Como uma corretora de criptomoedas funciona

Com o interesse em criptomoedas crescendo a cada dia, é normal que se queira saber onde são negociados esses ativos, que são as exchanges ou corretoras. E é sobre essas corretoras que vamos falar neste artigo do Ideias e Finanças, o que são, especificamente, e como funcionam. Confira!

O que é uma exchange?

Exchange é como é chamada uma corretora especializada na negociação de criptoativos, funcionam em uma plataforma digital, fazendo a intermediação da compra, venda e troca de criptomoedas e tokens.

Mas, mais do que simplesmente fazer a negociação, uma Exchange serve como um suporte, principalmente, para quem está começando a investir, oferecendo um ambiente seguro para que as transações de compra e venda aconteçam com a maior transparência. 

E o papel da Exchange é tão importante que é preciso, antes mesmo de pensar em comprar criptomoedas, pesquisar muito bem a empresa com a qual irá negociar, até porque as taxas podem variar muito entre elas e, o principal, nem todas oferecem a mesma segurança.

Por isso, nossa dica aqui é apostar em alguma corretora com muita experiência e renome, como a KuCoin, por exemplo.

Como uma corretora de criptomoedas funciona

A importância de uma corretora na negociação de criptomoedas

Embora seja até possível adquirir criptomoedas diretamente com outra pessoa que deseja vender, que é uma negociação chamada de peer to peer (P2P), isso não permite saber a origem dos recursos, sem falar nos riscos envolvidos, já que o depósito precisa ser feito antecipadamente.

Já, uma Exchange vai garantir uma estrutura similar à de uma corretora tradicional, ou seja, promover uma transição mais fácil e segura.

Como funciona uma corretora de criptomoedas?

Uma corretora de criptomoeda funciona da mesma forma que uma tradicional, ou seja, oferecendo seus serviços mediante o pagamento de taxas cobradas por cada tipo de serviço, e nem todas oferecem o mesmo suporte ou serviço, até mesmo as taxas podem ser bem diferentes, por isso, a necessidade de pesquisar muito antes de se decidir por alguma.

De uma forma generalizada, ela oferece:

  • Venda direta de criptomoedas: forma reservas de criptoativos (comprados a preços mais baixos), e os vendem pelo preço de mercado, acrescido das taxas de serviços.
  • Trade de criptomoedas: a corretora não faz a venda direta dos criptoativos, apenas atua intermediando a negociação entre o comprador e o vendedor, lucrando apenas  com a taxa cobrada em cada operação.
  • Armazenamento de criptomoedas: oferece aos usuários a possibilidade de criarem carteiras próprias para armazenarem seus criptoativos, o que é considerado de alto risco, já que se a corretora quebrar, não será possível recuperar o valor investido. 
  • Empréstimo de criptomoedas: embora seja um serviço relativamente novo, funciona praticamente da mesma forma que um empréstimo tradicional, no qual um banco cobra taxas pelo valor emprestado. Nesse caso, a Exchange lucra com a taxa cobrada pelo empréstimo.

Como escolher uma exchange?

Pronto, agora que você já sabe o que é e como uma Exchange é importante dentro de todo o processo de investir em criptomoedas, o próximo passo é escolher a exchange que você deseja operar. 

Por isso, antes de se cadastrar em qualquer plataforma e sair operando, procure checar o nível de suporte oferecido, se oferecem um gráfico em tempo real, já que o sucesso de seu investimento está ligado à análise que fará através desses gráficos, que permitem saber, por exemplo, o valor de cada moeda, ou ETH BRL, que é o valor do Ethereum em Real brasileiro, por exemplo, dentre outras possibilidades.Enfim, é preciso considerar que o sucesso de seu investimento depende muito da Exchange escolhida, por isso, pesquise bem, para só então começar a operar.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Tesouro Previdência: Entenda sobre o novo investimento do Tesouro Direto

Tesouro Previdência: Entenda sobre o novo investimento do Tesouro Direto

Invista com pouco: confira ações que cabem no seu bolso

Invista com pouco: confira ações que cabem no seu bolso

Quanto devo investir para montar uma assistência técnica de eletrodomésticos?

Quanto devo investir para montar uma assistência técnica de eletrodomésticos?

Vale a penas investir em uma Franquia de Sex Shop?

Vale a penas investir em uma Franquia de Sex Shop?

Usar criptomoedas para comprar imóveis com contrato inteligente

Usar criptomoedas para comprar imóveis com contrato inteligente

Tesouro Direto é o caminho para investidores cautelosos?

Tesouro Direto é o caminho para investidores cautelosos?