Ideias e Finanças

Que o nosso cotidiano está cada vez mais tecnológico e conectado é muito fácil de perceber. 

Atualmente, boa parte de nossas relações – sociais, trabalhistas, de estudo, consumo, etc –  são mediadas pela internet e, sem a rede mundial de computadores, boa parte dessas interações seria comprometida. 

Por essa razão, surgem novas tecnologias, que visam facilitar ainda mais o cotidiano, com o uso de ferramentas online para solucionar questões que, de outra forma, exigiriam um gasto muito maior de tempo e até mesmo de recursos financeiros. 

É o caso do certificado digital, documento que pode ser solicitado por pessoas físicas e jurídicas e que é utilizado para a devida autenticação da identidade do usuário no meio virtual. 

Por meio de um par de chaves que se conectam quando acionadas, o certificado digital permite que seu portador seja reconhecido e, desse modo, possa dar andamento a atividades de cunho jurídico, fiscal, bancário, trabalhistas, entre outros, de forma prática e segura. 

Além de ser pessoal e intransferível, o certificado digital funciona por criptografia, o que significa que todas as transações feitas utilizando o documento estão seguras e não podem ser interceptadas por terceiros. 

Assim, é possível acessar portais do governo com informações fiscais de uma empresa, assinar documentos e até mesmo realizar transações bancárias, com a certeza de que não ocorrerão fraudes e nem golpes no meio do caminho. 

Interessante, não é mesmo?

Mas essas são apenas algumas das vantagens que um certificado digital pode trazer para o seu dia a dia. 

A seguir, você confere mais sobre o assunto e descobre por que investir em um documento desse tipo é uma ótima ideia. 

Veja!

O que este artigo aborda:

O que é um certificado digital?
O que é um certificado digital?
Pin It

Quando e por que investir em um certificado digital?

Como dissemos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se beneficiar da obtenção de certificados digitais. As primeiras devem solicitar o e-CPF, enquanto as segundas são melhor contempladas pelo e-CNPJ.

Há, ainda, o certificado digital tipo NF-e, que permite a funcionários designados de uma empresa a emissão de notas fiscais eletrônicas, sem a necessidade de compartilhar o e-CNPJ, que deve ser mantido sempre em segurança. 

No caso do e-CPF, algumas das atividades facilitadas com o documento são o preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e a assinatura de documentos online com validade jurídica.

Quem tem o certificado digital para pessoa física também tem acesso à guia de recolhimento do FGTS, ao Detran e CNH Digital, além do envio de informações de previdência social (GFIP) e utilização de serviços eletrônicos de cartório.

Empresas que contam com o e-CNPJ – sejam elas de grande, pequeno, médio porte ou microempreendedores individuais (MEI) – podem facilitar seu dia a dia fiscal, acessando portais como o SPED, Siscomex, e-CAC, e-Social, entre outros.

Também é possível utilizar o documento digital de pessoa jurídica para emitir notas fiscais, acessar o Cadastro PIS de funcionários e assinar documentos – inclusive contratos – de forma digital e reconhecida juridicamente.

Além disso, profissionais como médicos, por exemplo, podem emitir e assinar prescrições, pedidos de exames, laudos, entre outros documentos, de forma 100% online, prática e segura. 

Em todos os casos, é notável que as facilidades oferecidas pelo certificado digital permitem economizar tempo, uma vez que eliminam a necessidade do comparecimento pessoal a repartições públicas, cartórios e outras instituições.

Além disso, um certificado digital ajuda a reduzir os gastos com cópias autenticadas, reconhecimento de firma e impressões de documentos, fora o fato de ser mais simples do que lidar com montes de papel. 

Qualquer pessoa pode fazer a solicitação de um certificado digital. Para isso, basta contatar uma autoridade certificadora e de registro e fornecer os documentos solicitados pela empresa. 

Vale lembrar que, no caso de pessoas jurídicas, é preciso estar com a situação do CNPJ da empresa regularizada, uma vez que registros cancelados, não autorizados e com pendências não podem seguir com a solicitação. 

Como escolher o melhor certificado digital?

Em linhas gerais, existem dois tipos de certificado digital disponíveis no mercado, classificados por níveis: A1 e A3.

Os certificados de nível A1 são instalados diretamente em um dispositivo – computadores, tablets ou celulares – no repositório de certificados digitais do sistema operacional e do navegador da máquina. 

Não há cópia física da chave e, para utilizá-la em mais de um dispositivo, é necessário criar cópias do certificado e fazer sua instalação, sempre prezando pela segurança para que o documento não seja violado ou acessado indevidamente. 

Nessa versão, o tempo de validade dos certificados digitais é de 12 meses e, após isso, basta fazer a renovação. 

No caso dos certificados digitais A3, a chave é disponibilizada fisicamente, no formato de cartão com chip ou token e, para utilizá-las, basta conectá-las a uma máquina que tenha o software de leitura instalado, o que garante uma boa mobilidade no uso.

Essa opção tem validade que varia entre 1 a 3 anos e também pode ser renovada após a expiração. 

Independentemente do modelo escolhido, os certificados digitais são sinônimo de praticidade e segurança e, com toda a certeza, valem o investimento. Contate uma autoridade certificadora de sua confiança e peça o seu!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse