Ideias e Finanças

Construir carreira no setor financeiro exige qualificação técnica e um perfil profissional voltado para a facilidade em lidar com números, tabelas, juros compostos, bolsa de valores, relatórios e que compreenda, de fato, as tendências do mercado financeiro, sejam estas regionais, nacionais ou globais.

As formações mais comuns para os profissionais dessa área são: ciências contábeis, economia, administração, gestão financeira, comércio exterior e técnico em finanças. Atualmente, têm surgido novas formações mais voltadas para a segurança tecnológica e proteção de dados como blockchain, criptomoedas e bancos digitais. No Brasil, existem diversas oportunidades para pessoas que buscam se inserir neste mercado.

O que este artigo aborda:

10 carreiras para seguir na área de finanças
10 carreiras para seguir na área de finanças
Pin It

Contabilista

Contabilista, ou contador, é o profissional responsável pelas contas e pelas questões burocráticas da empresa, como impostos, taxas, balanços, demonstrativos de rendimentos, além de apresentar regularmente os relatórios de faturamento. É o especialista que cuida de todas as questões financeiras da empresa.

O contabilista é um profissional formado em Ciências Contábeis e deve ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Pode atuar tanto como CLT quanto como profissional liberal ou autônomo, prestando consultorias para novos empresários que buscam orientação sobre os impostos e o regime tributário do seu negócio.

Economista

Os economistas são profissionais que possuem conhecimento técnico sobre as tendências econômicas locais, regionais ou globais. São responsáveis por elaborar relatórios de estatísticas econômicas a partir de seus diagnósticos de projeções futuras sobre possíveis problemas nessa conjuntura e como solucioná-los.

Quando buscam capacitar-se especificamente em um setor da economia, como política ou relações internacionais, tornam-se altamente capacitados e suas projeções são muito requisitadas e respeitadas.

Analista de finanças

O analista de finanças é o profissional que estuda e analisa os relatórios de contabilidade da empresa, estudando e visualizando as viabilidades financeiras de projetos específicos. São responsáveis por pensar estrategicamente a economia da empresa, visando sempre a melhor lucratividade e a receita do seu local de trabalho.

Normalmente, exige-se curso superior em algum curso das Ciências Econômicas e especialização em Gestão Financeira para atuar nestes cargos, visto que este será o responsável pela estratégia financeira de toda a empresa e, se for o caso, de suas filiais.

Assistente financeiro

O assistente financeiro é o profissional técnico que trabalha diretamente com o analista de finanças. Ele é responsável por fazer o trabalho braçal do setor administrativo e financeiro da empresa, podendo atuar em qualquer setor de negócios.

Como é um trabalho que não envolve pensamento estratégico, este profissional atua no controle das contas e do fluxo de caixa, levantamento de impostos, pagamento e lançamento de notas fiscais, além de auxiliar na consulta e análise de créditos.

Já que o assistente financeiro é o responsável por cuidar de planilhas e relatórios mais técnicos, essa função pode ser realizada por estudantes e graduados em contabilidade ou administração.

Gestor financeiro

O profissional de gestão financeira atua no acompanhamento, gerenciamento e levantamento das operações financeiras da empresa. São responsáveis por gerenciar os resultados das operações financeiras, analisando os riscos econômicos e os principais resultados dos investimentos.

Cuida, ainda, de receita, lucro, contas, folhas de pagamento e outras atribuições do setor. Pode atuar como CLT ou profissional liberal, sendo exigida uma formação técnica ou especialização em Gestão de Finanças.

Consultor financeiro

O consultor financeiro é um profissional liberal que presta consultoria para micro e grandes empresas sobre as principais dúvidas do setor financeiro, bem como nas prospecções de investimento. É ele quem vai dizer, por meio de análises estratégicas específicas do cliente, qual a melhor estratégia de investimento e rentabilidade do negócio.

Realiza diagnósticos conscientes e especializados sobre o mercado financeiro e investimentos mais assertivos. Para alcançar mais clientes, é importante que o profissional esteja sempre atualizado com as tendências da economia nacional e internacional.

Analista de investimentos

O analista de investimentos é o profissional que aconselha e presta suporte aos clientes que desejam investir na bolsa de valores. A partir das análises e leituras do mercado financeiro e das tendências econômicas, internas e externas, ele aconselha às pessoas quais os melhores caminhos para aplicar o dinheiro delas.

Se o mercado imobiliário for o investimento mais vantajoso, por exemplo, é para lá que segue a orientação. Já se estiver em queda, sempre vai orientar para onde redirecionar o investimento.

Para atuar como analista de investimentos, não é necessário ter curso superior, mas é importante ter grande conhecimento em aplicações, bolsas de valores e tendências econômicas.

Trader

Enquanto o analista de investimentos apenas aconselha o cliente baseado nas informações econômicas, o trader é um investidor do mercado financeiro, ou seja, é o profissional que coloca a mão na massa.

É ele que se aproveita da volatilidade do mercado para lucrar e transformar os ativos em dinheiro, ajudando a manter a liquidez da bolsa de valores. Para se tornar um trader, é importante ter alta qualificação no setor econômico e ter boa percepção do mercado financeiro.

Desenvolvedor blockchain

Um dos profissionais mais buscados atualmente no setor de segurança tecnológica financeira é o desenvolvedor blockchain, que é o responsável por desenvolver um mecanismo de banco de dados avançado que permite o armazenamento e o compartilhamento transparente de informações de ativos na rede dos bancos digitais.

É uma espécie de bloco tecnológico que está ligado a arquitetura da informação, segurança tecnológica e distribuição de dados, geralmente imutável e confiável. O blockchain é usado principalmente para monitorar transações financeiras, como compra e venda de criptomoedas, por exemplo.

O profissional que atuar nessa área precisa ter conhecimento não somente de economia, mas de tecnologia e arquitetura da informação, como a linguagem computacional solidity, que está em crescimento nas aplicações de blockchain.

Bancário

Bancário é aquele que trabalha em bancos financeiros, sejam estes públicos ou privados. Além de atuar no atendimento ao público, também prestam aconselhamento financeiro sobre investimentos e vendem seguros e consórcios aos clientes.

São profissionais que prestam orientações na entrada do caixa, abrem contas, contam o dinheiro e são responsáveis por elaborar relatórios e planilhas. Geralmente, não se exige formação superior para o cargo de bancário, sendo uma excelente porta de entrada para profissionais que estão ingressando na carreira.

Os concursos públicos, como o concurso Banco do Brasil (BB), que está em andamento, e o do Banco Central (Bacen), que está previsto para 2023, são excelentes formas de ascender na carreira de bancário.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse