Livros para investidores: conheça os melhores títulos sobre o assunto para ler em 2021

Os livros para investidores são um ótimo guia para quem está começando e quer traçar o perfil de investidor, ou quer se aperfeiçoar no mundo dos investimentos. Afinal, muitas estratégias para bons rendimentos são feitas à base de muito conhecimento. 

Livros para investidores: conheça os melhores títulos sobre o assunto para ler em 2021

O mercado financeiro está em constante evolução e por isso é importante sempre se manter atualizado. E buscar conteúdos específicos possibilitam que uma visão mais aprofundada seja feita, analisando que atitudes dão certo ou não. 

E os livros estão cada vez mais entre a preferência dos brasileiros. De acordo com o Sindicato Nacional dos Livros, o primeiro semestre de 2021 registrou a venda de 28 milhões de exemplares. Isso representa uma alta de 48,5% em relação aos 18,9 milhões vendidos no mesmo período de 2020.

Para completar, novos aprendizados nunca são demais, não é mesmo? Afinal, todo investidor precisa ler sobre o assunto, aprendendo a investir em sua própria inteligência e educação financeira. 

Que tal conhecer os melhores livros para investidores e começar as suas leituras ainda em 2021? Então, acompanhe o nosso post! 

Qual o melhor livro para os investidores?

Definir qual o melhor livro para investidores é uma situação complexa. Porque esta leitura depende de qual é o objetivo dele e em qual estágio ele está no mundo dos investimentos. 

Por isso, vamos separar nossa lista de melhores livros para investidores em três grupos diferentes: iniciantes, intermediários e avançados. Acompanhe abaixo.

Livros para investidores: iniciantes

Se você é investidor iniciante, deve buscar livros que ajudem a moldar a mente investidora e começar a pensar como grandes milionários. Um bom exemplo é o livro “Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker. 

Outro título considerado clássico e ideal para quem quer começar a investir é o “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. 

O livro ajuda a entender conceitos de empreendedorismo, finanças pessoais e construção da riqueza, fazendo a analogia do pai pobre que não tem controle financeiro e o pai rico que mostra o caminho do sucesso. 

E Kiyosaki também lançou o guia complementar “Independência Financeira – o Guia do Pai Rico”, que indica como pensar sobre dinheiro no dia a dia, e vencer os obstáculos que dificultam a pessoa a alcançar a riqueza. 

Livros para investidores: intermediários 

Se você é um investidor que tem uma certa experiência, mas busca novos conhecimentos para o mercado financeiro, os especialistas recomendam a leitura de “Os Axiomas de Zurique” de Max Gunther, que fala sobre banqueiros e homens ricos da Suíça que gerenciam os riscos em seus investimentos. 

Outra sugestão de leitura é “Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett”, de Mark Tier, que aborda hábitos em comum de ambos os investidores. 

Livros para investidores: avançados

Se o perfil do investidor é mais avançado, então uma das melhores sugestões de livros para investidores é “Os Ensaios de Warren Buffet” de autoria do próprio Buffett, que ensina a sua maneira de investir. 

Outro bom título sobre investimentos é o “The Outsiders”, de Willian Thorndike Jr, que realiza uma análise completa sobre o desempenho de grandes empresas. 

Como investir em livros de ações?

Os livros sobre ações são uma estratégia para quem quer investir nesses títulos. Por isso a busca desse conhecimento vale a pena. 

E esses livros são bons manuais para o investidor apostar nas ações e assim ter sucesso no mercado da B3

Os livros mais indicados são: 

  • Investindo em Ações no Longo Prazo — O Guia Indispensável do Investidor do Mercado Financeiro – Jeremy Siegel
  • O Investidor Inteligente – Benjamin Graham
  • Valuation: Como Precificar Ações – Alexandre Póvoa
  • Análise Fundamentalista de Empresas para Investimentos em Ações – Hélio Santiago
  • Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Arthur Fischer

Qual o melhor livro sobre mercado financeiro?

Os livros para investidores estudam diversas vertentes sobre os produtos do mercado financeiro. Mas o título “Secury Analysis”, de Benjamim Graham, é considerado uma das maiores obras sobre o mercado como um todo. 

Neste livro, o autor explica sobre técnicas e princípios do mercado, faz uma análise técnica, ensina sobre precificação de ações e diversificação de ativos. Todos temas fundamentais para os investidores. 

Quais os melhores livros de educação financeira?

Os melhores livros para investidores também incluem títulos sobre educação financeira. Porque para ter sucesso nos investimentos, é preciso uma boa base educacional de como administrar o seu dinheiro. 

Os livros têm o objetivo em comum de abrir a mente investidora da pessoa, incluindo conceitos além dos investimentos em si, como fazer escolhas inteligentes e  lidar com os riscos de cada decisão econômica.

Entre os melhores livros de educação financeira estão:

  • O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason
  • A cabeça do investidor – Vera Rita de Mello Ferreira 
  • Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill
  • Do mil ao milhão – Thiago Nigro
  • Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Qual o melhor livro do Gustavo Cerbasi?

Gustavo Cerbasi é professor de finanças formado pela USP  e uma das maiores referências quando o assunto é educação financeira do Brasil. E os seus títulos sempre figuram entre os melhores livros para investidores. 

Neles, ele fala sobre independência financeira, que pode ser alcançada mesmo por quem não tem grandes recursos financeiros. 

Os melhores livros para investidores de Gustavo Cerbasi são:

  • Como organizar sua vida financeira 
  • Casais inteligentes enriquecem juntos
  • A riqueza da vida simples
  • Dinheiro – os segredos de quem tem

Quais os melhores livros de planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é o primeiro passo de sucesso nos investimentos e por isso este assunto é um dos principais nos livros para investidores. 

Porque  grandes nomes do mundo dos negócios registraram nos livros as suas experiências, ensinamentos e dicas super valiosas, que valem a pena ser conferidas!

Portanto, entre os melhores livros de planejamento estratégico para você ler estão: 

  • A Arte da Guerra – Sun Tzu 
  • Práticas de Empreendedorismo, Casos e Planos de Negócio – Felipe Decourt
  • Rápido e Devagar – Daniel Kahneman
  • A Transição Para o Oceano Azul – Renée Mauborgne e W Chan Kim

Neste texto reunimos os melhores livros para investidores para auxiliar você a ter sucesso em seus investimentos, com conhecimento de diversos autores que se tornaram referência no assunto.  

Agora que você já conhece as melhores opções de livros para investidores, não deixe de nos acompanhar sempre, no nosso blog, para mais conteúdos e novidades sobre o mundo dos investimentos! 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Os benefícios do chatbot para facebook

Os benefícios do chatbot para facebook

O que é a Taxa Selic e o que ela tem a ver com o seu financiamento?

O que é a Taxa Selic e o que ela tem a ver com o seu financiamento?

Quais as principais skills da Alexa na área de Negócios e Finanças

Quais as principais skills da Alexa na área de Negócios e Finanças

Engenheiro: como conseguir um emprego

Engenheiro: como conseguir um emprego

O que realmente importa?

O que realmente importa?

Doar dinheiro: como isso é importante para o investidor?

Doar dinheiro: como isso é importante para o investidor?