Como aprender mais através de cursos online?

Como aprender mais através de cursos online?

Atualmente, os cursos online são as novas formas de educação para conquistar conhecimento e aprender mais. A educação se modernizou, e por causa disso os cursos a distância vem numa crescente ascensão. Hoje muitos empreendedores e professores começaram a usar a internet com a finalidade de vender os seus cursos, ajudando assim cada vez mais pessoas.

Vivemos em uma realidade que as pessoas desejam que tudo seja mais prático, e hoje não existe nada mais prático do que estudar em casa ou em qualquer lugar usando um smartphone. Com a correria do mundo moderno, muitos alunos acabam deixando para o amanhã aquele curso que eles devem fazer para melhorar os seus currículos. Porém, com um curso livre, esse assunto não precisa ser mais adiado.

Neste artigo, abordaremos 7 passos com o objetivo de ter mais sucesso em cursos a distância, com o objetivo que você aprenda o máximo possível.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar

Vamos lá?

Primeiro passo: Escolha um assunto que você goste de estudar

Podemos definir que a auto-aprendizagem vai requerer muita disciplina do aluno e muita dedicação. E fazendo um curso online, você não terá um professor presencial para lhe auxiliar nas suas dúvidas. Tudo será por sua conta, então escolha um tema no qual você se interesse muito em aprender.

Tenha uma meta bem definida de onde você quer chegar com este curso, porque você está buscando um curso online, ter uma meta irá facilitar o processo de levar realmente a sério o fato de você ser o responsável pelo seu rendimento , nesta nova maneira de aprender.

Segundo passo: Faça o curso o seu compromisso

Uma forma de aprender muito mais em cursos EAD é garantir que o seu estudo realmente seja um compromisso da sua rotina diária. Pois, tudo que você tem que fazer dependerá somente de você.

Com isso, é muito comum que muitas pessoas deixem para depois as suas tarefas, sendo um grande erro. Então, para que isso não ocorra, você deverá definir horários específicos para estudar e assim garantir os melhores resultados.

Se você planejar estudar entre duas a três horas, você deverá planejar uma rotina para que isso ocorra.

Sempre organize os seus horários e tenha compromisso consigo mesmo. E durante essas horas, foque somente nos estudos. Deixe o celular desligado ou silencioso.

Terceiro passo: Elimine distrações

Sabemos que estudar por conta própria pode ser algo muito desafiador, principalmente quando se estuda em casa, pois há inúmeras distrações. Algo que pode prejudicar os estudos é que a soma dessas pequenas interrupções pode acabar resultando numa parcela de tempo perdido. Quando nós nos distraímos, o cérebro precisa de um determinado tempo para conseguir retomar o foco dos estudos.

Com a finalidade de minimizar essas distrações, sempre se certifique de estudar em um lugar onde você não tenha distrações. Se você estuda em casa, tente comunicar os seus horários de estudo aos seus familiares e peça que não lhe distraiam durante esse tempo. Sempre desligue o seu celular ou deixe-o silencioso, feche os programas e aplicativos que possam lhe tirar a atenção.

Quarto passo: Faça resumos e anotações para aprender mais

As anotações e resumos são muito importantes para a memorização dos conteúdos. Diversas pesquisas mostram que quando o estudante anotar aquilo que está lendo e estudando, vai auxiliar no processo de memorização. Então, sempre faça anotações do que você considera interessante. 

Use post-it e pequenas folhas e coloque na frente da sua mesa, e por meio dessas visualizações você memorizará assuntos importantes.

Quinto passo: Mantenha uma rotina

Todos os estudos precisam ter uma rotina com horários já pré-definidos. Porém, é preciso que o resto da sua rotina diária contribua para o cronograma de seus estudos.

Quando o aluno escolhe qual curso ele deverá fazer, é muito com analisar todas as dificuldades e barreiras que o ensino a distância proporciona.

Entretanto, sabemos que muitas pessoas vão demandar mais tempo do que horas, e isso é algo super natural. E por isso, é preciso definir uma rotina certa para você. Existem muitos sites que distribuem rotinas de estudos já prontas, porém, esses sites não conhecem você, e por isso, você mesmo deve criar a sua rotina de estudos.

Indicamos que você planeje a hora certa para dormir e a hora certa para acordar, o ideal é dormir em torno de sete horas de sono por dia. Tenha um horário certo para as suas refeições, além do seu lazer.

Com uma rotina pronta, você se organizará melhor durante o seu dia, evitará atrasos e conseguirá algumas horas de descanso. Sempre se lembre em descansar, pois é algo fundamental para que o seu corpo e mente se recomponham. Sem o descanso, seu corpo poderá sofrer de exaustão e você vai acabar se perdendo durante o seu dia.

Sexto passo: Faça exercícios para aprender mais

A prática tem o objetivo de melhorar a teoria. É através da prática que você obterá as novas teorias. Assistir às aulas teóricas é apenas uma parte do aprendizado.

É comum que muitos cursos online tenham no seu cronograma alguns exercícios para aprender os assuntos da melhor forma. É através dos exercícios que você testará o seu aprendizado.

Sétimo passo: Realize estudos em grupos 

Uma das melhores formas de se estudar em casa é a possibilidade de participar de grupos por vídeos chamadas.

Com os grupos, você poderá:

  • Tirar as suas dúvidas;
  • Descobrir novos assuntos;
  • Acompanhar as novidades, 
  • Achar conteúdos complementares.

Aconselhamos você a conhecer pessoas e grupos de estudos. Porém, busque por grupos que não tenham rivalidade, que tenham companheirismo de estudo.

Depois de ler sobre como aprender mais através de cursos online, você ficou com alguma dúvida?

Grande abraço e até o próximo post!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.