negócios e se destacar no mercado!

O que este artigo aborda:

Miney e Mickey abraçados e felizes
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1. Busque inovação constante

Quem quer se destacar, precisa inovar! Tenha isso como o mantra da sua empresa ou organização. Invista em capacitação de funcionários, com treinamentos de vendas, cultura organizacional, e outros que façam sentido para o seu negócio.

Afinal, o mundo de hoje trabalha de forma muito rápida e quem quer fidelizar clientes precisa encontrar maneiras de oferecer o melhor serviço, sempre buscando melhorias.

Mesmo a Disney – um dos maiores grupos de mídia do mundo – se preocupa com isso. 

Embora seus personagens mais famosos sejam reconhecidos no mundo todo, a empresa não fica presa a eles e, a cada ano, lança novos longas, animações e outras produções que conquistam novos públicos e reconquistam os antigos.

Assim, quem volta ao mundo mágico dos parques temáticos, por exemplo, sempre encontra novas atrações, o que faz com que não caiam na mesmice e sempre tenham a capacidade de surpreender.

2. Reconheça o bom trabalho e tenha seus funcionários como parceiros

Quem não gosta de ser reconhecido e valorizado por suas qualidades? Seja na vida pessoal ou profissional, receber cumprimentos e elogios pelos pontos fortes faz com que nossa autoestima aumente e, consequentemente, nos sentimos mais motivados.

E é fato: funcionários motivados fazem um melhor trabalho! Por isso, sempre busque meios de reforçar boas práticas, seja com feedbacks periódicos, premiações, promoções, benefícios, entre outros. 

Assim, seus colaboradores se tornarão mais do que isso, atuando como parceiros de sua empresa e zelando por seu crescimento com trabalho entregue com paixão e qualidade.

Para ter certeza de que sua equipe esteja sempre alinhada e motivada, tenha cuidado também no momento do recrutamento. 

Prepare o departamento de recursos humanos de sua empresa para encontrar talentos que, além de qualidade técnica, tenham fit cultural com a marca, o que influencia diretamente no clima e nos resultados da organização.

3. Atenção aos detalhes para prestar um atendimento único

O que, para nós, pode parecer algo mínimo, para um cliente em potencial pode ser o motivo para fechar ou não um negócio. 

Por isso, mesmo que sua empresa já seja consolidada e reconhecida, não esqueça de cuidar de detalhes, que vão desde a qualidade dos produtos até o bom atendimento aos clientes e bom clima entre os funcionários. 

Ao cuidar de sua marca, você passa uma imagem também de cuidado e preocupação com seus consumidores, que se sentem mais confiantes, com mais identificação com a empresa e mais inclinados a consolidar os negócios.

4. Valorize e escute sua equipe 

Formar um bom time não é nada fácil. Além de encontrar as pessoas certas, que tenham boas entregas e também bom relacionamento interpessoal, é necessário ter condições de mantê-las, o que só é possível se soubermos do que precisam.

Esse tópico está intimamente ligado ao reconhecimento das pessoas, mas vai além disso. De nada adianta dar feedbacks positivos se o funcionário não estiver satisfeito com seu dia a dia na empresa.

Para quem é gestor, alguns pontos relativos às operações da marca podem passar batido, mas ainda assim têm grande impacto no rendimento e no bem-estar da equipe. 

Afinal, quem melhor do que seus colaboradores, que todo dia vivenciam a realidade da empresa para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria? 

Tenha humildade, os chame para uma conversa franca e escute o que eles têm a dizer. Você só tem a ganhar!

5. Tenha coragem 

Todo processo de inovação e melhorias exige sacrifícios e contato com terrenos desconhecidos. Por isso, é normal que haja um certo medo de arriscar, mas é preciso não deixar que esse medo seja paralizante. 

É impossível ter 100% de certeza de que uma ação dará certo e trará o resultado desejado, mas com um bom planejamento e conhecimento de seus pontos fortes e fracos, é possível reduzir possíveis danos e mapear o que pode acontecer. 

Conte com profissionais capacitados e de confiança para traçar esses planos com você e não tenha medo. 

Com criatividade, humildade, prática, treino e compromisso com o desenvolvimento constante, pode ter certeza que você terá excelentes resultados e garantirá a satisfação de seus clientes e ainda mais prestígio em seu mercado de atuação. 

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