Ideias e Finanças

Comprar ou alugar um escritório é um tema que costuma gerar muitas dúvidas para o empreendedor iniciante ou alguém que precisa/quer aumentar o time.

Com o início da pandemia muitas coisas mudaram. Antes o escritório físico era visto como algo essencial, mas após o home office começar a ser adotado por muitas empresas, trabalhar em casa começou a ser visto com outros olhos. 

Pensando superficialmente seria muito mais vantajoso para o empreendedor deixar toda a equipe em casa, economizando no aluguel do escritório, entre outros custos, mas como tudo na vida, trabalhar na própria residência também tem seu lado negativo.  

Mas pensando apenas no trabalho presencial, qual o melhor caminho: comprar ou alugar o imóvel? Neste texto do Ideias e Finanças você verá as vantagens e desvantagens de cada um deles, além de compreender melhor sobre o trabalho remoto e o coworking. Confira!

O que este artigo aborda:

Alugar ou comprar o escritório? Conheça as alternativas 
Alugar ou comprar o escritório? Conheça as alternativas 
Pin It

Comprar ou alugar? 

Um dos fatores a ser considerado ao comprar ou alugar o imóvel é a localização. Se você comprar terá de insistir naquele ponto até saturar as alternativas, já o aluguel te permite trocar de endereço caso o negócio não funcione por algum motivo.

Abaixo separamos detalhadamente sobre cada uma das opções.

Aluguel 

O ponto alto de alugar o imóvel é ter flexibilidade, por diferentes motivos. Confira: 

Vantagens aluguel 

Como dito anteriormente, a localização é um dos pontos altos de alugar o escritório, assim você terá mais segurança para observar se o ambiente acomoda a todos e se é localizado como gostaria. 

Outra situação é quando ainda está começando o negócio, ou seja, você ainda não tem uma noção certeira sobre o bairro, os gostos e consumos dos moradores locais, entre outros. Sendo assim, poderá fazer um teste inicial e ver se aquele local corresponde ao que imaginava.

Desvantagens aluguel 

Com o aluguel você não terá liberdade para fazer grandes mudanças no ambiente, como ampliar cômodos, por exemplo. Outra desvantagem é o proprietário querer a sala de volta repentinamente, fazendo você ficar perdido à procura de um novo local que corresponda ao que já estava. Pode acontecer o oposto também, ou seja, você encontrou um local melhor, mas está amarrado a um longo contrato

Compra 

Outra possibilidade é a compra do imóvel. Abaixo trouxemos o lado positivo e negativo:

Vantagens Compras 

Se você já tem uma quantia considerável para comprar o imóvel sem impactar seu bolso, a aquisição é uma boa viável. Mas caso sonhe em comprar um negócio e não tenha o dinheiro de prontidão, o refinanciamento pode ser o melhor caminho.  

Outra vantagem é que poderá ir ajustando o imóvel às necessidades sem se preocupar com o fim do contrato de aluguel, por exemplo. Também terá a liberdade de reformar e decorar o local como bem entender. 

Além disso, o imóvel se tornará um ativo da empresa, tendo grande potencial de se valorizar com o tempo, ou seja, poderá te render uma boa grana futuramente. Mas claro, é preciso fazer uma avaliação precisa da localização e da infraestrutura do escritório.

Desvantagens Compra 

Uma das desvantagens é que o imóvel pode se desvalorizar por diferentes motivos, fazendo você perder dinheiro a longo prazo. Outra possibilidade é de o local do imóvel ser ruim para o seu negócio, deixando você preso para uma futura mudança. Por fim, há também mais burocracias envolvendo a imobiliária, então se você não entende sobre o assunto, contrate alguém para cuidar dessa parte para você. 

Quais as alternativas? 

Há algumas alternativas caso você não queira comprar nem alugar o espaço para trabalhar, como o coworking ou o famoso home office. Confira a seguir:

Coworking 

O coworking é, basicamente, um espaço pronto para ser dividido entre outras empresas. Confira os benefícios: 

  • Há menos coisas para se preocupar e administrar, como decoração, equipamentos, condomínio, internet, água, luz e telefone, por exemplo; 
  • Um possível networking também é bem vantajoso;
  • Terá a possibilidade de trocar experiências, gerando insights à equipe;
  • É pouca burocracia, sendo necessário apenas um contrato simples para pagar pelo espaço que deseja. 

Home office 

Trabalhar em casa virou uma opção viável por diversos motivos. Separamos alguns abaixo: 

  • Não precisa se deslocar até o local, economizando dinheiro – e paciência;
  • Terá mais flexibilidade, seja para dormir por mais tempo ou fazer outras atividades;
  • Terá menos distrações, como colegas de trabalho ou barulhos de escritório;
  • Seu dia provavelmente será menos estressante já que não precisará lidar pessoalmente com pessoas inconvenientes ou pegar trânsito;
  • Terá economia de tempo e dinheiro, seja na locomoção ou no preparo da comida em casa;
  • Seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional aumentará.

Mas também há os contras de trabalhar em casa: 

  • Precisa de disciplina, seja para acordar no horário certo, entregar os jobs ou trabalhar num local apropriado;
  • Pode ser solitário já que ficará sozinho. Há pessoas que amam esse estilo de vida, mas outros podem achar ruim;
  • É mais difícil se desligar considerando que vive e trabalha no mesmo ambiente; alguns chegam a trabalhar mais que no presencial;
  • Você perde um espaço da casa que poderia usar para outras coisas, mas que foi ocupado pelo próprio escritório; 
  • Relacionamentos são mais difíceis de formar, afinal, estará sozinho, tendo apenas os colegas virtuais;
  • Aprenderá menos já que não terá a companhia de outros colegas de trabalho que poderiam te ajudar com as atividades. 

O que levar em consideração? 

Alugar, comprar, optar pelo coworking ou home office… o que considerar? Confira a seguir.

Tamanho da empresa 

Essa é uma questão básica, mas crucial. Qual o tamanho da sua equipe? Isso fará toda a diferença no momento em que for procurar o local mais adequado. Você pode ter 5 funcionários ou 50, ou seja, o espaço que precisa poderá ser uma única sala de um prédio ou o andar todo!

Procure também pensar no fácil acesso do local aos colaboradores, assim terão mais conforto e qualidade de vida, proporcionando um trabalho mais ativo. 

Orçamento 

Após analisar o tamanho do time, chegou o momento de falar do orçamento. Quanto você poderá investir? Estipule uma quantia racional e que não vá impactar o capital de giro da empresa. Avalie se o local precisará de reformas, mudanças ou gastos com móveis e equipamentos para os funcionários.

Necessidade 

Qual a atividade que será feita no local? Aqui poderá pensar melhor na opção de home office ou mesmo o coworking, seja para a equipe toda ou parte dela. 

Caso trabalhe com uma equipe de marketing ou TI, poderá optar por uma das opções acima, mas se vai abrir uma loja ou um consultório, por exemplo, precisará do local físico. Será necessário estacionamento para os clientes? Avalie a localização, a facilidade para a circulação de pessoas, entre outros detalhes. 

Liste todas as necessidades e coloque na balança! 

Conclusão

Há muitas opções para você alocar seu time, todas tendo o lado bom e ruim, ou seja, é essencial você parar e estudar qual o melhor caminho para a sua empresa.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse